Fotografia de rua: 3 dicas para não errar

A fotografia de rua pode diversificar seu portfólio e até mesmo se tornar um estilo marcante de uma fase da sua carreira. Afinal, ela capta momentos que nunca mais vão acontecer e isso ajuda a elaborar uma estética própria de trabalho. Sendo assim, você deve ter muita atenção e sensibilidade ao observar cada instante e saber qual é a hora certa para fazer o melhor registro possível.

Para isso, os erros precisam ser evitados ao máximo. Além do olhar emocional, a perspectiva técnica tem que entrar em ação para que os cliques sejam estratégicos e consigam transmitir, como diria o escritor brasileiro Rubem Alves, “a beleza única do momento que nunca mais será”.

Considerando a importância desse tema, neste artigo, vamos explicar melhor como funciona a fotografia de rua, suas principais características, quais erros devem ser evitados e como otimizar esse processo. Tem interesse? Acompanhe até o final!

O que é fotografia de rua e suas principais características?

A fotografia de rua é a responsável por mostrar o dia a dia, cidadãos vivendo seu cotidiano, eventos importantes e a cultura do local. Dentre suas principais características, podemos evidenciar o caráter temporário dessas imagens, que retratam cenas passageiras e que jamais se repetirão da mesma forma.

Sendo assim, a fotografia de rua se trata de um trabalho de exclusividade e criatividade. Quando é feita com dedicação, consegue captar cada ambiente, expressão e traço característicos daquele lugar e daquele povo específico, guardando as marcas da história de cada local e de cada indivíduo.

Quais os principais erros na fotografia de rua?

Por ser tão exclusiva, a fotografia de rua é extremamente prejudicada quando há pouco preparo do profissional ou baixa qualidade dos equipamentos na hora do clique decisivo. Dessa forma, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é conhecer os principais erros cometidos nesse momento.

A seguir, vamos expor cada um deles e explicar como não cometê-los. Confira!

1. Não captar o momento decisivo

O fotógrafo deve estar bastante atento e pronto para não perder o momento decisivo. Afinal, captar o instante sutil de beleza do ambiente e eternizá-lo na história do local é tarefa para profissionais que tenham técnica e sensibilidade, além de uma percepção aguçada.

A bagagem e a memória do profissional são capazes de fazer com que diante dos acontecimentos, as melhores decisões sejam tomadas a fim de capturar uma cena. Portanto, conhecimentos sobre desenho, arte, proporção, geometria e a história do lugar onde se fotografa estão presentes no reconhecimento do momento decisivo. Esse é um conceito que Henri Cartier-Bresson usava para dar sentido ao seu próprio método de composição.

2. Falta de um olhar treinado para reconhecer momentos

Outro erro bastante comum na fotografia de rua é a falta de um olhar treinado para reconhecer os momentos ideais a serem registrados. Saiba que além do conhecimento técnico, o fotógrafo deve apurar sua percepção para não perder a sutileza das paisagens.

Dessa forma, ele conseguirá enxergar o que os outros não podem ver e desenvolver sua imaginação e senso da composição para que a imagem transmita a mensagem almejada.

3. Pouco domínio de técnicas básicas

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer bem o equipamento, seja ele mirrorless, reflex e, até mesmo, smartphone. Lembre-se de ler o manual para obter informações sobre os parâmetros que fazem diferença na captura da imagem.

A falta de domínio de técnicas básicas é muito prejudicial para a qualidade e a agilidade na hora de disparar. Levando em conta que o fotógrafo deve estar sempre preparado, separamos alguns cuidados que devem ser levados em consideração para obter qualidade na fotografia de rua. Acompanhe:

  • Checagem antecipada dos parâmetros de controle de fotometria;
  • Balanço de branco e exposição;
  • Interpretação da luz ambiente;
  • Movimentação e escolha de pontos de captura das imagens;
  • Tamanho do arquivo a ser gravado.

Vale a pena ressaltar que imagens feitas em RAW podem ser corrigidas posteriormente, sem perda de qualidade. Caso contrário, é indispensável fazer o controle de branco e modos específicos, como saturação, contraste, cor, cenas, entre outros.

Esse preparo promove a otimização do tempo do fotógrafo, que poderá fazer seus registros de maneira certeira.

Como acertar na fotografia de rua?

Agora que você já conhece os principais equívocos cometidos na fotografia de rua e como não cometê-los, trazemos dicas valiosas para acertar no momento decisivo de captar as imagens. Veja como melhorar seus cliques!

Tenha boas inspirações

Para ser um fotógrafo de sucesso, é indispensável se inspirar em outros profissionais bem-sucedidos. Sendo assim, busque referências reconhecidas e que fizeram diferença no jeito de registrar as imagens e na perspicácia para conhecer o momento ideal para fazer a foto.

Dentre as figuras importantes e inspiradoras, podemos citar Henri Cartier-Bresson, conhecido como o pai do fotojornalismo e mestre em fotografia de rua. Ele atuou em diversos momentos importantes da história, como relatos do dia a dia, urbanos e documentais e a Segunda Guerra Mundial. Além disso, Cartier-Bresson promoveu inovação em técnicas e abordagens da fotografia.

Estude fotojornalismo

O fotojornalismo deve ser estudado para que a fotografia de rua receba o significado que ela precisa para fazer a diferença na história das pessoas. Sua função é resumir um acontecimento em uma imagem, com um texto que completa a compreensão do registro feito. Portanto, estude fotojornalismo e amplie seu olhar e sua capacidade criativa.

Aprenda sobre estética e geometria

Por fim, para auxiliar na composição correta da foto, aprenda sobre estética e geometria, use a proporção áurea e a regra dos terços. Busque expandir cada vez mais seus conhecimentos técnicos para que eles não sejam um desafio no momento de observar o ambiente ao redor e reconhecer a imagem que merece ser eternizada.

Como vimos, a fotografia de rua é fundamental para que se registre a história de um ambiente e de seus habitantes. Sua exclusividade e delicadeza fazem com que os sentimentos trocados no momento do disparo se eternizem em forma de imagem. Por isso, é muito importante evitar que erros aconteçam e seguir as orientações que demos neste artigo para garantir a qualidade e a precisão das suas imagens.

Então, gostou do nosso post sobre fotografia de rua? Assine nossa newsletter e confira mais conteúdos como este!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA