8 equipamentos para fotógrafos iniciantes

Os equipamentos para fotógrafos iniciantes são muito importantes para garantir bons resultados. No início de carreira, é comum improvisar com itens menos indicados, especialmente quando faltam recursos para investir, mas esse é um aspecto que dificulta o crescimento profissional.

Para garantir fotos de qualidade e impressionar seus clientes, você precisa conhecer as possibilidades para determinar suas prioridades, de acordo com o tipo de trabalho que executa e a sua capacidade de investimento.

Vamos entender melhor esse tema e fazer a escolha certa? Acompanhe o post e aproveite nossas dicas!

1. Câmera digital

Entre os equipamentos para iniciantes na fotografia, a câmera digital é o principal. De início, o ideal é pensar em um equipamento versátil, assim você não precisa investir muito e carregar vários modelos do mesmo produto para cada trabalho.

A dificuldade para quem começa na carreira é escolher a câmera ideal, pois são várias opções. Além disso, elas passam o tempo todo por várias inovações tecnológicas. Ou seja, se você quiser ter sempre a câmera mais moderna, vai precisar comprar uma nova com relativa frequência.

Então, o seu objetivo primeiro deve ser encontrar o melhor custo-benefício entre as suas possibilidades. Tecnicamente falando, prefira as câmeras com sensores fisicamente maiores, pois elas são ideais para tirar fotos de qualidade com perfil profissional. Além disso, opte pelas mais resistentes e com mais funções, o que vai ajudar você na questão da versatilidade.

2. Lente ótica

Outro produto importante da fotografia para iniciantes é a lente ótica. Normalmente, as câmeras são vendidas com lentes de 18-55mm. Ou seja, elas cobrem um campo de visão do grande angular até o normal.

No entanto, também é comum encontrar kits originais com lentes de 18-135mm, que alcançam um foco de maior distância, como uma teleobjetiva. O que você precisa saber é que, em geral, os kits vendidos atualmente, incluindo os sistemas internos das câmeras, permitem executar trabalhos de excelente qualidade.

Ainda assim, uma segunda lente pode ser necessária, dependendo da exigência de qualidade dos seus trabalhos e da sua proposta. Nesse caso, uma boa opção de lente secundária é a 33mm F1.4. Como ela tem uma maior abertura, permite a entrada de luz de modo a permitir fotografar em ambientes de baixa luminosidade e alta profundidade.

3. Flash

Várias cenas podem necessitar de iluminação adicional, mesmo durante o dia. Aliás, é muito importante buscar conhecimento sobre o tema, para garantir a máxima qualidade dos seus trabalhos e aumentar as suas possibilidades de criação.

O que é importante ter em mente é que é você que deve controlar a luminosidade, e não o contrário. Fora casos específicos — como um show musical em que a equipe de iluminação desautorize o disparo de flash, justamente para não alterar o efeito programado por eles —, você pode trabalhar para criar as condições ideais de acordo com a posição e intensidade do sol, além da quantidade de nuvens.

Em conjunto com rebatedores de luz, o uso de flashes vai permitir que você preencha espaços com baixa luminosidade e destaque a parte mais importante da cena que quer fotografar e focar.

4. Radio flash

Entre os equipamentos para iniciantes na fotografia, considere também o rádio flash. Ele permite disparar um flash ou um grupo deles a distância, o que vai aumentar as suas possibilidades de iluminar uma cena qualquer.

No lugar de um único flash disparado diretamente da sua câmera, você pode trabalhar com um ou mais posicionados estrategicamente próximos ao ponto que você quer fotografar.

5. Luz de LED

A luz de LED é uma excelente opção de iluminação e que tem sido bastante difundida atualmente. É difícil imaginar alguém que trabalha com marketing digital, produzindo conteúdos em vídeo, que não tenha alguns anéis de luz de LED para iluminar seu cenário.

De diferentes tamanhos, formatos e preços, esses equipamentos podem ser bastante úteis e versáteis, garantindo um bom espaço para sua criatividade, sem gastar muito.

6. Cartão de memória rápida

Se você imaginou o cartão de memória como algo parecido com um pen drive, precisa rever os seus conceitos. Isso porque ele não é apenas um equipamento para guardar fotos, em que o mais importante é a capacidade de armazenamento.

Na fotografia, esses cartões têm configurações diferentes de velocidade e também de capacidade. Por isso, o ideal é garantir o máximo de ambas as características, ou seja, quanto maior o armazenamento e mais alta a velocidade de gravação e leitura, melhor será o cartão de memória para o profissional da fotografia.

Nesse campo, assim como os HDs e cartões de memória de computadores, quanto maior a capacidade e a velocidade, maior o preço. Portanto, a sua tarefa ao escolher o cartão é encontrar o melhor custo-benefício dentro das suas possibilidades como fotógrafo iniciante.

7. Tripé

Um bom tripé pode facilitar bastante a fotografia para iniciantes, mas eles não são usados apenas para posicionar as câmeras. Os flashes e os rebatedores de luz precisam de apoio, e os tripés são a melhor solução.

Assim, você pode usar a câmera nas mãos e mudar de posição para conseguir diferentes ângulos em uma foto, enquanto os tripés garantem a posição fixa da iluminação, mantendo o ajuste de luminosidade que você desejar.

Além dos tripés de base fixa, os modelos do tipo Gorillapod também podem ser bastante úteis. Com os pés maleáveis, eles podem se ajustar e até se “agarrar” em colunas, grades e outras bases irregulares, aumentando as possibilidades de fixação.

No entanto, nada substitui um bom tripé para manter a câmera firme e cravar um foco perfeito. Por isso, entre os equipamentos para iniciantes na fotografia ele é indispensável.

8. Ferramentas de edição

Por melhor que sejam os resultados das suas fotos, a edição é sempre recomendada, especialmente em trabalhos voltados para o setor corporativo, na produção de material publicitário.

As ferramentas de edição exigem conhecimento para serem usadas, e é importante se dedicar a esse desenvolvimento, pois as soluções amadoras têm limitações naturais de se esperar, já que não são profissionais.

O Adobe Lightroom é o editor mais utilizado por quem trabalha profissionalmente com fotografia e não vai sair de graça para você. Mas é importante se capacitar e economizar para investir na ferramenta, se o objetivo é se posicionar como profissional da fotografia.

Agora que você já conhece os principais equipamentos para fotógrafos iniciantes e até algumas opções mais avançadas, vamos nos despedir com a lembrança de que é importante se estruturar com equipamentos, aprimorar a técnica e desenvolver habilidades para se relacionar bem com os clientes. É assim que você vai construir o seu sucesso!

Acesse e siga nossa página no Facebook. Compartilhamos muitos conteúdos para ajudar você nessa caminhada. Confira!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA