Descubra como conseguir ângulos criativos em suas fotografias

Eternizar momentos especiais por meio da captura de imagens é algo que demanda um bom equipamento, muita técnica e alguma dose de criatividade. Felizmente, é perfeitamente possível fazer isso seguindo algumas dicas simples. Para ajudar você nessa missão, preparamos este post explicando como conseguir ângulos criativos em suas fotografias.

Muitas vezes, com pequenos ajustes ou mudanças pontuais, é possível conseguir resultados impressionantes. Esses produtos finais podem ser um diferencial imprescindível para quem é um profissional do ramo e deseja conquistar mais clientes. Quer aprender como se destacar na criação de ângulos? Então, acompanhe as dicas!

Consiga as melhores imagens aéreas

Nos últimos tempos, especialmente com a popularização do Instagram e outras redes sociais, o ângulo aéreo passou a ser amplamente utilizado. Saiba que, para consegui-lo, você não precisa necessariamente de um drone ou grandes equipamentos. Basta se colocar em uma posição superior em relação aos objetos ou pessoas a serem capturados.

É uma excelente maneira de fotografar objetos, crianças ou até mesmo eventos. O efeito gerado é bem especial, principalmente se você usar uma lente grande angular, que entrega um enquadramento maior da cena. Para isso, você pode se posicionar no andar de cima, subir em uma cadeira, utilizar uma escada ou aproveitar qualquer outra solução que consiga identificar.

Considere o ângulo alto nas fotos

O ângulo alto não é tão extremo quanto o aéreo e nem oferece uma visão panorâmica do local. Mas isso não quer dizer que ele não seja muito útil para o fotógrafo ou que não possa fornecer resultados muito interessantes. O melhor de tudo é: para obtê-lo, basta se posicionar um pouco acima da pessoa ou do objeto que está sendo fotografado.

Pense nessa opção como uma forma de representar a percepção de mundo para pessoas com maior estatura, como uma reinvenção da maneira como os pais olham para os filhos, por exemplo. Os itens presentes na foto parecerão menores ou mesmo mais vulneráveis, fazendo com que os observadores pareçam mais dominantes.

Utilize o tradicional ângulo reto

O ângulo de câmera reto é um dos mais comuns do mercado, e qualquer fotografo de qualidade precisa dominá-lo para conseguir imagens bacanas. Em linhas gerais, podemos dizer que o seu grande objetivo é enfatizar as melhores características do que está sendo fotografado, realçando os detalhes e pontos fortes, seja de uma pessoa, animal, planta ou objeto.

Embora essa seja uma escolha mais óbvia, é uma boa alternativa para brincar com os contrastes, a iluminação e outros recursos que são bastante disponíveis nos dias de hoje. Além disso, é a versão mais usada para situações mais formais e retratos tradicionais. É a escolha mais certeira quando se pretende eternizar ocasiões especiais e datas comemorativas.

Não se esqueça do ângulo baixo

De maneira geral, podemos afirmar que o ângulo baixo é uma espécie de variação do disparo direto, que abordamos no tópico anterior. No entanto, existem algumas diferenças importantes, principalmente no posicionamento da câmera. Ela deve ser colocada em uma perspectiva inferior à do item ou pessoa que se deseja fotografar.

Trata-se de uma das grandes tendências do momento nas redes sociais, sobretudo no Instagram, pois confere um efeito interessante de fazer com que tudo pareça maior em relação ao seu tamanho real. Fica excelente para alguns contextos específicos, como:

  • anúncios de comida;
  • fotos em atrações turísticas;
  • maximização do público em eventos.

Conheça o famoso ângulo holandês (dutch angle)

Você já ouviu falar no ângulo holandês? O nome curioso se refere apenas ao ato de inclinar levemente a câmera para conseguir um efeito diferente na imagem. Na prática, ele fica melhor se o alvo das suas fotos contar, por exemplo, com linhas bastante nítidas ou formas geométricas.

Com isso, em vez de deixar tudo em um nível similar, você pode fazer leves inclinações com o intuito de despertar certa curiosidade no observador. As formas diagonais ajudam a direcionar o olhar dos espectadores para o centro da imagem, se essa for a sua intenção. Em geral, o dutch angle é uma escolha mais recomendável para objetos, e não paisagens ou pessoas.

Aproveite a curiosa visão de inseto

O próprio nome já indica qual é o estilo de foto denominado “visão de inseto” (ou bug’s eye, em inglês). Seria uma versão extrema do ângulo de câmera baixo. Nessa modalidade, o fotógrafo busca abaixar a câmera o máximo possível, fazendo com que a lente aponte diretamente para cima.

Nessa perspectiva inovadora, é como se o espectador fosse uma pequena formiga olhando para uma pessoa ou um item grande. Acredite: isso causará um efeito muito interessante na sua fotografia.

Embora fosse relativamente incomum no mercado há alguns anos, a visão de inseto vem se popularizando muito em tempos recentes, também por influência do poder das redes sociais. Eventualmente, será preciso deitar no chão ou adotar posições um pouco desconfortáveis — mas o esforço vale a pena, pois os resultados costumam ser incríveis!

Use bem o ângulo face a face

Por fim, não poderíamos fazer uma lista de dicas de como conseguir ângulos criativos em suas fotografias sem citar o face a face, uma das alternativas mais simples e tradicionais do mercado fotográfico ao longo do tempo.

Essa aposta tem uma pegada um pouco mais minimalista, mas que pode gerar resultados marcantes, a depender dos traços do rosto da pessoa fotografada ou de características específicas do que estiver sendo capturado na imagem.

O segredo é ajustar a lente exatamente no nível dos olhos ou do item a ser fotografado, o que tende a estabelecer uma conexão forte e pessoal com o observador da imagem. Essa opção é certeira para quem deseja fazer retratos fortes ou realçar detalhes como pequenas sardas, a coloração da íris, o formato dos lábios, um nariz proeminente e assim por diante.

Depois de conferir as nossas dicas, você já sabe como conseguir ângulos criativos em suas fotografias. Não se esqueça de testar bastante e se manter em movimento. Observe sempre detalhes como o fundo, a iluminação e quais as melhores posições para representar exatamente aquilo que você deseja passar.

Você achou o conteúdo informativo? Que tal dividir o conhecimento com outras pessoas? Compartilhe o post nas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA