Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se tornem cada vez mais modernas e apresentem novas funções. Prova disso é que já há algum tempo os profissionais podem modificar o resultado do trabalho quando recorrem à manipulação de imagens. No entanto, para quem é do ramo, a premissa do “menos é mais” é levada em conta.

Isso porque, uma vez que se aprende a alterar as fotografias, é necessário ter atenção também ao objetivo do trabalho e à qualidade final, para que, com os efeitos utilizados, a imagem não perca a naturalidade e a originalidade.

Vamos entender melhor sobre o assunto? Leia os próximos tópicos!

O que é manipulação de imagem?

Para realmente compreender o que chamamos de manipulação de imagem, é preciso conceituar tratamento e edição. Afinal, mesmo que esses termos pareçam sinônimos, são apenas similares. Para um profissional, é importante saber em que cada um dos termos consiste a fim de segmentar seu trabalho e identificar quando cada um se faz necessário.

Comecemos pela edição. A edição de fotos, nada mais é que o processo de afunilamento, isto é, a fase de escolha. De maneira prática, ao realizar um ensaio fotográfico, o fotógrafo, com base no briefing do cliente, segue uma ideia. Na edição, ele vai selecionar as fotos que mais se aproximam desse combinado. Por isso, as referências são essenciais. Também é nelas que o cliente vai pensar quando receber o resultado.

O fotógrafo sempre deve explicar sobre essa parte, destacando que a quantidade de fotos nem sempre é o mais relevante, e sim a qualidade das imagens que serão entregues. E aqui já estamos falando sobre o tratamento, que tem mais a ver com o ajuste das cores. Hoje, a maioria dos smartphones conta com editores de fotos gratuitos, que permitem esse tratamento: corte, saturação, brilho, nivelamento etc.

Por fim, a manipulação está presente quando são feitas alterações mais específicas e “agressivas”, modificando radicalmente uma fotografia. Manipulações de imagem são vistas com facilidade em anúncios, outdoors, propagandas e também em fotos pessoais, com retoques no corpo (para emagrecer, por exemplo).

Se antes os fotógrafos investiam caro em softwares avançados para poder fazer esse trabalho, hoje, é possível conseguir um bom resultado por meio de aplicativos acessíveis até mesmo a quem não trabalha na área. Entretanto, essa “facilidade” tem provocado um debate sobre distorção de imagem e os efeitos disso sobre a autoestima e autoimagem.

Quais técnicas usar?

Para aqueles que atuam profissionalmente com a fotografia, é necessário ter um olho clínico e dominar boas técnicas, a fim de deixar o resultado natural ou condizente com a proposta — que nem sempre demanda naturalidade.

As técnicas usadas dependem do software que vai ser usado. Um dos mais conhecidos e até recomendados devido às inúmeras funcionalidades é o Adobe Photoshop. Ele é utilizado tanto por quem atua com fotografia quanto por ilustradores e designers.

Justamente por ser a ferramenta de trabalho principal de diversos profissionais, a empresa por trás do software está constantemente atualizando-o a fim de aprimorar suas funções e ampliar as possibilidades de manipulação da imagem. Veja a seguir algumas técnicas comuns.

Retoque de pele

No Photoshop há uma ferramenta chamada “pincel de retoque”, que serve para remover manchas, espinhas, rugas, sinais e quaisquer outros “defeitos” aparentes na pele. Depois de selecionar a imagem, é só clicar nessa ferramenta e optar por “ferramenta pincel de recuperação para manchas”.

Dá para modificar, inclusive, o tamanho do pincel, de acordo com o que vai ser alterado. Com a mesma finalidade, há o pincel automático (Ferramenta correção), possibilitando mudanças maiores. Lembre-se de que peles perfeitas não existem. Então, não é necessário remover todas as “imperfeições” para assegurar um bom trabalho.

Ajuste na iluminação

Mesmo sendo um tratamento simples, a iluminação também é uma função do Adobe Photoshop, com a vantagem de que, em geral, o resultado fica melhor, já que os softwares ou apps mais simples podem conferir um aspecto artificial, se o uso não for moderado.

Ao selecionar a imagem, você deve ir para o Controle de níveis, abrindo a janela de níveis. Essa janela é composta pelos tons da imagem, desde os mais baixos, como as sombras, até os mais altos, representados pelas partes claras. Movimentando o cursor, é possível conseguir equilibrar os tons, deixando a foto mais harmônica.

Sobreposição de camadas

Além das alterações mais simples, é comum que os profissionais utilizem outras imagens para criar grandes efeitos no Photoshop. Com experiência, é possível realizar trabalhos fantásticos e realistas, como muitos que vemos na TV e até no cinema.

Quando fazemos essas modificações na foto, agregando outras referências, são geradas camadas. O software permite mexer em cada uma, realizando mudanças diferentes, mas também ao mesmo tempo, economizando os passos de quem está realizando a atividade. Trata-se de uma técnica para facilitar e agilizar o trabalho.

Como equilibrar a manipulação da imagem com a essência da foto?

Um dos objetivos de um fotógrafo é satisfazer (ou exceder) as expectativas do cliente. Assim, se o trabalho exige manipulação, sua experiência com a atividade deve ser considerável, de modo que a entrega fique autêntica.

Quando não se tem tanta expertise, cabe uma análise de referências, que devem ser alinhadas com o próprio contratante. Ainda que o olhar do fotógrafo seja o profissional, a preferência e o gosto de quem contratou também são relevantes, principalmente quando se trata de um ensaio com tema específico.

Se você trabalha na área e deseja se especializar em manipulação, busque profissionais e instituições que sejam autoridade no assunto, com quem se identifique com o portfólio. É comum que, no início, os trabalhos não sejam excelentes, mas é a prática que treina o olhar para conservar a naturalidade, manter o bom gosto e construir confiança como fotógrafo.

Dominar técnicas de edição, tratamento e manipulação de imagens são essenciais para quem trabalha com fotografia. Exercer essas habilidades permite ampliar o portfólio e a cartela de clientes, além de criar a assinatura do profissional, diferenciando-o em meio a um concorrido mercado, que também se destaca através de detalhes como o estilo de produção e tratamento.

Mesmo que queira afunilar os trabalhos no futuro, vale a pena se aprofundar nas ferramentas disponíveis e se manter atualizado sobre as funções de programas como Photoshop e Lightroom. Além disso, invista em equipamentos de qualidade, pois eles também podem auxiliar a reduzir a quantidade de ajustes nas imagens registradas.

Esse conteúdo foi útil para você? Receba outros artigos em primeira mão ao assinar nossa newsletter!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
equipamentos para fotografia

Confira 11 equipamentos para fotografia que todo profissional deve ter

Seja você um fotógrafo profissional, iniciante ou experiente, contar com equipamentos para fotografia de qualidade…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA