Os presets, como sua própria tradução (do inglês) diz, são predefinições que otimizam o processo de edição de imagens. Neste post, nosso mestre do Lightroom, Henrique Ribas, dá dicas incríveis sobre como criá-los de maneira profissional
O que são os Lightroom Presets?
Antes de falar das dicas de Lightroom Presets, o que eles são? Uma vez que tratamos uma imagem, os dados que o Lightroom grava em seu catálogo são armazenados como números. Estes números são aplicados imediatamente à imagem como forma de tratamento. Porém, até este momento ele somente é relacionado a uma imagem específica, mas é possível criarmos os chamados Lightroom Presets para que possamos salvar este tratamento para uma reutilização futura.
E esta é a mágica da produtividade na fotografia com o uso dos Lightroom Presets.
Como Criar Lightroom Presets?
Criar Lightroom Presets, ou Presets do Lightroom (predefinições do Lightroom), é muito simples. No passo a passo abaixo você pode conferir como:
- Primeiramente efetuamos o tratamento completo da imagem, no modo de Revelação do Lightroom
- Este tratamento deve englobar todos os detalhes que deseja para a fotografia em questão.
- Após a finalização, do lado esquerdo da tela no modo de Revelação do Lightroom, clique no sinal de + ao lado da palavra PREDEFINIÇÕES ou PRESETS (em inglês)
- Nesta próxima tela você escolherá quais ferramentas deseja salvar para que seja armazenado no arquivo de Preset
- Lembre-se de dar um nome ao seu preset do Lightroom e clique em Criar!
Depois de aprender a criar, confira as dicas para os Lightroom Presets:
1. Nome do Preset do Lightroom
O nome atribuído a um Lightroom Preset é fundamental para que você possa reutilizá-lo futuramente. Se escolher um nome padrão ou algo que não te lembre do que se trata, pode ser que não consiga uma efetividade neste uso futuro.
Opte por nomes que são relacionados ao tratamento que foi executado e que agora está sendo salvo como Lightroom Presets. Evite nomes do tipo: luz do sol da primavera, sunshine, nuvens do outono, que não trarão exatamente a possibilidade de re-uso efetivo do preset.
2. Organização em pastas de Presets
Dentro da tela dos Lightroom Presets temos como escolher uma pasta para salvá-los. Esta pasta tem uma importância enorme e muitos a ignoram.
Crie quantas pastas forem necessárias. Separe seus Lightroom Presets em pastas de Preto e Branco, Cor, Nitidez, Efeitos, Color Grading, Pele, e por aí vai. Desta forma, encontrar um Lightroom Preset específico será bem mais rápido e fácil.
3. Seleção das ferramentas que são necessárias para criação do Preset
Por fim, porém não menos importante, está a seleção das ferramentas na tela de criação de Lightroom Presets. 90% das pessoas que vejo criando presets e muitos daqueles que vendem presets não se preocupam com este ponto. Eles salvam um preset selecionando todas as ferramentas ao mesmo tempo e isso pode se tornar muito ineficiente ao longo da reutilização das predefinições.
Então, ao criar um preset, busque uma única ou algumas poucas ferramentas que fazem algo específico. Desmarque todas as demais. Dê um nome coerente ao preset e salve-o.
Repita este passo salvando as várias ferramentas separadamente. Isso irá facilitar muito a maneira como poderá reutilizar e aplicar de forma profissional estes Lightroom Presets criados por você.
Ribas, você recomenda a compra de algum pacote de Lightroom Presets?
Particularmente eu busco criar os meus próprios Presets do Lightroom. Já comprei muitos presets pela internet, Presets de grandes profissionais. Alguns extremamente bem criados e passíveis de reutilização, como os presets da VSCO, da DVLOP e da SLR Lounge ou Jared Platt.
Mas nos últimos meses me deparei com um pacote muito especial de um brasileiro muito dedicado. Gustavo Lucena, um fotógrafo de Brasília – DF criou uma empresa chamada 18%Lab que é especialista no desenvolvimento de presets de alto nível. O seu pacote em questão é o Real Cinematics Look que foi criado de forma especial pensando em filmes/películas específicas muito utilizadas em cinema, assim como também nas colorações que este segmento utiliza.
O mais legal deste pacote é o fator de versatilidade de reutilização. Isso me cativou muito, pois assim como mencionei mais acima, poder aplicar um preset numa imagem ao ar livre e outra clicada dentro de uma igreja é algo primordial para que eu tenha uma equalização do meu material e uma unidade de uso do mesmo.
E aí, curtiram as dicas de Lightroom Presets? Sigam minhas redes sociais e caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato!
Desde 2006 ensino fotógrafos a terem um trabalho ainda melhor com uso do Lightroom e Photoshop.
Conte comigo e me deixe te ajudar!
Um abraço!
Instagram: @henriqueribas
Site: www.henriqueribas.com
Meus outros posts: https://www.xseries.com.br/autor/henriqueribas/
TAGS
Compartilhe nas redes sociais
AUTOR:
Henrique Ribas
Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento em tratamento de imagem. Apaixonado por pessoas, na fotografia Henrique Ribas se especializou em Casamentos e Família, estando neste mercado desde 2008.
Blog Fujifilm
Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!
SIGA A X SERIES POR E-MAIL
Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!
Quem escreve para a X Series:
Loja virtual
SIGA X SERIES
VEJA TAMBÉM
Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?
Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…
fernandaquintino
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?
A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…
Fujifilm Brasil
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram
Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….
Fujifilm Brasil
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas
Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…