Lente para câmera profissional: descubra como escolher a ideal para você!

Quando falamos de lente para câmera profissional, tratamos de um assunto que pode ser um pouco complexo. A objetiva, como também é chamada, é responsável pela qualidade da imagem, pela focalização da cena e pela angulação. Isto é, a maneira como você a utiliza — e qual utiliza — é determinante para o resultado da fotografia.

Sendo assim, como as lentes são parte da lista de equipamentos que todo profissional deve ter, é algo que merece atenção especial por parte de quem pratica fotografia. Pensando em ajudar você na escolha ideal, trouxemos este post que conta com uma colaboração especial do criador de conteúdo e Youtuber Marcello Barbusci. Confira a seguir!

Como as lentes influenciam a fotografia?

Primeiramente, é importante entender que diferentes objetivos pedem lentes distintas. Isso porque cada uma apresenta suas características próprias.

Nesse sentido, Barbusci exemplifica: “às vezes, você precisa de uma lente mais clara para criar um resultado mais artístico com o desfoque trazendo um foco mais seletivo. Em outros momentos, uma lente que traga uma riqueza maior nos detalhes para fotografar um produto é a sua melhor opção e, para isso, você pode usar uma lente macro”.

Portanto, para escolher a lente ideal, você precisa ter em mente qual é o resultado que almeja. Assim, com a lente certa, você só precisa se preocupar com os aspectos criativos, bem como os relacionados à luz e ângulos, por exemplo.

Quais são os tipos de lente para câmera profissional?

Confira a seguir os principais tipos de lente de câmera profissional para ajudar na sua escolha.

Grandes angulares (até 24mm)

As grandes angulares entregam uma maior amplitude da cena. Em outras palavras, colocam tudo que se quer mostrar em uma só imagem, abrangendo vários aspectos de um ambiente. Assim, elas trazem uma sensação de imersão para quem vê.

Por conta disso, elas são muito usadas para fotografar paisagens, monumentos, horizontes, arquitetura ou espaços muito fechados. Esse tipo de lente também é bom para fotografar e filmar sem tripé, pois as chances de a imagem sair tremida são menores.

Meia teles (de 60mm até 85mm)

As meia teles também são chamadas de normal ou padrão, justamente porque trazem uma proximidade ao olhar humano — o que significa que retratam com mais precisão o que vemos.

Elas são usadas para retratos e produtos. Ainda, as lentes com proximidade ao olhar humano (de 35mm até 50mm) funcionam bem para fotos de rua e viagens.

Teles (de 100mm pra cima)

Além das meia teles, temos as teles, ou teleobjetivas, que servem para fotografar objetos que estejam distantes, fazendo você chegar mais próximo do que precisa ser fotografado.

Assim, elas são usadas para fotografar produtos, natureza, animais em seu habitat e esporte — muito utilizadas no jornalismo esportivo, por exemplo.

Olho de peixe (fisheye)

As lentes olho de peixe resultam em imagens circulares, convexas ou ovais. Ou seja, elas objetivam imagens amplas — criando uma imagem de 180 graus — e distorcidas, podendo representar algo bastante artístico e sendo muito utilizadas em esportes, como skate. Sua distância focal fica entre 8mm e 16mm e elas se assemelham bastante à GoPro em termos de imagem.

Zoom ou fixas

Por último, vamos apresentar duas opostas: as lentes Zoom e as lentes fixas. As lentes Zoom são extremamente versáteis para serem usadas em viagens, fotos de rua, retratos e esportes. Em contrapartida, existem as lentes fixas, que têm só uma distância focal, ou seja, não apresentam a opção de zoom variável.

Uma das diferenças entre as fixas e as Zoom é o fato de a pessoa que está fotografando precisar se movimentar menos no caso da distância focal variável, já que, com as lentes fixas, ela precisará ir até o objeto. Essas também são indicadas para retratos, ensaios, fotografia de rua e documental.

Como escolher boas lentes para fotos?

Antes de tudo, precisamos destacar o quão essencial é que profissionais de fotografia conheçam as lentes existentes no mercado e suas aplicações.

Com isso, é possível dispor de uma facilidade maior em seu trabalho, já que, por exemplo, você saberá qual delas levar para determinada produção, evitando carregar itens que não serão utilizados.

Por outro lado, no momento de uma compra de uma lente de câmera profissional para alguma necessidade, a pessoa deve conhecer bem para que cada uma delas serve, a fim de adquirir a que se encaixa no trabalho que ela vai produzir.

Se você tem consciência disso, a escolha será muito mais fácil. Portanto, um bom ponto de partida é o tópico anterior, em que compartilhamos algumas dicas do uso de cada lente.

De acordo com Barbusci, alguns fatores que podem ser considerados na hora da escolha são:

  • Para que eu preciso da lente?
  • Que tipo de resultado eu preciso?
  • Quanto essa lente que eu escolhi pode me entregar em qualidade de imagem?

Entretanto, se o seu intuito é comprar uma lente só e encontrar uma que possibilite uma variedade maior de fotos, a dica é: “a lente mais versátil é a lente Zoom, pois ela tem uma variedade de distâncias focais que vão atender em diferentes circunstâncias”.

Como as lentes da Fujifilm se destacam entre as demais?

Barbusci afirma que as lentes da Fujifilm se destacam pela sua construção ótica reconhecida por todos os profissionais da área. “A qualidade das lentes se representam nos resultados que mantêm a realidade das cores e na riqueza dos detalhes das imagens”, afirma.

Ajudamos você na tarefa de escolher a melhor lente para câmera profissional de acordo com seu objetivo? Lembre-se de que, quando falamos em distância focal, citamos como referência o padrão Full Frame.

Isso é algo importante de saber, pois, o tamanho do sensor define também diferença na distância focal. Por fim, ao usar nossas dicas, você elimina os problemas relacionados a lentes de câmera profissional e pode focar em outros aspectos da fotografia — como naqueles relacionados à venda de seus serviços.

A X Series dispõe de diversos modelos que correspondem aos tipos de lente de câmera citados aqui. Se este conteúdo ajudou você a escolher a lente que precisa, não deixe de entrar em contato conosco para ver quais opções oferecemos.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA