A fotografia é uma arte que mexe com os sentimentos e as emoções das pessoas. Além disso, ela serve muito bem para convencer um indivíduo da diferença entre um produto confiável e outro, nem tanto. Profissionalizar os registros pessoais, de empreendimentos e de produtos, por exemplo, é uma grande tendência no mercado de fotografia. Mas não é a única.
O universo fotográfico está cheio de novidades que estão ditando o ritmo para os fotógrafos profissionais e os desejos dos consumidores desse tipo de serviço, tanto pessoas quanto empresas. Por isso, que tal ficar de olho nas principais tendências para o segmento? Vem com a gente!
O que são tendências?
Primeiro de tudo, precisamos entender o que, de fato, é uma tendência. Esse é o termo utilizado para se referir a um conjunto de fatores que apontam para uma mesma direção projetada. Quando você tem uma sequência de acontecimentos que acabam determinando um impulso a ser seguido, trata-se de uma tendência.
Se toda vez que tira o seu carro da garagem para se deslocar até o trabalho você acaba pegando a mesma rota, essa é uma tendência. Do mesmo modo, se alguma pessoa famosa que você segue nas redes sociais posta uma foto conceitual, que um grande número de seguidores curte (e começa a reproduzir, ou seja, tirar fotos parecidas), essa também é uma tendência.
Portanto, estamos nos referindo a acontecimentos esperados e/ou projetados em razão de uma série de fatores que já sucederam e que estão apontando para determinada direção.
Qual é a importância de acompanhar as tendências de fotografia?
A fotografia é uma área artística e, por isso, acaba mudando de maneira bastante dinâmica. Até certo tempo atrás, por exemplo, não se ouvia falar em selfie, mas hoje, o recurso é comum a qualquer smartphone. Uma tendência.
Acompanhar essas transformações é crucial para entender os rumos que o mercado está tomando, preparar-se para ele e conseguir responder às novas demandas de maneira inovadora e surpreendente. Trata-se de uma forma de se manter a competitividade na área de fotografia profissional, com atenção constante nas novidades que prometem emplacar.
Leia mais: por que migrei para Fujifilm?
Como isso pode ajudar uma pessoa fotógrafa?
Ter atenção às tendências de fotografia vai ajudar você a determinar um aspecto fundamental da sua carreira: o valor do seu trabalho. Quando você capta o sentido por trás de uma projeção de futuro, consegue desenvolver ideias valiosas para oferecer aos clientes.
Quando falamos em um ensaio de retrato, por exemplo, algumas pessoas podem achar que é um mero formalismo corporativo, ou então, uma maneira de manter as redes sociais atualizadas com fotos bonitas. Mas, na verdade, esse é um trabalho de recuperação e fortalecimento da autoestima, e de ajudar o cliente a olhar para si com outros olhos.
Ao alcançar o sentimento por trás do registro, você consegue oferecer mais do que o produto em si. Você passa a proporcionar uma experiência. Só que esse só é um diferencial possível para quem acompanha as tendências e sai na frente em relação a elas. O que isso significa? Que quanto antes você se adaptar e tiver vivências palpáveis com uma tendência, mais rapidamente você vai compreender o sentido por trás dela.
Quais são as principais tendências de fotografia que vêm marcando o mercado?
Quer conhecer algumas das principais tendências que estão fazendo a cabeça de profissionais e amadores na fotografia, e consumidores pelo mundo? Então, fique de olho!
1. Fotografia para empresas
A fotografia de produtos e serviços de imagem, em geral, terão um forte apelo daqui para frente. Seja para os e-commerces, seja para os serviços de delivery, as empresas demandarão cada vez mais fotografias de qualidade e que profissionalizem suas publicações em redes sociais, além de outros materiais publicitários.
Por isso, uma boa dica é ficar de olho nos segmentos com os quais você mais tem afinidade, e realmente se especializar nele. Quando a gente fala de fotografia no setor de alimentação, por exemplo, é importante entender o que mais vende, o que mais converte, o que realmente desperta a “fome” dos clientes.
2. Drones
Os drones são um equipamento que vem ganhando destaque dentro do mundo da fotografia, configurando-se como uma tendência também para os próximos anos. Um dos grandes benefícios é que ele possibilita uma gama imensa de trabalhos e facilita algumas capturas difíceis de conseguir por outros meios, como as imagens aéreas.
Eles são intensamente utilizados para trabalhos junto a grandes marcas e organizações, bem como projetos governamentais. Além disso, são recomendados para os registros de empreendimentos imobiliários, hotéis, pousadas, praias e outros destinos de viagem.
3. Retratos pessoais e profissionais
Retratos são fundamentais na vida de todas as pessoas. Seja para uma boa apresentação profissional, seja para transmitir uma imagem de maior credibilidade nas redes, aparecer bem é crucial. Para isso, cresce a demanda por profissionais de fotografia especializados nesse segmento.
A sacada é que os retratos não precisam estar limitados ao ambiente corporativo. Se você souber como explorar essa oportunidade junto ao cliente, poderá aproveitar o trabalho para valorizar sua imagem pessoal, aumentar sua autoestima ou ajudar a marcar momentos importantes de transição na sua vida.
4. Registros de família
Os registros de família também foram uma tendência em ascensão, principalmente, durante a pandemia, e que deve durar por um bom tempo. Isso porque, por não poderem estar juntas com frequência, as pessoas optaram por registrar os momentos de união. Esse é um comportamento que se repete de tempos em tempos.
Então, especializar-se em fotografia de família é importante porque esse é um mercado de recorrência, e porque ele tem uma cultura de indicação muito forte. Quando os membros de um grupo familiar gostam do resultado, eles indicam o trabalho para outros parentes e amigos, o que aumenta a sua rede de contatos.
Quer um equipamento crucial para isso? Confira: por que uso Fujifilm X Series!
Como usar essas tendências no seu trabalho?
Uma das dicas mais valiosas é se preparar para vender o seu trabalho. A pandemia trouxe consigo uma série de oportunidades para as pessoas empreenderem e expandirem em meios digitais, que demanda fotografias de qualidade. Se você conseguir apresentar e explorar essa lacuna com os seus clientes, poderá aumentar o seu faturamento.
Do mesmo modo, é crucial encontrar um ponto de valor naquilo que você faz, um fator de diferenciação, como uma assinatura própria. Assim, as pessoas procurarão você por saber que você é excelente naquilo, especificamente.
Em geral, prestar atenção às tendências é sempre positivo e oferece muitas oportunidades. Mas lembre-se de que elas são dinâmicas e estão mudando o tempo todo. Portanto, tenha tanta facilidade em deixar algo que não funciona mais para trás quanto você tem para abraçar o novo.
Gostou do que conferiu por aqui? Então, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram e acompanhar as nossas melhores novidades por lá!
TAGS
Compartilhe nas redes sociais
Blog Fujifilm
Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!
SIGA A X SERIES POR E-MAIL
Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!
Quem escreve para a X Series:
Loja virtual
SIGA X SERIES
VEJA TAMBÉM
Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?
Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…
fernandaquintino
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?
A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…
Fujifilm Brasil
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram
Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….
Fujifilm Brasil
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas
Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…