7 opções de editor de fotos gratuito

O editor de fotos mais conhecido do mundo é o Photoshop. No entanto, ele é um programa pesado, exige prévio conhecimento de técnicas editoriais e é pago, o que não o torna tão atraente à maioria das pessoas. Mas existe um editor de fotos gratuito perfeito para você.

Para solucionar essa questão, reunimos uma lista com sugestões de ferramentas gratuitas, de fácil acesso e rápida manipulação. Conhecê-las é importante para a carreira de qualquer fotógrafo, afinal, podem ser utilizadas com o objetivo de realizar breves ajustes até para produções mais elaboradas e artísticas.

Confira, então, essas 7 opções e eleja o seu editor de fotos gratuito favorito!

1. Canva

O Canva é um dos editores mais populares por oferecer diversos modelos prontos. Dessa forma, basta escolher o que deseja — cartão de visitas, cartaz para evento, post para redes sociais, apresentações, montagens, convite, logo, pôsteres e até currículo — e preencher o conteúdo. Apesar de não ser a sua função principal, também é usado para editar fotos.

Os recursos são limitados, mas úteis, principalmente, se você está trabalhando uma foto para uma arte, como um convite ou flyer. Dentre as ferramentas de edição de fotos disponíveis, estão contraste, brilho, nitidez, saturação, filtros e efeitos gerais. O mais interessante é a sobreposição de artes, como inserir planos de fundo, textos e ilustrações em fotos.

Para usar, basta se inscrever com o seu e-mail. A plataforma funciona de forma online, ou seja, salva as alterações em tempo real e ficam armazenadas na nuvem. A versão gratuita oferece 1GB de espaço, mas você também pode baixar os itens que desejar.

2. PhotoScape

O PhotoScape pode parecer simples, mas tem uma grande variedade de recursos. Ele possibilita a criação de GIFs e a edição de imagens em lote. Também permite que o usuário mescle diferentes fotos para criar uma versão final mais elaborada.

Contudo, sua interface não é tão intuitiva, por isso, é preciso paciência e atenção para conhecer e testar todas as ferramentas. Uma boa sugestão são os filtros: eles são ideais para experimentar diferentes leituras para a mesma foto: preto e branco, estilo vintage e até futurista.

3. Gimp

Eis uma das melhores alternativas gratuitas ao Adobe Photoshop: o Gimp é ideal para fotógrafos iniciantes e profissionais. Por ter uma interface personalizável, a experiência de usuário é favorecida, pois você pode adicionar os seus filtros e recursos preferidos.

A plataforma dispõe de funções como retoque, edição de imagens, desenho de forma livre e conversão em mais de 40 diferentes formatos. Você pode criar camadas, máscaras, alterar perspectivas e áreas isoladas.

O diferencial do programa é que ele é um dos primeiros projetos de código aberto para usuários finais, ou seja, a plataforma é desenvolvida e mantida por programadores diferentes, proporcionando constantes correções e atualizações. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para conferir o Manual de Usuário.

4. Pixlr

Não há dúvidas de que a grande inspiração do Pixlr é o queridinho Photoshop. Dentre seus recursos, estão a criação de camadas, o uso da varinha mágica, a inserção de textos, o laço para seleção de objetos e pessoas, a borracha, as colagens, os efeitos e muito mais.

O programa tem duas versões disponíveis: a Pixlr X e a Pixlr E. A primeira é a mais modesta, com 12 ferramentas disponíveis para edições rápidas. Já a segunda opção apresenta 24 funções mais profissionais. Ambos abrem diferentes tipos de arquivo de imagem, incluindo o PSD.

O melhor do Pixlr é que ele é personalizável: é possível criar predefinições e salvá-las no botão favorito. Assim, você consegue manter um padrão de estilo e conquistar o público com sequências e até em padronagens para feeds de aplicativos de fotos, como o Instagram.

5. Paint.NET

Estamos falando de um produto que já foi projeto de faculdade orientado pela Microsoft, portanto, tem o seu valor para constar nesta lista. Inicialmente, seria um substituto gratuito para o Microsoft Paint, mas superou o seu antecessor e conquistou os usuários com os recursos que oferece.

Com interface intuitiva e inovadora, oferece a função “desfazer” de forma ilimitada, além de oferecer suporte para a criação de camadas. Também permite uma variedade de efeitos, funções de rotação e zoom 3D. Ele está disponível na versão desktop em computadores da Microsoft e vale o teste.

6. iPiccy

O iPiccy tem recursos fundamentais para melhorar a qualidade das imagens. Isso pode ser feito automaticamente, com o “Auto Fix”, ou ser personalizado, com as funções de corte, rotação, redimensionamento, filtro de cores, texturas, borda, molduras e muito mais.

Um dos destaques é a opção “Skin”, em que é possível remover manchas, brilho, rugas e aplicar efeitos de maquiagem, como bronzer e blush na pele. Se desejar alterar o cenário, basta aplicar camadas e editar apenas a parte que deseja.

Personalize a transparência e altere as características básicas de acordo com o seu estilo. Finalize com o uso de ferramentas como lápis, texturas, feixes de luz ou demais efeitos. As opções são tantas que farão até você pensar em vender as suas fotos!

7. Snapseed

Essa é uma das opções mais leves e práticas, que vale a pena ter instalada no celular. O Snapseed não é tão rebuscado, mas é um bom finalizador e permite a postagem da foto nas redes sociais em sequência. O app melhora selfies com a função retrato, que destaca e suaviza os fundos da fotografia, e corrige pequenos problemas de iluminação.

O programa criado pela Google tem filtros pré-definidos que permitem o ajuste dos tons de vermelho, verde, azul, RGB e de luminância. Também oferece a opção de incluir texto, moldura, vinheta, diferentes aplicações do clássico preto e branco e demais funcionalidades.

Como você viu, independentemente do editor de fotos gratuito escolhido, é possível realizar inúmeras correções, melhorar a qualidade, adicionar efeitos e muito mais. Tudo isso, de forma fácil, prática e acessível. Agora, é só testar as funções e explorar a criatividade!

Não deixe de finalizar as artes e inseri-las no seu portfólio. Com técnica e experiência, você vai construir a sua reputação e passar mais confiança como fotógrafo. Portanto, mãos à obra e bons cliques!

Gostou das dicas? Que tal praticar seus conhecimentos em um miniestúdio fotográfico?

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA