Saiba como fazer o balanço de branco em fotografia

Contar com um bom equipamento, adotar as melhores técnicas e saber como manejar as imagens adequadamente é fundamental para se tornar um fotógrafo de sucesso. Mas alcançar um resultado de qualidade pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Um passo importante para isso é aprender como fazer o balanço de branco em fotografia.

Trata-se de um elemento relevante para quem quer se especializar na área. Um bom balanço de branco ajuda a obter imagens incríveis e produzir um portfólio diferenciado. Com isso, é possível atrair um número maior de clientes e até conquistar a atenção dos melhores recrutadores. Continue a leitura e descubra como usar esse recurso!

O que é balanço de branco?

Antes de mais nada, é preciso conceituar bem o balanço de branco. Na prática, é uma função que ajuda a corrigir a coloração nas fotos. Um bom manejo dela não apenas permite que elas pareçam mais precisas e reais, mas também traz resultados mais condizentes com o que o cliente e o fotógrafo esperam da imagem — tudo isso sem perder a naturalidade.

Para tanto, na sua câmera, será preciso identificar e equilibrar os tipos de iluminação, tonalidades e temperaturas. Estas podem ser mais frias, puxadas para o azul e o cinza, ou mais quentes, ficando mais amareladas ou avermelhadas. Cada fotógrafo pode ser mais adepto de um tipo de edição, de acordo com seus objetivos e estilo de fotografia.

Como usar o balanço de branco nas suas fotos?

A forma de usar o balanço de branco nas fotos dependerá de uma série de fatores. Afinal, a relação das cores e da iluminação mudará completamente se você estiver fotografando dentro de uma casa, uma locação semiaberta ou uma área externa durante o dia, por exemplo, uma vez que cada ambiente tem as suas características.

Por isso, antes de fazer a captura da imagem, é preciso ajustar o balanço de branco (ou white balance, em inglês). Ele deve ser regulado a cada trabalho, de acordo com a luz local e os resultados esperados. A exceção fica por conta dos profissionais que atuam apenas no mesmo estúdio, com condições de luminosidade sempre controladas e semelhantes.

Como ajustar o white balance na sua câmera?

Nos tópicos anteriores, você pôde entender um pouco mais sobre o conceito de balanço de branco e como ele deve ser regulado nos diferentes ambientes nos quais um profissional de fotografia pode atuar. Agora, vamos trazer algumas dicas práticas, para que você possa ajustá-lo bem, usar toda sua criatividade e alcançar os melhores resultados. Confira!

Defina o seu estilo de fotografia

O primeiro passo para quem deseja aprender a ajustar o white balance na câmera consiste em definir o próprio estilo de fotografia. Afinal, como dissemos anteriormente, existem aqueles profissionais que gostam de uma pegada mais quente nas suas fotos, enquanto outros são mais versáteis. Alguns também gostam da tendência minimalista, com imagens mais frias e azuis.

Na prática, isso quer dizer que o ajuste do white balance depende de qual resultado você e o seu cliente gostariam de alcançar. Tenha em mente que tonalidades mais amareladas ou avermelhadas trazem uma sensação mais calorosa e aconchegante, perfeita para ambientes ensolarados ou locações externas. Estude as cores e descubra a influência de cada uma delas.

Não deixe de apostar nos testes

Os maiores aliados dos fotógrafos, sobretudo aqueles que ainda estão no começo de carreira e não definiram um estilo próprio, são os testes. É uma forma de aprender a usar melhor o seu equipamento e conhecer as possibilidades e limitações que ele proporcionar, além de descobrir os resultados obtidos quando você ajusta o white balance na câmera.

Você pode, inclusive, fazer isso em casa pra pegar o jeito, focando em objetos comuns presentes no imóvel, nas crianças da sua família ou em situações do cotidiano. Busque entender como cada locação, horário e estilo demandarão um balanço de branco diferente. Com o passar do tempo, fazer isso se tornará algo mais natural, simples e intuitivo para você.

Aproveite para aprender com os erros

Nessa fase de testes e tentativas na sua própria casa, é muito provável que você cometa alguns erros e tenha resultados não tão positivos assim. No entanto, isso não deve servir para gerar dúvidas ou desestimular ninguém de seguir no incrível mundo da fotografia, pois é uma forma de aprender e promover uma verdadeira reinvenção no seu estilo de trabalhar.

Além disso, não se esqueça de que, nos dias de hoje, você pode recuperar muita coisa na edição, mesmo que tenha se esquecido de configurar o equipamento na hora das fotos. Atualmente, existe uma série de softwares impressionantes disponíveis, com os quais você deve manter uma estreita relação de uso e um grande conhecimentos das suas funcionalidades.

Aposte nos cursos de aprimoramento

Todo profissional que anseia pelo sucesso precisa fazer alguns cursos de aprimoramento, ao menos de forma esporádica. Com o setor de fotos, isso pode ser ainda mais recomendável, uma vez que é um campo bastante exigente, que vive em constante transformação e demanda uma boa sintonia com as mais diversas tendências que estejam surgindo no mercado.

Existem faculdades que estão relacionados com o ramo, como jornalismo, comunicação e a de fotografia propriamente dita. Além disso, existem workshops e aulas pontuais, que podem contribuir para que você descubra todas as funções de sua câmera, conheça as lentes, aprenda a manejar o diafragma e assim por diante. Vale a pena investir, pois o retorno costuma ser excelente.

Faça o ajuste de branco nas suas fotos

Por fim, vamos falar sobre como fazer a regulagem propriamente dita. Obviamente, isso depende do tipo de equipamento que você está usando e, principalmente, da situação, tendo em vista que as alterações serão completamente distintas se você estiver em um ambiente totalmente aberto e com muita luz solar, ou dentro de um imóvel ou estúdio fechado, por exemplo.

A função “balanço de branco” está presente na grande maioria das câmeras de boa qualidade, usualmente representada pela sigla WB (White Balance), escrita em algum botão no corpo do aparelho. Quando você encontrá-lo, basta selecionar a posição mais adequada para a ocasião, como:

  • Luz do dia;
  • Sombra;
  • Nublado;
  • Automático;
  • Tungstênio;
  • Flash.

Como você pôde ver, fazer o ajuste do balanço de branco em fotografia é muito importante para ter resultados satisfatórios. Vale ressaltar que qualquer regulagem deve ser pensada de maneira individual, em sintonia com o estilo do fotógrafo, o tipo de locação, as demandas do cliente e, principalmente, com o resultado esperado especificamente para cada trabalho.

Você quer conferir mais conteúdos sobre fotografia e aumentar os seus conhecimentos? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA