Marketing para fotógrafos: como divulgar seu trabalho da melhor forma

“Como investir em marketing para fotógrafos?” — eis aí uma pergunta que é feita com frequência entre os profissionais da área. Afinal, trabalhar com fotografia requer não só estudo, capacitação e reinvenção constantes.

É preciso ir além do limite da criatividade e conhecer as principais estratégias para se conectar com o seu público-alvo na era digital, divulgar o seu trabalho, alcançar um maior reconhecimento profissional e deixar a sua marca no mercado. Ou seja, um belo desafio!

Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas que vão lhe deixar por dentro das mais relevantes táticas de marketing para conseguir mais clientes e ter um maior retorno financeiro. Vamos a elas?

1. Marque presença nas redes sociais

Como mostra o levantamento feito em 2021 pelo instituto Kepios em parceria com o Hootsuite e o We Are Social, são cerca de 150 milhões de brasileiros que estão em, pelo menos, uma rede social. Para se ter ideia, esse resultado representa 70,42% da população em todo o Brasil. Haja gente, não é mesmo?

Diante disso, é incontestável: estar presente nas redes sociais é algo importante não só para as marcas, mas também para os profissionais (o que inclui os fotógrafos). Afinal, essas plataformas permitem que você:

  • divulgue o seu trabalho (tanto de forma paga quanto sem custo);
  • faça parcerias de trabalho com colegas, influenciadores digitais, empresas e afins;
  • crie um canal de comunicação com pessoas que se interessam pelo seu serviço e querem contratá-lo;
  • mostre as suas técnicas enquanto profissional da fotografia, como você adquiriu a sua expertise no ramo e as formações nas quais você investiu;
  • torne-se alguém que é sinônimo de referência no meio digital quando o assunto envolve práticas, tendências e mudanças na fotografia.

2. Colete depoimentos de clientes

A segunda dica de marketing para fotógrafos é coletar depoimentos (em textos, áudios e vídeos) dos seus clientes, especialmente aqueles mais recorrentes. Esse tipo de material é muito útil, pois pode ser utilizado em anúncios impressos e online, publicações nas redes sociais, páginas de sites e plataformas, portfólio virtual etc.

E não para aí, viu? Isso porque ele permite que você não só divulgue o seu trabalho e os diferenciais dele, mas também o ajuda a dar detalhes de como é o contato, a solicitação de orçamento e a interação dos consumidores com você.

Ou seja, coloca em foco a experiência de outros clientes, o que gera identificação e um maior engajamento com o público que quer se aprofundar nos seus serviços.

3. Entregue conteúdo de valor para o seu público gratuitamente

Outra dica interessante é a do marketing digital para fotógrafos, mais especificamente a gestão de mídias sociais. Afinal, além de estar em diferentes plataformas, é preciso alimentar os seus perfis profissionais com conteúdos que alcancem diferentes públicos e engajem as pessoas com a imagem que você está construindo na internet.

Para tanto, não economize na criação de publicações informativas, dinâmica e virais sobre o universo da fotografia, abordando, por exemplo, os melhores modelos de câmera para fotógrafos amadores e profissionais e os presets do Lightroom que vão dar upgrade nas imagens dos seus seguidores. Aqui vale textos, fotos, vídeos, gifs, templates, stories, reels e o que mais a sua criatividade pensar para transmitir esse conhecimento.

4. Encare o processo como um relacionamento, não como uma venda

Um dos ramos do marketing para fotógrafos que faz toda a diferença é o do marketing de relacionamento. Afinal: o foco dele não é lucrar mais, mas sim construir — como o próprio nome já sugere — uma relação com quem é, foi ou será seu cliente. A lucratividade nada mais será do que consequência disso.

O objetivo aqui é fidelizar essas pessoas, mostrando que você é muito mais do que um serviço de fotografia. É um profissional em quem eles realmente podem confiar para ter imagens com bom custo-benefício, competência técnica e o principal: que atenda às expectativas delas.

Afinal, o registro de um momento especial, marcante e até mesmo íntimo (só para familiares e amigos) não pode ser feito por qualquer um. Requer sensibilidade, parceria e entrosamento com o público. Ou seja, elas vão ter isso com você, poderão conter contigo ao longo dos anos para terem as melhores lembranças capturadas e preservadas por toda a vida.

5. Especialize-se em um nicho da área de fotografia

Ao trabalhar com fotografia, é natural que você produza fotos e vídeos de diferentes pessoas, ambientes e eventos. Porém, assim como acontece em tantas outras áreas de atuação, vale muito a pena se especializar em um segmento do seu ramo (como a fotografia newborn e a fotografia de produtos).

Dessa forma, você pode ampliar o seu equipamento, produzir novos portfólios e aperfeiçoar competências que vão torná-lo uma referência para um nicho de mercado formado por um público que, em muitos casos, está disposto a pagar mais por serviço mais especializado. Isso, por sua vez, gera mais valor, know-how e publicidade para seu trabalho.

6. Ofereça mais do que prometeu ao seu cliente

Por fim, outra dica de marketing de relacionamento: vá além do acordado com o cliente para o seu serviço, oferecendo pequenos agrados e surpresas que mostrem que o seu trabalho pensa nos detalhes e está muito acima do que é encontrado no mercado.

Por exemplo, ao realizar um ensaio fotográfico externo, ajude a pensar e a produzir não só um, mas diferentes cenários, composições de backgrounds e figurinos para que o seu cliente tenha um material que supere (e muito) o que ele idealizou. Torne a experiência dele de modelar algo único, capaz de marcá-lo positivamente e gerar a famosa propaganda boca a boca para o seu negócio.

Viu só como o marketing para fotógrafos pode ser praticado com diferentes estratégias tanto no online quanto no offline? Portanto, se inspire nas nossas sugestões para aumentar a procura pelos seus serviços, se destacar no setor fotográfico e alcançar um maior retorno financeiro na sua carreira.

Além disso, nunca abra mão de continuar estudando, se informando e se atualizando nesse ramo. Afinal, um bom profissional não pode nunca estagnar!

E como o assunto deste post é o trabalho de fotógrafo, nada melhor do conhecer novas opções de equipamento para você. Por isso, confira já todos os detalhes da Fujifilme XT-4!

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Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

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