Edição de fotos: 6 habilidades que você precisa dominar

A edição de fotos é uma forma de assinar as imagens que você produz. Não como uma marca d’água faria, mas pela plasticidade, padrão e estilo que conseguimos desenvolver na imagem final. De modo que as pessoas olhem as suas fotos e saibam que são suas. Ter estilo depende não só da técnica em campo, mas da mágica da edição.

Inclusive, os clientes também costumam notar essa diferença e até sugerir edições para melhorar algum detalhe indesejado. Já percebeu? Diante disso, desenvolver seus conhecimentos na edição de fotos torna o seu trabalho mais profissional e destacado no mercado.

Por essa razão, listamos 6 habilidades que você deve dominar nessa área. Acompanhe!

1. Faça uma boa imagem

Como visto, a edição de fotos atua em conjunto com os registros fotográficos. Logo, para que o seu trabalho de editor seja valorizado, faça uma boa imagem, para começar. Afinal, diferentemente do que muitos fotógrafos amadores ou clientes podem imaginar, nem sempre é possível ‘’fazer milagre’’ na edição quando a qualidade do registro for ruim.

Contudo, especialmente se o cliente não for do ramo, tende a ser difícil fazê-lo compreender isso. Como consequência, o seu trabalho pode perder a credibilidade. Então, não negligencie o cuidado com a captação da fotografia por achar que a edição resolve qualquer lacuna.

Por exemplo, se uma imagem foi registrada com muita luz, alguns elementos presentes podem estourar e sofrer perda de informação, por melhor que seja a edição. Por outro lado, se ocorreu o oposto e a fotografia teve pouca captação de luz, é possível melhorar a nitidez na edição e tornar os elementos visíveis. No entanto, a qualidade da imagem tende a ser comprometida de todo modo.

Aprenda a trabalhar a luz

Ao partir para os editores de foto, você percebe que muitos deles possibilitam o controle da luz, mudando o resultado de uma imagem. Isso inclui alterações de tons médios, realces e sombras. Ao entender mais sobre cada um desses aspectos, fica mais fácil controlar a intensidade de luz em partes específicas da foto.

No entanto, é válido reforçar que o toque especial na edição de foto ocorre quando a imagem foi bem captada. Assim, também aprenda a aproveitar a golden hour — hora de ouro, ocorrida no nascer e no por do sol — ou a blue hour, que vem logo depois.

Também é importante induzir recursos como a contraluz (objeto fotografado de costas para luz), e flares. Este último consiste no reflexo da luz na lente e geralmente ocorre quando a câmera está mais posicionada frontalmente em relação à fonte lumninosa. Como resultado, a fotografia fica com manchas de luz em formato hexagonal ou circular, que é a reprodução do formato do diafragma da própria câmera.

2. Escolha o programa ideal para você

A escolha do programa de edição de fotos também impacta muito os resultados. Isso, por algumas versões serem mais limitadas que outras, principalmente, quando não se é profissional. Assim, descubra quais são os programas mais conhecidos.

Photoshop

Um dos softwares de edição de fotos mais conhecidos é o Photoshop, muito usado em campanhas publicitárias e em capas de revista. Parte disso é explicado pela capacidade de embelezamento das imagens.

Por exemplo, se os clientes se incomodarem, é possível remover celulite, marcas de acne, roupas amassadas etc. Até um clareamento nos dentes pode ser efetuado com esse programa. Contudo, tenha cuidado e bom senso para não exagerar e tornar as imagens artificiais.

Outras funcionalidades do Photoshop envolvem a capacidade de manipular fotografias para que o fotógrafo tenha mais liberdade criativa. Isso inclui modificar perspectivas, ângulos e muito mais.

Tudo varia conforme as demandas do profissional e do nicho em que ele atua. Assim, o Photoshop é uma ferramenta completa, mas também exige muita técnica dos editores. Algumas funções do Photoshop muito usados por fotógrafos são:

  • Ferramenta de vinhetas;
  • Ajuste básico da imagem (corte, balanço de branco, brilho, contraste, perspectiva, saturação etc.);
  • Ferramentas de colagem;
  • Ferramentas de moldura;
  • Adição de vários formatos de texto com diferentes estilos de fontes;
  • Possibilidade de controlar a intensidade dos filtros;
  • Coleção de filtros para detalhes de todos os tipos.

Adobe Lightroom

Assim como o Photoshop, o Adobe Lightroom também é muito popular no mercado. Afinal, ele possibilita configurações completas e diversos recursos na criação. Entre eles:

  • Correção de imperfeição, como olhos vermelhos e manchas;
  • Aplicação de retoques;
  • Sobreposição de fotos;
  • Vinhetas;
  • Mudança de perspectiva;
  • Correção de cor;
  • Ajuste de imagem (balanço de branco, contraste, brilho, saturação, vibratilidade etc.);
  • Filtros pré-definidos;
  • Cópia de parâmetros etc.

Afterlight

Outra sugestão de software para edição de fotos é o Afterlight. A sua fama se deve, especialmente, pela praticidade e rapidez na edição. Então, esse pode ser o programa ideal, caso você ainda esteja no início de carreira e precise de edições rápidas, mas eficientes.

Inclusive, a interface do Afterlight é intuitiva, útil até para amadores em edição usarem. Os serviços disponibilizados são:

  • Coleção de efeitos visuais de fotografia;
  • Ajuste básico (corte, saturação, brilho, contraste, vibratilidade etc.);
  • Coleção de molduras;
  • Coleção com mais de 60 filtros ou presets;
  • Coleção com mais de 60 texturas para realçar o melhor das imagens etc.

3. Elabore um fluxo de trabalho

A edição de fotos pode ser um trabalho mais complexo do que muitos imaginam, principalmente, para quem é iniciante. Então, para otimizar essa etapa, economizando tempo e elevando a qualidade do resultado, elabore um workflow (fluxo de trabalho). Acompanhe os passos, a seguir, para facilitar esse processo!

Curadoria das fotos

O primeiro passo é selecionar as melhores imagens, que deverão partir para edição em softwares. Afinal, existem muitas fotografias que não podem ser aproveitadas. Muitas vezes, esse processo é auxiliado conforme as preferências do cliente. No entanto, em alguns casos, os profissionais de edição têm autonomia na curadoria.

Tratamento

Essa costuma ser a segunda etapa do workflow que envolve os ajustes para melhorar as imagens. Assim, a fotografia sai crua da câmera e passa por correções em contraste, cores, saturação e vários outros aspectos.

Inclusive, é na etapa de tratamento que deve ser definido o padrão ou a paleta de cores da fotografia. Isto é, ela pode ter muito ou pouco contraste, ter cores pastéis, preto mais fosco ou maior saturação.

Seja como for, é recomendado que a edição ocorra harmonicamente e com o mesmo estilo de tonalidade nas fotos. Isso é positivo para que o cliente se satisfaça com os resultados. Ainda, é uma maneira de você criar uma identidade para o seu trabalho e ter mais autenticidade.

Manipulação

A manipulação pode ser o último processo no fluxo de trabalho da edição de fotos, para quem quer dar um toque ainda mais especial. Ele envolve a aplicação de técnicas que podem alterar elementos como cenário, efeitos e luz da fotografia.

Tudo isso varia conforme os interesses do profissional, principalmente, que precisa ter conhecimento e habilidade para manipulação.

4. Escute o cliente com atenção

É possível que ao iniciar a edição de fotos, os profissionais se empolguem e queiram inovar, principalmente, no início da carreira. No entanto, é indispensável executar o trabalho de forma alinhada com as solicitações do cliente, por mais que elas sejam diferentes da sua visão.

Dessa maneira, você mostra profissionalismo e contribui para desenvolver relacionamentos saudáveis com o público. Inclusive, prestar atenção aos desejos e às necessidades do consumidor também é uma estratégia para otimizar o tempo na edição.

Isso porque tem prazos a cumprir, alinhados com a expectativa do público. Então, muito mais que exercer sua capacidade criativa, a edição de fotos deve ser finalizada no tempo solicitado. Essa também é uma forma de crescer no negócio e conquistar um mercado maior.

Encontre clientes alinhados com seus interesses

Os clientes adquiridos são muito desalinhados com as projeções para a sua carreira de editor? À medida que você se expande no mercado, é mais fácil selecionar o público a ser atendido e até dizer ‘’não’’, caso o desejo da pessoa esteja em descompasso com seus interesses.

Consequentemente, o trabalho de edição de fotos tende a ser mais prazeroso e possibilita a expansão de habilidades pretendidas. Contudo, tire da sua cabeça que existe o cliente ideal. Afinal, cada pessoa tem personalidade diferente. Logo, saiba lidar com ideias distantes e não deixe de ouvir os consumidores e atender a suas expectativas, na medida do possível.

5. Procure se aprimorar constantemente

Todo ofício exige atualizações frequentes para que os profissionais se alinhem com as demandas surgidas e o dinamismo do mundo. Afinal, os softwares de edição de foto ganham novas versões e funcionalidades constantemente.

Assim, para entregar sempre bons resultados aos clientes, é preciso dominar tais ferramentas. Não é à toa que existem cursos de edição de fotos voltados para essa finalidade. Além disso, investir nessa atualização também é útil para se alinhar às tendências surgidas no universo da fotografia.

Por exemplo, nos últimos anos, houve um maior interesse do público por fotos vintage. Isso fica nítido, também, com o retorno de roupas de décadas passadas, remakes de séries, novelas e filmes antigos etc. Então, é natural que os clientes procurem fotógrafos para reproduzir tendências como essas.

Para que você se mantenha relevante no mercado, é importante saber sobre o universo vintage. Assim, o profissional propõe a melhor luz, cenário, ângulo etc., e ainda, consegue reproduzir na edição de fotos esse ‘’retorno ao passado’’, como ao usar tons sépia, fornecer textura à foto, usar o estilo preto e branco etc.

Autoconfiança e disciplina

Outra razão para que você se aprimore constantemente é a autoconfiança proporcionada. Afinal, existe o reconhecimento de que suas habilidades estão atualizadas conforme as necessidades. Esse sentimento pode abrir portas ao sair da zona de conforto no trabalho e na busca por mais clientes, por exemplo.

Inclusive, ao se aprimorar na área, não foque desenvolver habilidades de edição. Aprender a ter mais disciplina também é útil para uma maior organização do tempo, descobrir como prospectar novos clientes, organizar processos na edição etc.

6. Busque inspiração para inovar

A autenticidade e a criatividade podem ser muito valorizadas pelos clientes na hora da edição de fotos. Para alcançar essas características no seu trabalho, é importante ter referências de edição de outros profissionais. Caso contrário, as chances de você se limitar a entregar ‘’mais do mesmo’’ são altas.

Naturalmente, também considere o que os clientes solicitam, que pode ser edições simples e tradicionais. Contudo, muitas vezes, a preferência deles por esse estilo também ocorre por falta de referência dentro desse universo. Essa é mais uma razão para buscar inspiração e inovar no trabalho.

Redes sociais

Um dos canais em que essas referências podem ser encontradas são as redes sociais. Assim, a sugestão é que você siga perfis alinhados com esse objetivo e, ao rolar o feed, mesmo que despretensiosamente, as postagens sejam acompanhadas.

Logo, os insights podem surgir com naturalidade. Uma sugestão de rede social é o Instagram do fotógrafo Rafael Cavalcante. Mas existem muitos outros que podem ser encontrados nessa plataforma e em outras como o Pinterest, por exemplo.

Produções audiovisuais

A edição de filmes, séries, propagandas, programas de TV etc. também serve de inspiração para você editar fotografias. Afinal, essa é uma maneira de acompanhar tendências, papel da câmera ao escolher luz, cenário, ângulo etc.

Desse modo, o seu ofício como editor fica mais enriquecido e é mais fácil sugerir ideias aos clientes citando essas referências para trazer mais propriedade ao assunto. Por exemplo, ‘’gostaria de editar a sua foto do jeito X? Os filmes do diretor Y usam muito isso’’.

E aí, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre edição de fotos? Como visto, existem muitas habilidades a serem desenvolvidas para melhorar na profissão. Entre elas, aprender a ouvir o cliente, buscar inspirações, aprimorar-se constantemente etc.

Quer aproveitar a visita e conferir mais dicas de edição e fotografia? Acompanhe nosso blog e descubra 7 dicas de profissionais para produtoras de vídeo iniciante!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA