Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível capturar a essência e os detalhes dos bastidores, evidenciando particularidades do trabalho e a sensibilidade.

Para tornar a captura ainda mais memorável, o responsável pelo trabalho deve valorizar a beleza, o contato, os gestos, os olhares e os sorrisos que precedem as ocasiões marcantes, que são aplicadas às mais variadas situações.

Deseja saber como mostrar os bastidores do seu trabalho de maneira cativante e profissional? Para isso, separamos dicas sobre como se dá esse preparo, exemplos aplicados, além da importância de ter essa estratégia no portfólio. Boa leitura!

O que é making of?

O termo making of é amplamente empregado quando temos o objetivo de revelar os aspectos internos de uma produção, especialmente aquelas relacionadas à arte. No contexto de um ensaio fotográfico, essa prática não é diferente.

A tradução literal sobre o que significa making of vem do inglês: “realização de”. Portanto, o conteúdo que se encaixa nesse estilo — seja em forma de fotos, seja em vídeos — busca destacar todo o processo que ocorre durante uma produção audiovisual.

Esse tipo de conteúdo também é amplamente utilizado em estratégias de vídeo marketing, como em videoclipes, séries e filmes.

Por que ele traz excelentes resultados na divulgação?

Essa forma de divulgação é uma das maneiras mais interessantes de estabelecer uma conexão com as pessoas que acompanham o seu trabalho, pois compartilha os bastidores e traz proximidade por abordar detalhes dos ensaios fotográficos.

Esses registros possibilitam que o seu público tenha acesso aos momentos que ocorrem antes dos cliques, à atmosfera descontraída e espontânea entre as pessoas envolvidas, bem como aos eventuais erros que ocorrem durante a produção.

Como ocorre o making of na fotografia?

Se você se pergunta como fazer making of, saiba que tudo se inicia nos preparativos para o registro — seja em um salão de beleza para noivas, seja em um hospital, naquele momento marcante do nascimento de um filho. O essencial é revelar os aspectos internos da preparação de maneira elegante e criativa.

Então, a primeira sugestão é: planeje com antecedência os horários, permitindo um preparo tranquilo. Mas como fazer em casos de surpresas, como a chegada de um bebê? Para essas ocasiões, organize-se considerando a proximidade do nascimento.

Além disso, esteja ciente de que você deverá estar preparado para enfrentar qualquer imprevisto. Por isso, ajuste a sua agenda estrategicamente, considerando essa questão.

Quais são os exemplos de making of na fotografia?

São muitas as ideias para utilizar esse recurso. Por isso, separamos as principais tendências que dão muito certo nesse sentido. Confira!

Casamento

O dia do casamento é verdadeiramente singular — e, como todos os momentos especiais, parece passar rapidamente. Por isso, é essencial capturar cada particularidade desse dia memorável, para que o cliente possa guardar essas lembranças no coração e no álbum de casamento.

Dos mais extravagantes ao mini wedding, cada detalhe registrado torna esse momento único. Com as capturas, ao longo dos anos, o casal poderá reviver todas as emoções desse dia tão especial, e, principalmente, as ocasiões que antecederam a cerimônia com o seu making of.

Além disso, a sessão de preparação da noiva não se estende durante todo o dia. A equipe de fotografia começa a registrar os momentos por volta de duas horas antes do início da cerimônia de casamento.

Nascimento

Essa também é uma tendência cada vez mais crescente para os pais, que estão sempre em busca de registrar todos as fases possíveis dos seus filhos. Nesse modelo, cada detalhe importa, como os momentos de espera do pai na hora do parto, aquele olhar de expectativa e emoção, até mesmo o primeiro abraço da sua mãe na hora do nascimento.

Para essas circunstâncias, é crucial planejamento, pois o bebê não avisa a hora da chegada. No entanto, é possível programar o período de acordo com a data prevista no pré-natal.

Eventos familiares

Aniversários de casamento, festas de 15 anos e a tão sonhada formatura são ocasiões incríveis e que merecem ser eternizadas. Nesses casos, capture fotos de momentos introspectivos de quem está presenciando aqueles instantes. Vale os preparativos da festa e da maquiagem, até o olhar dos familiares ao preparar o ente querido.

Para se ter uma ideia da importância em investir no making of voltado a esses eventos, em média, uma família adiciona 3000 fotos em sua coleção a cada ano. Isso só mostra que os registros são valiosíssimos!

Por que divulgar o making of?

A verdade é que essa estratégia de divulgação só traz benefícios na carreira profissional do fotógrafo. Separamos abaixo os principais.

Chama a atenção dos clientes

O interesse dos clientes é despertado pela curiosidade de entender como uma produção é realizada naturalmente e sem os efeitos da edição.

Uma estratégia eficaz é aproveitar esse interesse existente para divulgar detalhes e dicas cruciais reservadas exclusivamente para o making of. Isso ajuda a aumentar a expectativa do público e mostra a qualidade do profissional em ação.

Traz humanização e uma sensação de compromisso

Quando o público tem a oportunidade de acompanhar o processo de produção — incluindo os erros que ocorrem nos bastidores, bem como quaisquer desafios de última hora —, isso permite que ele reconheça o esforço de todos os envolvidos e sua dedicação.

Além disso, essa forma de divulgação revela a verdadeira dinâmica dos cliques e a relação entre todos os membros da equipe, humanizando a produção em si.

Aproxima o seu público

Uma das razões principais para divulgar seus bastidores é a conexão que ele estabelece com o público, resultando em uma aproximação significativa. Além disso, é recomendável compartilhar os cliques nas suas redes sociais, como um complemento valioso para aprimorar a divulgação do seu trabalho.

Lembre-se também de que a essência da fotografia está intrinsecamente ligada com os sentimentos e o ato de eternizar tais momentos. Para isso, os clientes procuram profissionais que ofereçam algo além do convencional. No entanto, ainda existem muitos que enxergam o público apenas como números, indo contra essa tendência. Portanto, fuja disso e divulgue os seus bastidores como forma de demonstrar o seu compromisso.

Neste artigo, falamos sobre a importância do making of para trazer mais autoridade e destaque no mundo da fotografia. Afinal, ele traz descontração e, ao mesmo tempo, autoridade e humanização por demonstrar aos seus clientes o seu compromisso e sensibilidade na hora dos cliques.

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos tomem nota das dicas!

TAGS

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES