Edição de fotos: 6 habilidades que você precisa dominar

A edição de fotos é uma forma de assinar as imagens que você produz. Não como uma marca d’água faria, mas pela plasticidade, padrão e estilo que conseguimos desenvolver na imagem final. De modo que as pessoas olhem as suas fotos e saibam que são suas. Ter estilo depende não só da técnica em campo, mas da mágica da edição.

Inclusive, os clientes também costumam notar essa diferença e até sugerir edições para melhorar algum detalhe indesejado. Já percebeu? Diante disso, desenvolver seus conhecimentos na edição de fotos torna o seu trabalho mais profissional e destacado no mercado.

Por essa razão, listamos 6 habilidades que você deve dominar nessa área. Acompanhe!

1. Faça uma boa imagem

Como visto, a edição de fotos atua em conjunto com os registros fotográficos. Logo, para que o seu trabalho de editor seja valorizado, faça uma boa imagem, para começar. Afinal, diferentemente do que muitos fotógrafos amadores ou clientes podem imaginar, nem sempre é possível ‘’fazer milagre’’ na edição quando a qualidade do registro for ruim.

Contudo, especialmente se o cliente não for do ramo, tende a ser difícil fazê-lo compreender isso. Como consequência, o seu trabalho pode perder a credibilidade. Então, não negligencie o cuidado com a captação da fotografia por achar que a edição resolve qualquer lacuna.

Por exemplo, se uma imagem foi registrada com muita luz, alguns elementos presentes podem estourar e sofrer perda de informação, por melhor que seja a edição. Por outro lado, se ocorreu o oposto e a fotografia teve pouca captação de luz, é possível melhorar a nitidez na edição e tornar os elementos visíveis. No entanto, a qualidade da imagem tende a ser comprometida de todo modo.

Aprenda a trabalhar a luz

Ao partir para os editores de foto, você percebe que muitos deles possibilitam o controle da luz, mudando o resultado de uma imagem. Isso inclui alterações de tons médios, realces e sombras. Ao entender mais sobre cada um desses aspectos, fica mais fácil controlar a intensidade de luz em partes específicas da foto.

No entanto, é válido reforçar que o toque especial na edição de foto ocorre quando a imagem foi bem captada. Assim, também aprenda a aproveitar a golden hour — hora de ouro, ocorrida no nascer e no por do sol — ou a blue hour, que vem logo depois.

Também é importante induzir recursos como a contraluz (objeto fotografado de costas para luz), e flares. Este último consiste no reflexo da luz na lente e geralmente ocorre quando a câmera está mais posicionada frontalmente em relação à fonte lumninosa. Como resultado, a fotografia fica com manchas de luz em formato hexagonal ou circular, que é a reprodução do formato do diafragma da própria câmera.

2. Escolha o programa ideal para você

A escolha do programa de edição de fotos também impacta muito os resultados. Isso, por algumas versões serem mais limitadas que outras, principalmente, quando não se é profissional. Assim, descubra quais são os programas mais conhecidos.

Photoshop

Um dos softwares de edição de fotos mais conhecidos é o Photoshop, muito usado em campanhas publicitárias e em capas de revista. Parte disso é explicado pela capacidade de embelezamento das imagens.

Por exemplo, se os clientes se incomodarem, é possível remover celulite, marcas de acne, roupas amassadas etc. Até um clareamento nos dentes pode ser efetuado com esse programa. Contudo, tenha cuidado e bom senso para não exagerar e tornar as imagens artificiais.

Outras funcionalidades do Photoshop envolvem a capacidade de manipular fotografias para que o fotógrafo tenha mais liberdade criativa. Isso inclui modificar perspectivas, ângulos e muito mais.

Tudo varia conforme as demandas do profissional e do nicho em que ele atua. Assim, o Photoshop é uma ferramenta completa, mas também exige muita técnica dos editores. Algumas funções do Photoshop muito usados por fotógrafos são:

  • Ferramenta de vinhetas;
  • Ajuste básico da imagem (corte, balanço de branco, brilho, contraste, perspectiva, saturação etc.);
  • Ferramentas de colagem;
  • Ferramentas de moldura;
  • Adição de vários formatos de texto com diferentes estilos de fontes;
  • Possibilidade de controlar a intensidade dos filtros;
  • Coleção de filtros para detalhes de todos os tipos.

Adobe Lightroom

Assim como o Photoshop, o Adobe Lightroom também é muito popular no mercado. Afinal, ele possibilita configurações completas e diversos recursos na criação. Entre eles:

  • Correção de imperfeição, como olhos vermelhos e manchas;
  • Aplicação de retoques;
  • Sobreposição de fotos;
  • Vinhetas;
  • Mudança de perspectiva;
  • Correção de cor;
  • Ajuste de imagem (balanço de branco, contraste, brilho, saturação, vibratilidade etc.);
  • Filtros pré-definidos;
  • Cópia de parâmetros etc.

Afterlight

Outra sugestão de software para edição de fotos é o Afterlight. A sua fama se deve, especialmente, pela praticidade e rapidez na edição. Então, esse pode ser o programa ideal, caso você ainda esteja no início de carreira e precise de edições rápidas, mas eficientes.

Inclusive, a interface do Afterlight é intuitiva, útil até para amadores em edição usarem. Os serviços disponibilizados são:

  • Coleção de efeitos visuais de fotografia;
  • Ajuste básico (corte, saturação, brilho, contraste, vibratilidade etc.);
  • Coleção de molduras;
  • Coleção com mais de 60 filtros ou presets;
  • Coleção com mais de 60 texturas para realçar o melhor das imagens etc.

3. Elabore um fluxo de trabalho

A edição de fotos pode ser um trabalho mais complexo do que muitos imaginam, principalmente, para quem é iniciante. Então, para otimizar essa etapa, economizando tempo e elevando a qualidade do resultado, elabore um workflow (fluxo de trabalho). Acompanhe os passos, a seguir, para facilitar esse processo!

Curadoria das fotos

O primeiro passo é selecionar as melhores imagens, que deverão partir para edição em softwares. Afinal, existem muitas fotografias que não podem ser aproveitadas. Muitas vezes, esse processo é auxiliado conforme as preferências do cliente. No entanto, em alguns casos, os profissionais de edição têm autonomia na curadoria.

Tratamento

Essa costuma ser a segunda etapa do workflow que envolve os ajustes para melhorar as imagens. Assim, a fotografia sai crua da câmera e passa por correções em contraste, cores, saturação e vários outros aspectos.

Inclusive, é na etapa de tratamento que deve ser definido o padrão ou a paleta de cores da fotografia. Isto é, ela pode ter muito ou pouco contraste, ter cores pastéis, preto mais fosco ou maior saturação.

Seja como for, é recomendado que a edição ocorra harmonicamente e com o mesmo estilo de tonalidade nas fotos. Isso é positivo para que o cliente se satisfaça com os resultados. Ainda, é uma maneira de você criar uma identidade para o seu trabalho e ter mais autenticidade.

Manipulação

A manipulação pode ser o último processo no fluxo de trabalho da edição de fotos, para quem quer dar um toque ainda mais especial. Ele envolve a aplicação de técnicas que podem alterar elementos como cenário, efeitos e luz da fotografia.

Tudo isso varia conforme os interesses do profissional, principalmente, que precisa ter conhecimento e habilidade para manipulação.

4. Escute o cliente com atenção

É possível que ao iniciar a edição de fotos, os profissionais se empolguem e queiram inovar, principalmente, no início da carreira. No entanto, é indispensável executar o trabalho de forma alinhada com as solicitações do cliente, por mais que elas sejam diferentes da sua visão.

Dessa maneira, você mostra profissionalismo e contribui para desenvolver relacionamentos saudáveis com o público. Inclusive, prestar atenção aos desejos e às necessidades do consumidor também é uma estratégia para otimizar o tempo na edição.

Isso porque tem prazos a cumprir, alinhados com a expectativa do público. Então, muito mais que exercer sua capacidade criativa, a edição de fotos deve ser finalizada no tempo solicitado. Essa também é uma forma de crescer no negócio e conquistar um mercado maior.

Encontre clientes alinhados com seus interesses

Os clientes adquiridos são muito desalinhados com as projeções para a sua carreira de editor? À medida que você se expande no mercado, é mais fácil selecionar o público a ser atendido e até dizer ‘’não’’, caso o desejo da pessoa esteja em descompasso com seus interesses.

Consequentemente, o trabalho de edição de fotos tende a ser mais prazeroso e possibilita a expansão de habilidades pretendidas. Contudo, tire da sua cabeça que existe o cliente ideal. Afinal, cada pessoa tem personalidade diferente. Logo, saiba lidar com ideias distantes e não deixe de ouvir os consumidores e atender a suas expectativas, na medida do possível.

5. Procure se aprimorar constantemente

Todo ofício exige atualizações frequentes para que os profissionais se alinhem com as demandas surgidas e o dinamismo do mundo. Afinal, os softwares de edição de foto ganham novas versões e funcionalidades constantemente.

Assim, para entregar sempre bons resultados aos clientes, é preciso dominar tais ferramentas. Não é à toa que existem cursos de edição de fotos voltados para essa finalidade. Além disso, investir nessa atualização também é útil para se alinhar às tendências surgidas no universo da fotografia.

Por exemplo, nos últimos anos, houve um maior interesse do público por fotos vintage. Isso fica nítido, também, com o retorno de roupas de décadas passadas, remakes de séries, novelas e filmes antigos etc. Então, é natural que os clientes procurem fotógrafos para reproduzir tendências como essas.

Para que você se mantenha relevante no mercado, é importante saber sobre o universo vintage. Assim, o profissional propõe a melhor luz, cenário, ângulo etc., e ainda, consegue reproduzir na edição de fotos esse ‘’retorno ao passado’’, como ao usar tons sépia, fornecer textura à foto, usar o estilo preto e branco etc.

Autoconfiança e disciplina

Outra razão para que você se aprimore constantemente é a autoconfiança proporcionada. Afinal, existe o reconhecimento de que suas habilidades estão atualizadas conforme as necessidades. Esse sentimento pode abrir portas ao sair da zona de conforto no trabalho e na busca por mais clientes, por exemplo.

Inclusive, ao se aprimorar na área, não foque desenvolver habilidades de edição. Aprender a ter mais disciplina também é útil para uma maior organização do tempo, descobrir como prospectar novos clientes, organizar processos na edição etc.

6. Busque inspiração para inovar

A autenticidade e a criatividade podem ser muito valorizadas pelos clientes na hora da edição de fotos. Para alcançar essas características no seu trabalho, é importante ter referências de edição de outros profissionais. Caso contrário, as chances de você se limitar a entregar ‘’mais do mesmo’’ são altas.

Naturalmente, também considere o que os clientes solicitam, que pode ser edições simples e tradicionais. Contudo, muitas vezes, a preferência deles por esse estilo também ocorre por falta de referência dentro desse universo. Essa é mais uma razão para buscar inspiração e inovar no trabalho.

Redes sociais

Um dos canais em que essas referências podem ser encontradas são as redes sociais. Assim, a sugestão é que você siga perfis alinhados com esse objetivo e, ao rolar o feed, mesmo que despretensiosamente, as postagens sejam acompanhadas.

Logo, os insights podem surgir com naturalidade. Uma sugestão de rede social é o Instagram do fotógrafo Rafael Cavalcante. Mas existem muitos outros que podem ser encontrados nessa plataforma e em outras como o Pinterest, por exemplo.

Produções audiovisuais

A edição de filmes, séries, propagandas, programas de TV etc. também serve de inspiração para você editar fotografias. Afinal, essa é uma maneira de acompanhar tendências, papel da câmera ao escolher luz, cenário, ângulo etc.

Desse modo, o seu ofício como editor fica mais enriquecido e é mais fácil sugerir ideias aos clientes citando essas referências para trazer mais propriedade ao assunto. Por exemplo, ‘’gostaria de editar a sua foto do jeito X? Os filmes do diretor Y usam muito isso’’.

E aí, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre edição de fotos? Como visto, existem muitas habilidades a serem desenvolvidas para melhorar na profissão. Entre elas, aprender a ouvir o cliente, buscar inspirações, aprimorar-se constantemente etc.

Quer aproveitar a visita e conferir mais dicas de edição e fotografia? Acompanhe nosso blog e descubra 7 dicas de profissionais para produtoras de vídeo iniciante!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

equipamentos para fotografia

Confira 11 equipamentos para fotografia que todo profissional deve ter

Seja você um fotógrafo profissional, iniciante ou experiente, contar com equipamentos para fotografia de qualidade…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
profundidade de campo fotografia

Profundidade de campo na fotografia: saiba como ampliar

A profundidade de campo na fotografia pode ser entendida como a quantidade de elementos que…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
distância focal

Distância focal: qual a importância e como escolher?

Um dos primeiros tópicos a ser estudado em um curso de fotografia é o ângulo….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
fotos de paisagem natural

4 lugares no Brasil para tirar fotos de paisagem natural

O ambiente desempenha um papel fundamental na construção de boas fotos de paisagem natural. Ele…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA