10 erros de fotógrafos iniciantes para evitar. Veja!

Você deve concordar que começar uma carreira é bastante desafiador para qualquer profissional, certo? Nesse momento, é preciso seguir as regras, lidar com a equipe e atender às demandas. Não seria diferente com fotógrafos iniciantes, que devem dominar as técnicas, testar as funções da câmera e fotografar constantemente para treinar o olhar.

Sendo assim, este conteúdo traz dicas para fotógrafos iniciantes não errarem no dia a dia da profissão, aprendendo a cuidar dos equipamentos e a garantir a qualidade das imagens. A seguir, você confere 10 erros que podem comprometer o seu trabalho, descobrindo, também, o que é necessário fazer para evitá-los.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

1. Não cuidar bem dos equipamentos

A lista não poderia começar de outro modo, pois é um erro de fotógrafos iniciantes não cuidar bem dos equipamentos. Para prolongar a vida útil da câmera e demais instrumentos de trabalho, mantenha-os guardados em local arejado e longe da luz do sol.

Igualmente, se estiver em situações adversas, como na praia e no meio da floresta, redobre a atenção para não deixar poeira e umidade nas lentes. O motivo é que a poeira pode danificar as lentes da câmera e a presença de umidade favorece o aparecimento de fungos no equipamento.

Em todo caso, o ideal é comprar um kit de limpeza, que pode ser utilizado quando você voltar à residência ou ao escritório, dedicando um tempo para limpar a máquina cuidadosamente. Podendo, leve o seu equipamento para uma assistência oficial para fazer uma limpeza mais completa.

2. Não valorizar o processo de aprendizado

Para quem gosta de fotografia de verdade, é muito interessante aprender algo novo na rotina de trabalho. Mas alguns fotógrafos iniciantes não valorizam o processo de aprendizado, supondo que dominam todas as técnicas e referências.

Na verdade, o que distingue um fotógrafo profissional de um amador é a vontade de qualificar-se constantemente. Você pode aprimorar os conhecimentos com coisas simples, seja olhar para o mundo ao seu redor com mais atenção, seja testar ângulos diferentes para enquadrar um espaço.

Lembre-se de que há muitas oportunidades para garantir um clique especial. Basta aguçar a criatividade!

3. Não planejar a rotina de trabalho

A jornada de um fotógrafo tem especificidades e, geralmente, não é nada comum quando comparada à de quem trabalha em horário comercial, por exemplo. Muitas vezes, o profissional da imagem precisa ser produtivo no período noturno, editando as fotos que serão entregues na próxima diária. Portanto, evite imprevistos e comece a planejar a rotina produtiva com bastante antecedência!

4. Não usar contratos para os trabalhos

Outro erro comum para quem está iniciando na área da fotografia é não utilizar contrato ao fechar um negócio. Sabe por que essa documentação é importante?

Na verdade, o contrato torna o seu trabalho mais profissional, principalmente, na visão do cliente. O documento garante a prestação de serviço fotográfico com regras claras e objetivas para ambas as partes.

5. Não organizar os arquivos e não fazer backups

Você deve concordar que é decepcionante gastar horas do seu dia para assegurar uma ótima fotografia e, por algum motivo, perder os arquivos. Para evitar esse problema, que é muito comum para iniciantes na fotografia, organize bem os arquivos e, principalmente, não deixe para amanhã o backup que poderia ser feito hoje. O cuidado armazena corretamente as suas imagens e evita decepções futuras.

6. Não fotografar com regularidade

Se você realmente ama fotografar e quer se profissionalizar na área, o ideal é clicar com regularidade. O hábito, sem dúvidas, ajuda a treinar o olhar e a aprender novas técnicas. Então, se não conseguir dedicar um tempo todos os dias para tirar fotos, tente fazer isso sempre que possível.

7. Não testar as funções da câmera e as ideias

Uma dica crucial para fotógrafos iniciantes: teste as funções da câmera e tente colocar em prática as suas ideias. Ainda que o seu equipamento não permita configurações avançadas, leia atentamente o manual e se familiarize com as funcionalidades dele.

Vale, também, clicar a mesma imagem combinando configurações diferentes. Assim, você consegue observar o que mudou no quadro e na composição da fotografia final.

8. Não dominar as aplicações do flash

Em situações com muito movimento e baixa luminosidade, é muito provável que você utilize o flash para registrar uma fotografia de qualidade, captando as pessoas sem borrar a imagem, por exemplo. No entanto, se você tiver uma ótima luz do sol, não é muito adequado aplicar o flash e perder a iluminação natural.

Isso explica por que dominar as aplicações do flash, que produz um clarão breve e intenso no ambiente, distingue um fotógrafo iniciante de um profissional da imagem.

9. Não contar com um programa de edição

Outro erro comum para fotógrafos iniciantes é não contar com um programa de edição, pois os profissionais da imagem frequentemente editam os trabalhos. Lembre-se de que a edição não significa a transformação radical da imagem registrada, mas é um gesto de aprimoramento para a fotografia.

Além disso, o processo de edição costuma ser único para cada fotógrafo. Isso explica por que uma mesma foto, quando editada por profissionais diferentes, apresenta particularidades estéticas, como a saturação, a luz e o contraste da imagem.

10. Não escolher um bom equipamento

Por fim, um erro cometido por muitos fotógrafos iniciantes é não escolher um bom equipamento. O motivo é que uma câmera fotográfica de qualidade permite que o profissional realize controles manuais, usando a lente adequada para a situação e ajustando a qualidade da imagem sempre que necessário.

Nesse sentido, a Fujifilm Brasil oferece produtos e serviços fotográficos para clientes e empresas. A companhia, subsidiária da Fujifilm Holdings America Corporation, desenvolveu a linha Fujifilm X Series e GFX, com lentes de precisão e câmeras premiadas internacionalmente pela beleza funcional.

Neste artigo, você descobriu quais são os erros mais comuns para fotógrafos iniciantes. Por isso, preste bastante atenção às dicas e, principalmente, invista em bons equipamentos para garantir a qualidade das suas fotografias e conquistar cada vez mais clientes no mercado da imagem. Conte com a ajuda de quem entende do assunto e escolha câmeras tecnológicas.

O que está esperando para se destacar na profissão de fotógrafo com os melhores equipamentos fotográficos? Saiba mais sobre a linha de câmeras e lentes X Series da Fujifilm Brasil!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA