Ensaio fotográfico é uma forma de expressão artística sobre um tema, um objeto ou uma pessoa. Como se trata de um trabalho artístico, não há regras específicas. Mas existem técnicas, modos de fazer e estilos que podem ser explorados.
Vale ressaltar que fotografias de viagem e festas não são consideradas ensaios, mas coberturas de eventos. Isso significa que o roteiro do evento é central na condução do trabalho fotográfico.
No ensaio, a voz artística de quem fotografa é que comanda a produção. Portanto, as cenas e narrativas são direcionadas pela fotógrafa ou fotógrafo.
Se você quer trabalhar com ensaios fotográficos, confira 6 dias para fazer a direção dos temas, modelos e clientes.
1. Construa um ambiente acolhedor
Para ser bem-sucedido em um ensaio fotográfico, em sua forma mais simples, é preciso construir um ambiente acolhedor e adequado para originar uma coleção de fotografias com uma estética bem pensada. Fazer as fotos, em si, é um processo agradável, mas o fotógrafo ou fotógrafa profissional precisa optar por um cenário que contribua para a narrativa e para que os clientes ou modelos incorporem a estética que se deseja produzir.
A construção de um ambiente atrativo se torna mais fácil quando o profissional faz uma reflexão sobre como e por que deve fotografar certos detalhes para tirar o máximo proveito de sua câmera e de seu ensaio fotográfico. Então, pense na melhor maneira de usar as suas habilidades para organizar a direção de todos os seus ensaios fotográficos.
Procure visualizar vídeos criados por fotógrafos experientes e que retratem ensaios fotográficos de pessoas renomadas. Você vai perceber facilmente como eles criam uma atmosfera calorosa e acolhedora. Um ambiente positivo é essencial para atrair o público e fidelizar cada pessoa que entra em contato.
2. Entenda o perfil do seu cliente
Não é necessário ser famoso para tirar ótimas fotos, contudo, você precisa analisar o perfil de cada cliente e entender o que estão buscando. Isso também ajudará o fotógrafo a criar locais acolhedores, bem como a conquistar a confiança de cada pessoa. Analise os objetivos, permita que eles compartilhem fatos, eventos e ideias que julguem importantes.
Ao compreender o perfil dos clientes, você consegue superar os principais desafios e melhorar os seus serviços para ter melhores resultados em seu trabalho. Sempre que conversar com um novo cliente em potencial, mostre a ele algumas das suas galerias de fotos para ver se ele se revela o seu estilo, gostos e necessidades.
Se preferir, você pode enviar aos seus clientes um link para que acessem a coleção de fotos das suas galerias. Depois, é só perguntar quais delas chamaram mais a atenção da pessoa que acabou de visualizar o seu portfólio. Utilize todos os recursos disponíveis a seu favor, como sessões anteriores, que servem de modelo para a ocasião atual.
3. Capture a naturalidade das ações
Uma das melhores maneiras de capturar a naturalidade das ações é, simplesmente, tirar o máximo de fotos possível. Dedique algum tempo para entender as etapas principais a serem realizadas para obter imagens de estilo natural ao longo de cada sessão. Caso julgue interessante, observe exemplos divertidos que você pode colocar em ação em seus ensaios fotográficos.
A iluminação deve ser perfeita para que o fotógrafo obtenha retratos ideais e capture alguns momentos reais que podem acabar sendo as melhores fotografias da sessão. Procure registrar situações em que o cliente está mais relaxado. Você pode até oferecer sugestões que o façam expressar sentimentos enquanto o ensaio fotográfico é realizado.
Durante a sessão, você pode se conectar com o cliente e se comunicar enquanto procura os melhores ângulos. Não use as configurações automáticas de suas câmeras, pois elas podem fazer correções específicas que um bom profissional não deseja. Use esses recursos somente se tiver certeza de que são a melhor opção para a ocasião.
4. Evite mostrar as fotos durante o ensaio
Busque fazer uma sequência de fotos antes de mostrar ao cliente alguns resultados no próprio equipamento. Por ansiedade, a cliente vai querer ver o resultado. Mas quem fotografa precisa explorar luzes e cenas que podem ser passageiras. Entre um clique espontâneo, bem iluminado, e mostrar as fotos a todo momento para a cliente, prefira fotografar.
Opte por escolher momentos específicos para apresentar as fotos no equipamento. Ou, até mesmo, evite mostrar as fotos na câmera, pois isso consome bateria e você precisa usar seus recursos de forma consciente. Vale à pena levar um computador ou monitor para o ensaio, reservando momentos de troca de cenário ou retoques de maquiagem para descarregar algumas imagens e mostrar ao cliente.
5. Estude o local anteriormente
Um dos aspectos mais importantes para obter excelentes retratos em seus ensaios fotográficos é escolher o lugar certo e estudá-lo com antecedência. A qualidade da fotografia depende da exploração prévia dos cenários para superar pequenas dificuldades provenientes do ambiente escolhido. Afinal, há recursos próprios para o dia e outros para a noite.
Seja o assunto natureza, sejam retratos de família, casamento ou qualquer outra coisa, os fotógrafos iniciantes podem fazer muito sucesso com seu trabalho. A visitação do local onde o ensaio acontecerá é relevante para fazer alguns planejamentos, antecipar desafios e preparar os dispositivos que serão usados nas sessões fotográficas.
Essa é a oportunidade de imaginar como promover expressões descontraídas para as fotos. Visite o local e crie estratégias para fazer com que os clientes fiquem totalmente à vontade para as poses.
As fotos são importantes não apenas para a retenção de informações ou realização de registros, como já mencionado. Elas revelam o estilo do fotógrafo, o seu esforço e dedicação para que os ensaios fotográficos sejam perfeitos.
6. Seja criativo e teste opções
Use a criatividade para fotografar assuntos ou pessoas e relacioná-los à paisagem no ensaio fotográfico. Teste as opções, já que algumas imagens digitais coloridas são processadas usando várias técnicas para criar um resultado em preto e branco ou outros efeitos, por exemplo.
Algumas marcas fabricam câmeras digitais que capturam com perfeição as imagens, e as tornam verdadeiras obras de arte.
Essas são as 6 dicas para direção de ensaio fotográfico! Agora que você já sabe tirar fotos impressionantes para os clientes, faz sentido escolher uma câmera mirrorless e se aperfeiçoar em suas imagens. Conheça esse dispositivo e suas predefinições que podem ser muito úteis nas suas próximas sessões de fotografias.
Se você gostou deste conteúdo e quer acessar mais sugestões para as suas rotinas, leia sobre lente para câmera profissional!
TAGS
Compartilhe nas redes sociais
Blog Fujifilm
Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!
SIGA A X SERIES POR E-MAIL
Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!
Quem escreve para a X Series:
Loja virtual
SIGA X SERIES
VEJA TAMBÉM
Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?
Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…
fernandaquintino
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?
A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…
Fujifilm Brasil
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram
Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….
Fujifilm Brasil
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas
Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…