Sessão fotográfica em família: descubra como investir neste negócio

Família reunida, trocas de olhares, gargalhadas compartilhadas e momentos eternizados. É mais ou menos desse jeito que funciona uma sessão fotográfica em família, e é isso o que a torna tão especial.

Principalmente após a pandemia do Covid-19, o marketing de nostalgia teve um crescimento significativo. Isso se refletiu numa maior busca por registros dos momentos em família, que cumprem muito bem a função de captar e despertar nostalgia. Diante desse contexto, o negócio de fotos em família tende a ser uma ótima oportunidade.

Para aproveitar bem a tendência, é preciso saber como funciona esse tipo de sessão e como tornar esse momento mais confortável para as pessoas fotografadas. E aí, tem interesse no assunto? Continue a leitura!

Como funcionam as sessões de foto em família?

As sessões de foto em família podem envolver um casal; duas mães e um filho; dois pais e a filha; ou pai, mãe e pet (considerado membro da família por muitos), além de muitas outras possibilidades. Isso porque o conceito de família é amplo, e você precisa ter isso em mente e saber apreciar as diferentes configurações familiares existentes.

Os registros podem ser feitos em ambiente interno ou externo, em estilo documental e muito mais. O mais importante é que as suas lentes consigam registrar as personalidades, o carinho e a união entre os familiares. Normalmente, é esse tipo de sentimento que os clientes buscam nas fotos.

Por que fazer fotos em família?

Atire a primeira pedra quem nunca olhou uma foto antiga com a família e se emocionou com a mudança nos aspectos físicos de cada pessoa ou até mesmo do cenário envolvido. É esse o poder que a fotografia tem, e é um dos principais motivos para ela ser buscada no registro de momentos especiais.

É comum também que as pessoas reclamem do quanto o tempo passa rápido. E ainda que nem sempre é possível vivenciar ou se lembrar de detalhes dos momentos especiais, como nascimento de um filho, uma formatura etc. A fotografia é uma maneira de eternizar esses acontecimentos, mesmo que apenas em registros. Ela possibilita revivê-los sempre que desejar.

Por que investir nesse tipo de negócio?

Você já entendeu que as sessões de foto em família podem ser muito especiais. Esse é um dos principais motivos para investir nesse tipo de negócio. Afinal, um profissional qualificado sabe os melhores ângulos, cenários e demais elementos para tornar uma fotografia ainda mais especial.

É importante considerar também que o marketing de nostalgia é uma tendência atualmente, como já mencionado. Uma prova disso é o recente retorno de músicas antigas que fizeram sucesso, potencializado pelo TikTok. Isso tende a ocorrer na intenção de recordar sensações positivas já conhecidas, especialmente ao passar por momentos delicados como a pandemia.

Além disso, você sabe que vivemos na era das redes sociais, em que as pessoas costumam registrar e compartilhar diversos momentos por meio de vídeos e fotografias. Inclusive, já ouviu falar em photo dump? Trata-se de uma corrente que incentiva os usuários das redes sociais a postarem, de uma vez, várias fotos. Assim, semanalmente aparece uma tendência, que pode ser o compartilhamento de fotos antigas ou em família, por exemplo.

Como fazer sessões de foto em família?

A essa altura do campeonato, você já entendeu que investir em sessões de foto em família é um bom negócio. Confira, a seguir, algumas dicas e recomendações para tornar o seu trabalho mais atrativo.

Deixe as crianças tranquilas

Pode ser muito interessante registrar a pureza das crianças nas sessões de foto em família. Inclusive, muitas vezes, são os momentos espontâneos que os familiares desejam registrar. Porém, é possível encontrar meios de captar a espontaneidade que não envolvam as crianças em momento de choro ou birra, certo?

Ao mostrar jogo de cintura e saber deixar as crianças tranquilas, você deixa claro para a família que a sessão de fotos está em boas mãos. Para isso, é válido usar música, bolhas de sabão e outras atividades lúdicas que ajudam a trazer mais tranquilidade. Isso pode até relaxar os adultos que ficam tímidos na hora de tirar fotos.

Além disso, que tal perguntar aos pais o que a criança gostou ou aprendeu a fazer recentemente? Pode ser cantar, dar língua ou qualquer coisa do tipo. Pode ser uma boa ideia registrar esses momentos e até a reação das pessoas em volta. Afinal, quem não gostaria de eternizar cenas tão especiais como essas?

Escolha um ambiente agradável

Como visto, existem inúmeros cenários que podem ser usados para fazer as sessões fotográficas de família. A melhor escolha depende de aspectos técnicos, como iluminação e vento, e do perfil e dos desejos dos clientes.

Seja como for, é importante que você, como profissional, dê a sua sugestão. Mas, no geral, os cenários preferidos para esse tipo de sessão são os externos, como parques urbanos, praia, praças e afins. Use a criatividade para incluir na foto elementos que harmonizem com o ambiente, a exemplo de itens de piquenique.

Faça fotos espontâneas

É preciso reconhecer que as pessoas podem ficar tímidas nas fotos, sejam elas crianças ou adultas. Muitas vezes, isso transparece nas lentes da câmera digital e torna as imagens rígidas e pouco satisfatórias. Não é esse resultado que você deseja oferecer aos clientes, certo?

É importante usar suas habilidades para fazer fotos espontâneas. Isso pode ocorrer na maneira como você fala e passa confiança e conforto para os clientes ou até nos detalhes que a sua lente consegue captar. É o caso de uma troca de olhares, uma gargalhada ou qualquer outro pequeno gesto sincero. Seu olhar sensível e seu profissionalismo podem tornar tudo isso mais especial.

E aí, já se animou com a ideia de oferecer a sessão fotográfica em família entre seus serviços? Coloque nossas dicas em prática e veja seus resultados se tornarem ser cada vez melhores. Em breve, você vai ter um lindo portfólio de fotografias em família!

Você gostou deste post e quer que mais pessoas se beneficiem do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Tripé para câmera: descubra como usar na hora de fotografar

Além de ser um acessório fundamental, o tripé para câmera pode ser o seu maior…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
contrato de fotografia

Descubra por que é tão importante fazer o contrato de fotografia

O contrato de fotografia é um documento essencial para o seu trabalho, sabia? Ele elimina…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
mercado de fotografia

Conheça as 4 tendências do mercado de fotografia para os próximos anos

A fotografia é uma arte que mexe com os sentimentos e as emoções das pessoas….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
videomaker e filmmaker

Videomaker e filmmaker: entenda as diferenças e descubra como destacar seu trabalho!

Consumir conteúdos audiovisuais é uma tarefa fácil, e todo mundo gosta. Mas você já parou…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA