Conheças as novas tendências da fotografia para 2022

Para ter as melhores oportunidades e sempre ser chamado para trabalhar no setor de fotografia, é preciso ter um olhar apurado, muita criatividade, capacidade técnica e amplos conhecimentos sobre o que está acontecendo no ramo. Diante de tal realidade, conhecer as novas tendências da fotografia para 2022 é muito importante.

O resto do ano promete e está sendo super influenciado pelas redes sociais, o que abriu um mercado completamente novo e que promete trazer excelentes resultados. Tanto para quem atua como freelancer, quanto para quem anseia por um cargo em uma boa empresa. Você ficou interessado? Então, leia mais para ficar antenado!

Quais são os principais estilos de fotografia?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre os principais estilos de fotografia. Eles são muito variados, mas alguns são bastante recorrentes, como as fotos de retrato que destacam o rosto e podem ser usadas para situações oficiais. Hoje em dia, as fotos de retrato também costumam ser usadas para preencher a imagem de perfil nas redes sociais.

Outro setor muito grande é o de fotojornalismo. O seu intuito principal é o de transmitir informações, bem como o setor de fotografias publicitárias, usadas em estratégias de marketing e peças de divulgação. A moda também não pode ficar de fora, como editoriais e ensaios relacionados às novas coleções de roupas ou de marcas específicas.

No entanto, falando em particular sobre tendências, a macrofotografia é bastante interessante. Ela ocorre quando o item fotografado é ampliado diversas vezes mais do que seu tamanho original. Enquanto a microfotografia foca em coisas pequenas, por vezes microscópicas, para isso exige equipamentos avançados, como microscópios, lâminas e muito mais.

Quais são as principais tendências da fotografia?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os diferentes estilos de fotografia, podemos abordar mais profundamente as maiores tendências da fotografia para 2022. Vamos mostrar como você pode aproveitá-las para conseguir mais trabalhos e entregar resultados melhores para os clientes. Então, vem com a gente!

Fotos panorâmicas

Uma das novas tendências da fotografia para 2022 são as fotos panorâmicas. É bem capaz de você já ter trabalhado com elas ou já ter visto em algum lugar. Na prática, elas se popularizaram muito por conta do imenso número de smartphones com câmera digital, que contam com ótimos recursos e possibilitam imagens muito boas para as mídias sociais.

Para isso é preciso que haja amplitude na captura, que chegue a impressionantes 360° e registre o cenário completo. A técnica permite que o observador se sinta imerso em um determinado ambiente, e nos dispositivos de tecnologia é possível arrastar para os lados. Pense em usar isso em formaturas, cerimônias de casamento ou ações de divulgação.

Minimalismo nas imagens

A tendência minimalista vem marcando seu espaço em diversos segmentos, como o setor imobiliário, design, produtos, decoração e moda. Logo, o ramo de fotografia também sofre sua influência, só que de uma maneira um pouco diferente. A ideia é usar o contexto deste movimento social e cultural para empregar o mínimo de elementos, gradações e formas.

Por certo, os resultados podem ser excepcionais, com composições que conseguem prender a atenção do olhar só com uma tonalidade da cartela de cores, além de geometrias simples e texturas homogêneas.

Para este ano a novidade veio com tudo. Voltando para as paisagens de sol, chuva, névoa, mar e deserto. Minimize os pontos de distração e não abuse dos efeitos, combinado?

Espontaneidade nos registros

A espontaneidade é mais uma das novas tendências da fotografia para 2022, e tem a ver com a explosão das mídias sociais. Afinal, este tipo de canal foi criado como uma espécie de relato digital do dia a dia dos usuários, nos quais eles podem postar fotos, mensagens, textos curtos, vídeos e outros recursos. Para isso, nada melhor do que ser espontâneo, não é mesmo?

Por isso, fotografe clientes e paisagens com o máximo de autenticidade. Evite também aprimorar demais os elementos por meio de filtros ou outras técnicas de manipulação.

Com bom senso, aposte na realidade! Inclusive se você estiver produzindo campanhas para marketing e divulgação, pois os consumidores atuais não gostam de poses ensaiadas e querem algo que reflita seu cotidiano.

Uso de smartphones e drones

Não dá para falar em novas tendências da fotografia para 2022 sem citar smartphones e drones. Eles simplesmente mudaram a fotografia contemporânea e fizeram com que os profissionais tivessem que se adaptar. Além disso, não se engane, o uso do mobile para capturar imagens vai continuar crescendo, bem como a qualidade das câmeras e o número de filtros disponíveis.

Por isso, para chegar ao ponto de uma pessoa contratar um fotógrafo freelancer para registrar um evento ou ocasião comemorativa, é essencial que ele seja muito diferenciado no que faz.

Nesse sentido, os drones são uma nova ferramenta que tem ajudado bastante, pois permite fotos aéreas fantásticas e registra paisagens de uma forma impressionante.

Como usar essas tendências em suas fotos?

Pouco adianta conferir o post até aqui se você não se preparar para usar as tendências no seu trabalho, não é verdade? No entanto, felizmente existem muitas maneiras de você fazer isso e agregar valor para sua atuação como profissional.

O primeiro passo você já deu, que consiste em ficar em sintonia com os desafios e tendências da fotografia contemporânea, além de saber o que o público de hoje anda exigindo.

Outra medida excelente é separar uma parte do orçamento para investir, sobretudo, em opções que possam proporcionar bons retornos em curto prazo. Os cursos de aprimoramento também são uma ótima dica, mas considere também a aquisição de lentes de alta qualidade e ferramentas como um drone, que permitirá fotos panorâmicas muito requisitadas.

Pronto! Agora você já sabe quais são as novas tendências da fotografia para 2022. No entanto, não deixe de aproveitar sua leitura. Use todos os conhecimentos que te mostramos a seu favor e tente se manter sempre na melhor sintonia com o público de hoje. Agora você sabe o que eles esperam de um bom profissional de fotografia!

Gostou de conhecer as novas tendências da fotografia para 2022? Não seria bacana que todos os seus amigos e colegas de trabalho também recebessem essas dicas? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA