Confira 6 dicas de como deixar as fotos mais nítidas

Hoje em dia, atuar com fotografia virou sinônimo de excelentes oportunidades, pois é um mercado que cresceu bastante e conta com boas remunerações. No entanto, para garantir um bom fluxo de trabalho, é preciso ser um profissional com bons conhecimentos técnicos. Por isso, separamos 6 dicas de como deixar as fotos mais nítidas.

Felizmente, alcançar uma ótima nitidez é perfeitamente possível por meio de algumas ações simples e recursos disponíveis, que permitem que você expresse a sua criatividade. Dessa forma, você estará em sintonia com as melhores tendências do mercado. Quer descobrir como fazer isso? Então nós iremos te ajudar! Confira!

Afinal, o que é nitidez na fotografia?

Antes de mais nada, precisamos conceituar bem o que é nitidez na fotografia. Em suma, podemos dizer que ela está relacionada com a clareza de detalhes da imagem. Ou seja, ela significa ter os seus elementos bastante visíveis ao olho humano, independentemente das suas características como: posição, tamanho, cor e profundidade.

No entanto, é comum que até fotógrafos profissionais tenham problemas para enfatizar texturas ou usar as técnicas apropriadas. Principalmente se as lentes não forem das melhores, ou se as câmeras não forem de uma boa marca. Para que isso não aconteça é preciso investir em equipamentos de qualidade, ter foco e dar o tratamento adequado.

Como deixar as fotos mais nítidas?

Agora que você já sabe melhor o que é foto nítida, é bem provável que você esteja querendo melhorar esse aspecto nas suas imagens, certo? O lado bom disso tudo é que isso pode ser viável, isso se você seguir algumas dicas práticas. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você:

1. Ajuste o triângulo de exposição

Uma das principais dicas para deixar as fotos mais nítidas está em ajustar o triângulo de exposição, que consiste na velocidade, no ISO e no diafragma da câmera. A realidade é que, como profissional de fotografia, isso precisa ser realizado quase que de forma automática, sempre que for captar alguma imagem e precisar de um bom resultado.

Por exemplo, é interessante testar a velocidade mínima para não tremer e conseguir uma boa expressão. Caso a lente não seja muito clara, reduzir a velocidade será imprescindível para ter uma foto bem nítida. No entanto, em geral não é recomendado usar um valor menor que 1/100 ou 1/150, pois qualquer movimento mais intenso pode deixar tudo borrado.

2. Escolha o modo de foco

Outro ponto que deve ser analisado pelo fotógrafo é o modo de foco. Aliás, vale ressaltar que brincar com ele é uma das tendências do momento. Sobretudo com o sucesso que as redes sociais vêm fazendo nos últimos anos, como por exemplo o Instagram e o Pinterest. Porém, o fato é que para ter um bom resultado é fundamental saber como fazer isso.

Existem modos diferentes na sua câmera, e se a ideia é fotografar retratos e produtos, o foco manual pode ajudar bastante. Por outro lado, se você presta serviços para eventos ou festas de crianças, o modo AI-Servo é fundamental, pois acompanha as pessoas conforme elas se aproximam ou se afastam. Ela sempre atualiza o foco para ter a maior nitidez possível.

3. Capriche na iluminação

Falar em fotografia é quase um sinônimo de falar em iluminação, não é verdade? Entretanto, quando pensamos em termos de nitidez, ela pode ser ainda mais importante. Nesse sentido, embora isso não seja uma lei inabalável, podemos dizer que quanto melhor for a luz do local, mais elevada será a qualidade dos resultados do fotógrafo.

Logo, tendo espaços com uma claridade mais intensa e homogênea, você pode até usar um ISO mais baixo, variar as velocidades e escolher melhor o diafragma. Para isso, os horários mais indicados são a manhã e à tarde, pois o sol dá uma grande força. Se isso não for possível, uma boa solução é utilizar um potente refletor ou iluminador de LED.

4. Considere o disparo contínuo

Embora alguns fotógrafos mais tradicionais não gostem tanto da ferramenta, não dá para negar que o disparo contínuo é ótima para garantir os movimentos e também expressões bem definidas. Além disso, com certeza ele ajuda a deixar as fotos mais nítidas, principalmente em ocasiões mais atribuladas, como festas e demais eventos.

Já que nessas situações será difícil não errar, pois são muitas pessoas passando, diversos focos de luz e muitos itens no cenário. Em outras palavras, o disparo contínuo pode ser uma ferramenta incrível, mas é evidente que ele não serve para que você saia clicando desesperadamente sem pensar, e sim usá-lo nos momentos certos.

5. Utilize lentes de qualidade

Falando de uma maneira um pouco romantizada, dá para dizer que as lentes são os “olhos” das câmeras, não é mesmo? No entanto, não tem muito para onde escapar. As lentes são realmente relevantes para um bom resultado, inclusive em termos de nitidez. Contudo, prepare o bolso, pois os melhores modelos não costumam custar barato.

No entanto, ela é um investimento com um excelente custo-benefício, pois o recurso investido retorna em forma de qualidade, credibilidade e mais trabalhos. Priorize os bons fabricantes, e se o orçamento estiver muito apertado, comece com as tradicionais 16, 18 ou 35mm. Por fim, compre versões mais tecnológicas conforme suas finanças permitirem.

6. Invista em um bom tripé

Acima de tudo, por mais que você seja uma pessoa mais prática e espontânea, não dá para ser um fotógrafo sem investir em um bom tripé. Tenha em mente que, além de ajudar nos resultados e na nitidez das suas fotografias, o item funciona como uma boa estratégia de marketing, o que deixa claro que você é profissional.

Os tripés são essenciais, por exemplo, quando você está pretendendo trabalhar com uma exposição maior, como paisagens e horizontes, mas precisa garantir que qualquer movimento nas mãos não comprometa a imagem. Existem modelos e preços bem diferentes, mas a escolha ideal depende muito da sua necessidade no momento.

Lembre-se que a nitidez pode ser um artifício excelente para desenvolver conceitos em fotos. Por exemplo, quando diminuída de forma estratégica pelo fotógrafo. Por fim, seguindo os passos que te ensinamos em todo o artigo, você deixará as fotos mais nítidas e terá resultados muito melhores nas suas imagens!

Gostou de conhecer nossas dicas de como deixar as fotos mais nítidas? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA