7 dicas de profissionais para produtores de vídeo iniciantes

Você já percebeu que o vídeo é uma das mídias mais promissoras na atualidade, não é? O mundo está cada vez mais audiovisual, basta olhar para a quantidade de material em vídeo que circula pelo YouTube, Instagram e TikTok diariamente, três das redes mais utilizadas pelas pessoas.

Nesse cenário, os produtores de vídeo iniciantes que sabem se diferenciar em suas produções têm um terreno muito fértil e podem fazer uma carreira de grande sucesso. Porém, é necessário ter estratégias e conhecimento para se destacar nesse meio.

Pensando nisso, preparamos este texto! Confira 7 dicas fundamentais para os produtores de vídeo iniciantes!

1. Comece com bons equipamentos

Em primeiro lugar, é preciso ter os equipamentos certos. Vale a pena investir em opções de qualidade, já que elas são mais duráveis e entregam melhores resultados. Anote aí o que não pode faltar no seu dia a dia de trabalho:

  • câmera;
  • tripé;
  • gravador de áudio ou microfone;
  • acessórios para iluminação;
  • fones de ouvido.

Agora, se você não sabe como escolher a câmera de vídeo ideal para o seu trabalho, não pense que basta tomar por base o que outras pessoas falam. Isso é muito particular: somente você poderá dizer qual é o equipamento que mais atende às suas necessidades de produção.

Essa escolha deve ser feita articulando as funcionalidades da câmera aos seus objetivos de trabalho. Então, pense primeiro no que você pretende fazer e pesquise bastante sobre as opções disponíveis no mercado.

2. Explore as funcionalidades

Depois de providenciar os equipamentos, é hora de explorar as suas funcionalidades. De pouco adianta comprar uma câmera de vídeo repleta de recursos se você não souber como utilizá-los estrategicamente.

Os modelos mais avançados são capazes de resultados impressionantes, porém, apenas se forem bem utilizados. Nenhum equipamento faz mágica sozinho. Então, não se restrinja ao básico e procure explorar toda a potencialidade da sua câmera.

3. Foque um nicho

É comum que produtores de vídeo iniciantes atendam a diversos segmentos. Afinal, é preciso pagar as contas, certo? Além disso, essa primeira experiência é muito valiosa para que você conheça diferentes mercados e entenda quais são aqueles que fazem seus olhos brilharem.

Com o passar do tempo, é importante focar o nicho que é a sua verdadeira paixão. Um profissional especialista entrega mais maestria naquele segmento do que os generalistas, já que o conhece muito bem. Portanto, pode ter um ticket mais alto.

No começo, você precisará ter de tudo um pouco no seu portfólio para atrair clientes. Ao longo dessa trajetória, porém, vá especializando seus materiais para se tornar uma referência no segmento.

4. Crie alguns processos-padrão

Outra dica importante para produtores de vídeo iniciantes é ter processos-padrão. Seguir um certo passo a passo nos seus projetos é sinônimo de maior produtividade, pois você já terá uma estrutura para trabalhar em cima.

Além disso, esses processos ajudam a ter uma noção melhor do tempo investido em cada etapa de trabalho e, consequentemente, proporcionam uma precificação mais justa e acertada.

Por isso, vale a pena dedicar um tempo para preparar esses procedimentos. Veja só algumas das etapas que fazem parte de uma produção de vídeo:

  • pré-produção — inclui o brainstorming (quando você testa os limites da sua criatividade e tem as ideias sobre projetos), a elaboração do briefing com tudo o que será necessário para aquele conteúdo, a seleção dos equipamentos e a escrita do roteiro;
  • produção — envolve a filmagem em si e a direção das cenas, incluindo as pessoas, os cenários e a movimentação de câmera;
  • pós-produção — é o momento de cuidar dos detalhes para que o vídeo fique como foi idealizado, incluindo a edição das cenas (cortes, trato do áudio, reorganização de cenas, adição de efeitos etc.) e a exportação do material.

5. Busque fontes de inspiração

Para seguir a carreira de produtor de vídeo, é preciso ter criatividade e competência técnica, não é? Agora, engana-se quem pensa que essas duas características surgem do nada. É claro que há pessoas com alguma inclinação artística que facilita o trabalho com vídeos, mas a maior parte da sua evolução no mercado virá de muito estudo.

As fontes de inspiração são protagonistas nesse sentido. Por isso, busque outros produtores de vídeo ou projetos para acompanhar e tenha como lema se tornar concorrência dessas referências!

Outra dica é ter fontes de inspiração em diversas áreas, mesmo aquelas que não se referem ao seu nicho. Um repertório variado ajudará a trazer outro olhar para o seu trabalho e estimulará a reivenção constante.

6. Aprenda com a experiência

Mesmo que você siga todas as dicas até aqui e comece muito bem no mercado de vídeo, saiba que bons profissionais nunca param de aprender, e isso se aplica também aos produtores de vídeo.

Aproveite cada trabalho para aprender com seus erros e testar novas técnicas, tentando trazer sempre alguma melhoria para seu mais novo projeto.

7. Estude sobre edição de conteúdo

A última dica é estudar sobre edição de conteúdo. É nessa etapa da pós-produção que o seu material ganhará os detalhes que ele precisa para ser realmente profissional. Por isso, é importante entender o que vai melhor em cada opção de veículo ou plataforma de vídeo e ter bastante conhecimento técnico.

Você pode procurar especializações em instituições de ensino superior, além de consumir tutoriais e cursos livres para o aperfeiçoamento em técnicas de edição.

Ainda, é fundamental ter conhecimento avançado em um ou mais softwares dos mais utilizados no mercado, como:

  • Adobe After Effects;
  • Adobe Premiere Pro CC;
  • Final Cut;
  • iMovie;
  • Lightroom.

Como as tendências no mercado da fotografia e do vídeo mudam constantemente, também é importante ter o hábito de se atualizar sobre seu segmento de atuação para estar sempre um passo à frente da sua concorrência.

Como você viu, o cenário do audiovisual é muito favorável para quem quer explorá-lo profissionalmente. Por outro lado, estamos falando de uma opção de carreira em que o desafio é se destacar em meio a tantas mídias.

Então, buscar o aprimoramento técnico, ter pleno domínio de seus equipamentos, saber utilizar suas inspirações para enriquecer seu trabalho e ter contato frequente com as novidades são práticas que fazem muita diferença para videomakers iniciantes.

As informações ajudaram? Então, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Instagram e no Facebook.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA