Ensaio fotográfico de casal: confira dicas e estilos para experimentar

Vemos, cada vez mais, um crescente interesse no ensaio fotográfico de casal, inclusive, quando a data do dia dos namorados se aproxima. Ainda assim, há aqueles que acreditam que essa experiência seja restrita somente aos noivos. No entanto, quem pensa assim, está equivocado!

Quando falamos de fotografia, um conjunto de elementos contribui para o resultado final, como cenário e personalidade. Além de ter o melhor equipamento, luz, configuração e edição possíveis para um resultado de sucesso, é crucial ficar atento aos estilos.

Neste artigo, mostraremos como elaborar um ensaio de fotografia de casal bem-sucedido, com algumas ótimas sugestões de posicionamento, além de uma dica de ouro sobre divulgação no final. Acompanhe!

Por que um ensaio fotográfico de casal é muito procurado?

Para aqueles que vivem o amor como se fosse uma canção, o ensaio de fotografia de casal é aquele detalhe essencial, onde a emoção de serem companheiros, melhores amigos e um lindo histórico de união são celebrados! E os registros são a forma mais bonita de transmitir sua herança para a sua família e entes queridos.

Afinal, nós fotógrafos conseguimos capturar o que há de mais autêntico entre o casal. Quando eles se encontram, não estão apenas se apresentando, mas exibindo todo o seu amor por meio de um simples olhar. Nesse momento, a intimidade se manifesta, permitindo que a magia aconteça e que sejam capturadas as mais belas fotos, que certamente vão adornar os quadros da sala. E detalhes assim são captados nos ensaios fotográficos de casal.

Por isso que essa tendência é sempre procurada, pois simboliza o momento mais importante, que celebra a união e história de quem amamos.

ensaio fotografico de casal

A hip young African American couple wearing bright yellow outfits posing on a scooter on a city street

Eternizando momentos

Sabia que existem diversos tipos de sessão de fotos? Em meio a tantas opções, é possível escolher aquele estilo que melhor combine com o casal e que faça jus ao romance, à doçura e à história.

Um bom relacionamento do profissional com o casal antes do início da sessão de fotos é essencial para que o trabalho saia com excelência. Estabelecer um contato íntimo com o casal, se inteirando dos seus gostos e interesses e também de sua história de vida, com seus detalhes ímpares, são fatores cruciais para um resultado satisfatório.

Dessa forma, para ajudar você a obter ótimos cliques, separamos algumas dicas para estilos essenciais. Confira!

1. Escolha um cenário que combine com as pessoas retratadas

A história do casal tem grande influência na seleção do cenário para fotografar. Deve-se descobrir, por exemplo, se eles são mais tímidos ou desinibidos, para que o lugar escolhido seja o que melhor se encaixa com o perfil.

Portanto, o lugar selecionado para a sessão fotográfica, geralmente, deve refletir o estilo e o gosto do casal. Os aventureiros costumam optar por ambientes ao ar livre e nas ruas, o que também implica a escolha de peças de vestuário apropriadas para a ocasião. Também há aqueles que optam pelo mini wedding, que são cerimônias intimistas e acolhedoras.

Por fim, não se esqueça que a escolha das cores é fundamental, pois elas carregam consigo uma mensagem, representando desde sensações tranquilas à mais profunda espontaneidade. Por isso, selecione cuidadosamente as mais adequadas para a ocasião.

2. Considere as tendências

Como abordamos anteriormente, lembre-se de que o estilo deve estar diretamente ligado à personalidade do casal. O minimalismo, por exemplo, é uma tendência cada vez mais escolhida para as fotos, por unir simplicidade e, ao mesmo tempo, profundidade nos cliques. Inclusive, na seleção das cores análogas para o ensaio (aquelas situadas próximas entre si no círculo cromático), é possível transmitir uma aura de calmaria, porém, de bem-estar e descontração.

Inclusive, nesse estilo e de maneira geral, a roupa de tons claros é ideal, pois se encaixa perfeitamente em quase todos os ambientes, proporcionando uma ideia de amor e proteção, que é o que esperamos de um relacionamento. Além disso, é muito fácil combinar os tons claros para criar uma harmonia visual, que pode ser conseguida, por exemplo, no ensaio fotográfico de casal em estúdio.

É recomendável utilizar tons fortes com muito cuidado, pois eles podem criar destaque demais e roubar o clima romântico da sessão fotográfica. Portanto, se o casal desejar usar algo mais alegre, é interessante optar por tonalidades mais sutis ou vivas. Uma dica extra é combinar as cores dos vestuários com o tom de pele do casal. Não use algo que possa conflitar na hora de captar suas fotos.

3. Opte por estilos no próprio lar

Crie a atmosfera perfeita para o casal no próprio lar e usando roupas que tragam conforto e bem-estar. Esses ensaios fotográficos, realizados no ambiente familiar, são cheios de diversão e leveza. As pessoas se sentem acolhidas e seguras, aproveitando cada instante com muita energia.

4. Estude e explore poses diferentes

É indispensável que o fotógrafo saiba conduzir o casal durante o ensaio, pois, muitas vezes, é a primeira vez que eles posam para um profissional. Infelizmente, se o fotógrafo não for atento, o ensaio pode ficar tão artificial que fica perceptível o desconforto dos clientes. Então, para “desengessar” os mais tímidos, separamos as melhores ideias:

  • pose das pernas duras — para adquirir um aspecto informal, peça para cada um deslocar o peso do corpo para uma só perna. Assim, consegue-se transmitir um ar mais descontraído;
  • pose sentada — quando os dois estiverem sentados, com os joelhos flexionados, peça a cada um para levantar uma das pernas e deixá-la estendida ao lado do outro joelho. Dessa forma, a postura ficará ainda mais confortável. Além disso, busque a conexão entre eles, com olhares sinceros;
  • pose das conexões perdidas — deixar as mãos nos bolsos pode passar uma ideia de desconexão. Se estiverem posando de frente para o outro, as mãos devem ser usadas para criar sintonia, em vez de estarem distantes. Para isso, elas podem ser colocadas no cotovelo, no braço ou da mão do cônjuge.

Como divulgar seu trabalho?

Para maior destaque no ensaio fotográfico de casal, é crucial saber como divulgar para potenciais clientes. Para isso, separamos algumas dicas que fazem um verdadeiro diferencial:

  • tenha forte presença nas redes sociais — se você deseja alcançar seus clientes potenciais rapidamente, então, ter presença nas mídias sociais é a melhor maneira. Inclusive, o Instagram é uma das melhores rede para se investir, então, trate de ser notado;
  • conte com um portfólio online — para alcançar maior sucesso no seu marketing, é indispensável criar um ambiente seletivo e bem organizado. O Behance é uma ótima dica para começar um portfólio;
  • faça parcerias para se fortalecer — no âmbito da fotografia, é muito comum firmar alianças com empresas do mesmo setor, mas de diferentes áreas. Dessa forma, ambas as partes aumentam a probabilidade de conquistar clientes.

Lembre-se de que, além de adotar os estilos apontados aqui, é crucial entender o casal e promover as fotos de acordo com a personalidade deles.

Curtiu nosso post? Não perca a oportunidade de ficar por dentro das tendências mais quentes do mundo das câmeras e assine nossa newsletter!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA