Fujifilm X-T4, a câmera híbrida que supera as expectativas

Fujifilm X-T4 uma câmera híbrida com estabilizador de imagem. Marcello Barbusci comenta tudo o que achou do novo equipamento da Fujifilm X Series

E aí? Hoje eu vou falar sobre a tão esperada Fujifilm X-T4, uma câmera híbrida de respeito.

Este não é um review para ver todos os detalhes técnicos da câmera. Será algo mais genuíno e sob minha perspectiva: eu, como filmmaker e fotógrafo, vou falar sobre o que eu testei e me agradou. Principalmente sobre os seis pontos que mais me chamaram a atenção na X-T4:

O autofoco, o estabilizador de imagem, a bateria, o novo obturador, os 240 fps em full HD e o LCD flip.

Então agora, vamos item a item e não nessa ordem 😉

 

Bateria

Primeiramente, falarei sobre a bateria. A Fujifilm diz fazer a X-T4 chegar a 600 fotos com essa bateria, que por sinal, é bem mais robusta. Eu digo que cheguei a mais de 600 fotos com essa bateria, mas eu tenho um estilo um pouco fora do padrão. Minha câmera fica desligada e eu só ligo no momento de fotografar ou filmar. Na sequência, eu desligo o equipamento.

Enquanto na X-T3 você tem uma média de 300 a 400 fotos por recarga da bateria, pode afirmar que essa nova é uma grande evolução em rendimento.

 

Sistema de estabilização

Sobre o sistema de estabilização, o IBIS, a X-T4 traz um novo mecanismo com 5 eixos: menor, mais leve e mais silencioso. Pra mim, que não sou um adepto ao uso de gimbals e prefiro fazer as cenas com a câmera na mão, foi algo surpreendente. Esse novo IBIS me dá mais liberdade e segurança nas minhas filmagens. E pra você que é fotógrafo vai te dar a possibilidade de trabalhar com o ISO mais baixo em cima de uma velocidade mais lenta porque você tem o equipamento mais estável nas suas mãos.

 

Novo obturador

Já que eu tô falando de fotografia, vou falar do novo obturador. A X-T4 herda da X-H1 a sensibilidade no disparo, isso torna o obturador da X-T4 incrivelmente silencioso e sensível a disparar por conta da absorção do impacto. Eu não podia deixar de dizer que esse novo obturador em disparo contínuo parece uma máquina de costura de última geração. Faz 15fps no obturador mecânico e 20fps no obturador digital.

 

Autofoco

Bom, e essa velocidade toda no obturador não adiantaria de nada se o autofoco não conseguisse acompanhar e a Fujifilm também pensou nisso. Evoluiu seu sistema de autofoco para foto e também para vídeo. O rastreamento de objetos e rosto ficou muito mais rápido e preciso.

 

240 fps

Já que voltei a falar de vídeo, não poderia deixar de falar sobre os 240 fps em full HD, um super slow motion. Eu sou suspeito para falar, mas pra mim, ficou fantástico.

 

LCD flip

E aí o tão esperado LCD flip. Quando eu passei a usar câmeras Fujifilm nas minhas filmagens além de usar nas minhas fotografias, eu questionei a Fujifilm Brasil e a Fujifilm Japão quanto a ter uma câmera com o LCD flip e parece que eles combinaram a resposta, simples e objetiva: seja paciente!

Hoje, em 2020, com a chegada da X-T4, eu fui contemplado com esse recurso. Para alguns, pode parecer supérfluo, mas pra mim é um ganho de produtividade. Eu ganhei mais versatilidade em diferentes ângulos de filmagem e de fotografia.

 

Versatilidade

Um detalhe simples mas de grande importância para mim: diferente da X-T3, onde as opções para foto e vídeo estavam juntas com outras opções referentes à fotografia, na X-T4 temos um seletor exclusivo para escolher entre fotografar e filmar de forma precisa e fácil.

 

Simulação de filmes

E falando da Fujifilm, a X-T4 não poderia deixar de ter os famosos simuladores de filme da própria Fuji. Agora, além dos 11 simuladores que já embarcavam na X-T3 e outros modelos, temos um novo simulador que é o Eterna Bleach Bypass, que ainda é menos saturado que o Eterna tradicional.

Com isso, ela te dá uma condição bem interessante para você colorir a sua imagem em um arquivo bem mais leve do que o F-Log para vídeo e o RAW pra foto. Significa um ganho de tempo se você não tiver a necessidade de usar um arquivo “cru” para fazer o tratamento de cor.

 

A Fujifilm X-T4 tem outros novos recursos que a gente passaria aqui horas conversando e aprendendo sobre eles, mas eu acho que consegui passar em cima dos testes que eu fiz que a Fujifilm X-T4 não é somente uma câmera híbrida, a Fujifilm X-T4 é A câmera híbrida.

Vem ver todos esses detalhes no vídeo que gravei após ser o primeiro a testar a X-T4 no Brasil:

 

E aí, curtiu?

Então fica de olho nos meus próximos conteúdos e descubra que a fotografia e o vídeo podem ser mais simples do que você imagina.

Até lá!

_

 

Instagram: @mbarbusci

Youtube: youtube.com/marcellobarbusci 

Meus outros posts: https://www.xseries.com.br/autor/marcellobarbusci/

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Marcello Barbusci

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

SIGA O BLOG VIA E-MAIL

Digite seu nome e e-mail
para receber novidades do
mercado fotográfico!

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Dicas Lightroom Presets – Como criar Presets do Lightroom de forma profissional

Os presets, como sua própria tradução (do inglês) diz, são predefinições que otimizam o processo…

Henrique Ribas

VER MATÉRIA COMPLETA
FUJIFILM X Webcam Support

FUJIFILM X Webcam Support: app Fujifilm para usar as câmeras mirrorless X Series como webcam em Windows e macOS!

A Fujifilm X Series lança o app FUJIFILM X Webcam Support, um aplicativo para usar…

fujifilmbrasil

VER MATÉRIA COMPLETA
X Photographer Marcello Barbusci fotografando com uma câmera X-T3 e a lente XF 50-140mm

Fotografia de produtos com a lente XF 50-140mm F2.8

Fujinon XF 50-140mm 2.8 R OIS, uma lente estabilizada excelente para retratos, casamento, esportes e…

Marcello Barbusci

VER MATÉRIA COMPLETA
Foto de bebê recém nascido com uma tiara de flores e uma miniatura de câmera nas mãos

4 dicas para agregar valor e relacionamento na fotografia Newborn

Agregue valor e fortaleça seu relacionamento na fotografia Newborn com estas 4 dicas da Cris…

Cris Dal Cero

VER MATÉRIA COMPLETA