Como tirar foto debaixo d’água? Conheça dicas práticas!

Quer saber como tirar fotos perfeitas debaixo d’água? Para isso, você vai precisar de um equipamento adequado, ajuste de foco, noção de ângulo, paciência e conhecimento do local em que vai fazer as fotos.

Fazer foto debaixo d’água é uma missão um pouco mais complexa do que registrar o dia a dia ou registrar um evento, mas com certeza foco e dedicação você terá bons cliques!

E com o objetivo de ajudar você a ter fotografias de qualidade no mar ou na piscina, preparamos essas dicas essenciais. Continue a leitura, descubra como ter fotos super massas, e assim, especialize-se nas novas tendências da fotografia!

Ter o equipamento adequado

Sim! A primeira dica de como tirar foto debaixo d’água com qualidade é ter um equipamento à altura. Assim como para ser um profissional de eventos, newborn ou filmagens, você precisa de câmeras que vão facilitar no seu resultado.

Hoje já temos no mercado algumas câmeras especiais para isso. Até mesmo acessórios que podem ajudar na submersão do seu equipamento profissional, ou até mesmo no smartphone. Seja qual for a escolha, ela deve ser da melhor qualidade.

As fotos subaquáticas podem ser feitas em águas claras, como piscinas ou até mergulhos próximos da superfície, que facilitam a qualidade de imagem.

Mas também, podem ser feitas no fundo do mar, que são locais escuros e que demandam ajustes manuais, por exemplo. Por isso, ter um equipamento adequado, que ofereça diversas opções de ajustes, é essencial para se programar com as imagens que quer fazer.

Se você está pensando em investir nesse tipo de fotografia e busca por imagens limpas e cliques perfeitos para melhorar seu marketing, precisa fazer uma boa busca por acessórios para câmeras profissionais, que podem integrar à sua. Um exemplo é a caixa estanque.

Seja qual for a escolha, é imprescindível que sejam produtos de qualidade, pois os resultados serão melhores para seu trabalho final.

Ajustar o foco

Você já está com as malas prontas para as férias e quer arrasar com fotos debaixo da água nas redes sociais, e de cara aguçar a curiosidade dos seus clientes, certo? Pois, então agora que você já sabe que precisa do melhor equipamento, precisamos falar sobre as imagens em si.

É essencial lembrar que, durante um mergulho, o profissional pode não ter a chance de pegar duas vezes aquela tartaruga olhando diretamente para onde está seu cliente.

Tudo é um momento único e bem rápido, semelhante a tirar uma foto em movimento, portanto o foco da câmera deve estar ajustado previamente, ou pelo menos, saber como tirá-la rapidamente se precisar.

Os equipamentos adequados vão ajudar nessa missão, porque trabalham com foco manual de fácil ajuste, ou até mesmo automáticos, que no caso de fotografias subaquáticas são os mais usados.

Não há nada mais triste do que o enquadramento perfeito com a imagem limpa, mas o foco em segundo plano ou em outro objeto que não o central. Portanto, teste muito os ajustes e até mesmo o funcionamento automático para saber como agir e ter o clique perfeito.

Cuidar do ângulo e iluminação

Assim como cuidar do foco da imagem é necessário, ter bons ângulos e cuidados com a luz, se torna ainda mais importante embaixo da água. Já que no mar, quanto maior profundidade mais escuro fica.

Porém, na piscina, por mais cristalina que seja a água, também pode ficar turva a imagem, por conta de químicas ou falta de iluminação. Além disso, as câmeras captam essas micropartículas que nossos olhos não conseguem ver. Contar com equipamentos de iluminação nessas horas pode facilitar para o resultado perfeito.

Ademais, pode ser interessante também acessórios que proporcionam efeitos diferenciados em meia água, como o DOME. Há versões de equipamento profissional, celular ou de câmera de ação.

Seja qual for a foto debaixo d’água a fazer, dê preferência para ângulos de baixo para cima, ou de frente para os objetos a serem fotografados. Assim as chances são melhores e as imagens mais legais.

Conhecer bem as águas que vai fotografar

Acima de tudo, não basta equipamento e técnicas para ter boas fotos debaixo d’água se você não conhece o local que vai fotografar. É essencial fazer mais de uma visita, conversar com pessoas locais, aprender sobre condições climáticas antes de se aventurar por essa experiência.

Além disso, é importante conhecer também lagos e piscinas em que vai fotografar, pois precisa de testes de iluminação e ajustes prévios para proporcionar experiências únicas aos clientes.

Se você pretende se tornar um especialista em foto debaixo da água, vai fazer um ótimo trabalho se estudar os mares em que deseja atuar, além dos tipos de iluminação e como contornar situações nesses cenários.

Usar o flash

O flash pode ser seu grande aliado para uma foto debaixo d’água com qualidade, já que ele ajuda a dar destaque em todas as cores, e não só no azul, que geralmente é predominante na piscina ou no fundo do mar. Outra função muito importante do flash é seu congelamento de movimentos, essencial em fotos debaixo d’água, sejam elas no mar ou na piscina.

Bem como, usar luz contínua também vai proporcionar experiências incríveis, principalmente em mergulhos mais profundos, onde a luz natural é praticamente nula.

É possível usar o próprio flash da câmera digital, desde que tenha as proteções devidas para a água, ou até mesmo já projetadas para o momento. O equipamento adequado sempre vai trazer resultados melhores às suas fotos.

Ter paciência

Mesmo com todas essas dicas de como tirar fotos debaixo d’água com qualidade, você pode não acertar logo de primeira. Por isso ter paciência e persistência é fundamental.

Pode ser que você fique frustrado ao olhar os resultados da primeira experiência com foto subaquática, mas é importante que pare uns momentos para analisar o que deu errado e, assim, corrigir nas próximas vezes.

Comece a usar essa técnica em lugares que frequenta sempre, como piscinas. Isso vai ajudar a pegar experiência para quando fizer um mergulho, por exemplo. Até você se profissionalizar e trabalhar diretamente com essas fotografias perfeitas.

Da mesma forma, nas fotos no fundo do mar, a paciência precisa ser ainda maior com o objetivo de garantir o clique perfeito. Aguardar que os peixes ou outros animais se aproximem pode levar um tempo, mas também é possível garantir um bom ângulo e fazer vários cliques. Assim você pode ter mais de uma foto debaixo da água.

Faça o máximo de cliques possíveis durante a experiência de tirar foto debaixo d’água, e depois analise no que pode melhorar. Certamente com essas dicas você terá as melhores fotos possíveis!

Quer continuar recebendo dicas de fotografia e os melhores equipamentos? Então siga nossas redes sociais e aproveite.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA