7 dicas de composição de fotos para arrasar nas produções

A capacitação técnica, o equipamento e até mesmo a maneira como o fotógrafo se posiciona para realizar o seu trabalho influencia diretamente no resultado do seu material. No entanto, o cenário no qual os itens ou pessoas estão inseridos também é muito importante. Pensando nisso, preparamos 7 dicas de composição de fotos para você usar e se sair muito bem!

Na prática, sabemos que nem sempre existe a possibilidade de alterar o ambiente ou mesmo de reposicionar todos os elementos. Assim, é imprescindível encontrar as melhores soluções dentro dos contextos que você tem. Quer descobrir como fazer isso do jeito certo? Então continue sua leitura!

1. Valorize os padrões e texturas

Uma das melhores dicas de composição de fotos para arrasar nas produções consiste em valorizar os padrões e texturas presentes no local. Afinal, o olhar humano é muito atraído por modelos padronizados desde que somos crianças e isso pode ser utilizado de forma estratégica pelos bons fotógrafos, e dessa forma, alcançar resultados diferenciados.

Com uma posição que promova harmonia visual e beleza estética, você pode proporcionar uma visão muito agradável ​​à vista do observador. Por exemplo, a natureza e a própria atuação do homem são generosas em oferecer ótimas opções, como os arcos formados pelas pétalas de uma flor, padrões criados pelo solo ou mesmo um belo edifício arqueado.

2. Aproveite a linha do horizonte

Você gosta de trabalhar com uma pegada mais minimalista e usar recursos comuns do dia a dia para criar incríveis cenários? Então, aproveitar a linha do horizonte é uma das melhores dicas de composição de fotos para arrasar nas produções. Tenha em mente que quase todo mundo ama ver um pôr do sol na praia ou uma vista deslumbrante da cidade.

Quando você consegue eternizar esses momentos por meio de imagens, você mostra grande capacitação técnica e o olhar delicado de um bom profissional de fotografia. Assim sendo, você pode aproveitar uma regra simples que consiste em traçar duas linhas imaginárias: no terço superior e inferior do horizonte, tentando deixá-las paralelas a ele.

3. Conheça a regra dos terços

Muita gente fala que não existem normas rígidas ou códigos bem definidos quando o assunto é fotografia. E sem sombra de dúvidas, existem grandes motivos para pensar assim. No entanto, alguns conhecimentos ajudam bastante a conseguir os melhores resultados. Uma das tendências do momento é utilizar a chamada regra dos terços.

Mesmo que você seja um profissional que goste de ser mais livre e natural, prestar atenção a alguns pontos sempre é uma ação inteligente. Para isso, basta usar o recurso da câmera que divide o cenário em três colunas de largura e três de altura, formando nove quadrados iguais. Isso dá o formato de grade, muito usado no Instagram e em outras redes sociais.

4. Combine diagonais e triângulos

Falando em formas geométricas que podem fazer uma ótima composição de fotos, podemos escolher algumas opções que tragam uma espécie de “tensão dinâmica” para a imagem.

Da mesma forma que alguém sob um plano totalmente horizontal sugere estabilidade para o observador, pequenas mudanças no ângulo de captura também podem proporcionar resultados surpreendentes.

Para esse fim, é preciso dar a ideia de que a pessoa ou o objeto que serão fotografados estão enviesados, incorporando diagonais e triângulos imaginários para conseguir um ângulo interessante. Basta inclinar um pouco a câmera, mas com cuidado para não deixar o resultado muito artificial ou fora de contexto, se isso não for sua intenção.

5. Compreenda o poder das cores

Não dá para oferecer boas dicas de composição de fotos sem falar no poder das cores, não é verdade? Mesmo que o tema já esteja batido e que os melhores profissionais dominem o ato de usar as tonalidades, nada impede que você possa promover uma espécie de reinvenção e, assim, trabalhar de maneiras um pouco diferentes.

Todo mundo sabe que os tons primários e vibrantes atraem a visão em um primeiro momento, sobretudo quando contrastadas. Mas há outras opções para aproveitar tal característica, como por exemplo usar um plano de fundo monocromático. Outra boa medida é utilizar uma paleta de sombras harmoniosas, como paisagens e cenários discretamente iluminados.

6. Explore a tendência do minimalismo

O minimalismo está tão em alta no mercado, e saber usá-lo com inteligência pode ser uma verdadeira estratégia de marketing para os profissionais de fotografia.

Já vemos sua presença no setor imobiliário, nas passarelas de moda e em muitos outros segmentos. O que abre uma grande demanda para quem sabe capturar imagens que reflitam o conceito.

Para isso, o ideal é saber gerar a sensação de simplicidade, utilizada como uma ferramenta poderosa de composição de imagens. É a velha frase do “menos é mais”. Use fundos descomplicados, menos cores e mais foco em um detalhe específico. Aumentar o zoom e contar com uma lente macro são opções úteis para esse tipo de foto.

7. Use o quadro dentro do quadro

Por fim, a última das nossas dicas de composição de fotos consiste na técnica de usar um quadro dentro do quadro. É mais uma tendência que ganhou muito espaço com o Instagram e as outras redes sociais, mas que pode ter resultados muito melhores com uma boa câmera e o olhar de um profissional de qualidade.

Para isso, você pode usar um item qualquer como moldura, que pode ser desde um anel ou galhos pendentes de uma árvore. E até um grande arco de prédio ou uma formação montanhosa. Depois, basta mirar na pessoa ou objeto que será o foco da imagem, sendo criativo e tomando cuidado para não perder o foco, hein?

Ademais, é fundamental buscar fontes de inspiração e também entender o perfil do cliente para alcançar um trabalho que surpreende. Por fim, como você pôde ver, fazer composição de fotos ou enquadramento de fotografia não é tão difícil quanto parece. Seguindo nossas dicas, você consegue ser original e ainda oferece os melhores resultados para os seus clientes.

Gostou das nossas dicas de composição de fotos? Quer conferir mais conteúdos sobre o mercado de fotografia e áreas afins? Então, curta nossos perfis no Facebook e no Instagram.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA