Descubra como fotografar e filmar com a mesma câmera

Uma boa imagem é algo que várias vezes fica gravado em nossas mentes. Vale mais do que mil palavras, como diz um certo ditado popular. Nunca esse fato se mostrou tão verdadeiro como nos dias atuais. Com um mundo cada vez mais conectado, nos divertimos e buscamos cada vez mais informações por meio de vídeos, não é?

Até mesmo os blogs são escritos com o auxílio de imagens e vídeos para que os leitores lembrem melhor. Nos sites, são as imagens e as cores que mais constroem as identidades das marcas.

No entanto, isso é mais do que apontar uma câmera e apertar um botão. Saber como fotografar e filmar é uma verdadeira arte que exige dedicação e prática. Se você deseja conhecer os melhores equipamentos e acessórios para te ajudar em suas imagens, olha só o post que preparamos para você!

Por que comprar uma câmera que fotografa e filma?

Vários momentos da vida merecem ser registrados. Hoje com os smartphones é comum termos sempre uma câmera à mão, concorda? Contudo, não é só ligar e começar a registrar. Existe todo um processo de enquadramento de imagem.

Temos que ajustar o foco, adequar a lente à luz do ambiente e escolher o melhor zoom. São muitos detalhes importantes para garantir uma boa recordação. Quem trabalha profissionalmente com o registro de imagens deve ter a atenção redobrada. Uma boa filmagem não é mais um diferencial de mercado, é um pré-requisito, sabia?

A escolha de uma câmera profissional para gravar vídeos pode fazer toda a diferença. Assim como, montar um bom trabalho com fotos ou filmes garantirá a satisfação dos clientes. E entregar um trabalho melhor que o da concorrência garantirá mais trabalhos no futuro.

Seja para momentos espontâneos ou roteirizados, você não pode perder a chance de fazer um bom registro. Isso torna fundamental a escolha do equipamento correto. Não basta saber como fotografar e filmar. O profissional deve ter a mão o equipamento certo. Tanto para registrar o momento, como para editar a atividade e entregar. Tudo com muita organização e criatividade.

Qual câmera escolher para filmar?

Quem tem a real paixão por fotografar e filmar, deseja utilizar os melhores equipamentos. Porém, a escolha do equipamento correto depende de muitos fatores. Em resumo, deve-se levar em conta a finalidade do projeto. Em quais mídias sociais o vídeo será postado? Como Youtube, Whatsapp ou Instagram? Em que ambiente será filmado? Todos esses elementos devem ser considerados.

A câmera digital deve ser escolhida a dedo se você é um fotógrafo que deseja crescer na carreira. Funções como captura de movimento em alta velocidade, um bom visor para enquadramento e monitor LCD estão presentes nas máquinas mais modernas. Tudo para que tanto profissionais quanto amadores possam realizar filmagens de qualidade. Você também deve ter em mente o valor do investimento a ser realizado.

Além disso, o conforto na hora de manusear o equipamento influencia e muito na qualidade das imagens capturadas. O tamanho e peso do dispositivo são importantes para as gravações. Uma boa pesquisa de mercado fará a diferença na escolha do equipamento ideal.

Observe também os avanços na tecnologia, para garantir que sua filmadora dure bastante tempo. Pois, é bom adquirir peças de reposição facilmente sempre que precisar.

Como usar a câmera para fotografar e filmar?

Agora que escolheu o equipamento que mais se ajusta aos seus jobs. É só uma questão de ligar a câmera e dar aquele clique perfeito, não é? Ainda não! Você também deve ter a ciência do ambiente que será filmado.

O que aparecerá nas imagens? Quantas pessoas estarão presentes? Tudo isso serve para que seus vídeos e fotos tenham um foco e fiquem da forma que você deseja. Assim, você terá uma boa lembrança e transmitirá uma boa mensagem.

Além disso, é importante elaborar um roteiro com elementos e duração. Faça um checklist de tudo que deseja que apareça. Assim manterá seu foco por meio do enquadramento correto. Logo, o trabalho terá uma imagem limpa e atingirá a sua finalidade. Isso tudo facilita para ter bons takes e utilizar as funções de acordo com a câmera escolhida, e assim tirar as melhores fotos durante as filmagens.

Outra dica é ter uma boa equipe de apoio para orientar, até mesmo sobre os ângulos que você não notou. Fique atento ao clima quando enquadrar ambientes externos e regular o ISO (a sensibilidade à luz) da câmera.

Se for pela arte ou pela concorrência do mercado, o importante é você mostrar o melhor do seu trabalho. Lembre-se que outras pessoas fazem muitas preparações, então brilhe naquilo que você faz.

Quais os acessórios para filmar com a câmera fotográfica?

Além da filmadora ideal, deve-se escolher equipamentos de apoio. Se o ambiente traz consigo muita interferência de som, é conveniente utilizar um microfone. Algumas câmeras possuem bons microfones de fábricas, mas se utilizar um externo, a edição será mais fácil. O mesmo se aplica aos equipamentos de iluminação para locais com pouca visibilidade. Tenha com você um bom flash para as fotos.

Ademais, se fizer uma viagem para locais sem energia, lembre-se de levar baterias e carregadores extras. Para fotos e filmagens de longa distância você pode acoplar tubos de extensão às suas lentes. Para filmes mais longos e que necessitem de estabilidade na imagem você pode usar tripés para apoiar a câmera.

Para facilitar ainda mais a vida de produtor de vídeo, a tecnologia permite o uso de equipamentos de comando sem fio. Como te mostramos, saber como filmar e fotografar é uma arte rica em detalhes. Todos os pontos devem ser observados para obter os melhores resultados. Desde escolher uma câmera a ter em mãos o equipamento ideal.

Por fim, você também deve escolher com cuidado o local da filmagem e compor um bom cenário. Nada deve sobrepor o foco das imagens. Tudo isso ajuda a executar uma tarefa agradável. Tanto para quem produz, como para quem consome o conteúdo. Lembre-se: não é só comprar o que há de mais moderno e caro, o resultado final quem define é você, hein?

Quer ajudar outras pessoas a como fotografar e filmar? Então, compartilhe este post nas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA