Ciência das cores: entenda a importância para a fotografia

Você entra em uma loja e prova duas peças de roupa iguais, mas com cores diferentes. Em uma delas você se sente mais atraente do que na outra. Já se perguntou por que isso ocorre? Essa variação na percepção visual é explicada pela ciência das cores, conceito essencial na fotografia.

Por exemplo, imagine fazer uma foto de amigos, cada pessoa com roupas de cores variadas e tons de pele diferentes. O ambiente também conta com fontes de luzes com temperaturas altas e baixas. Conforme o você se movimenta, é preciso ter cuidado para fazer o balanço de branco de modo a evitar que alguma das pessoas seja retratada com cores que se tornem estranhas ao olhar.

Esse e outros aspectos, que devem ser analisados, podem deixar a foto com maior ou menor qualidade. Percebe como a ciência das cores influencia na fotografia? Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito!

O que é a ciência das cores?

A ciência das cores é a interpretação visual de como cada tonalidade reflete na superfície, a partir da intensidade, saturação, tom e etc. Isto é, a cor vista pelas pessoas ocorre porque um feixe de luz refletiu em um objetivo colorido.

Para facilitar a compreensão: saiba que superfícies escuras absorvem todas as frequências visíveis presentes na luz branca. A luz branca é composta por todas as cores que podemos enxergar a olho nu. Quando enxergamos a cor preta, significa que o objeto não refletiu a maior parte da luz. Enquanto isso, os objetos de cor branca refletem todas as frequências luminosas.

Por exemplo, ao visualizar um tapete azul, significa que todas as cores, com exceção do azul, foram absorvidas pelo tapete e somente o azul refletido e recebido pelos nossos olhos, de forma que fosse decodificada a cor azul.

No ser humano, é possível visualizar as cores devido aos cones existentes na retina. Existem três tipos: os que decodificam o azul, o vermelho e o verde. A síntese aditiva de cor, que combina Red, Green e Blue (RGB) segue a mesma lógica presente nos nossos olhos, que combinam tais cores para formar as outras. Algumas pessoas podem ter um ou mais cones ausentes na retina, condição que conhecemos por daltonismo.

Qual é a importância das cores na fotografia?

Ao fotografar lidamos com várias cores, tanto nos objetos quanto das luzes que os iluminam. Dominar esse conhecimento significa escolher corretamente as configurações da câmera que são compatíveis a infinitas combinações de cores de luzes e objetos.

O balanço de branco ou White Balance é a melhor forma de fazer isso antes de registrar uma cena. Desse modo, você pode informar à câmera qual é a temperatura de cor predominante na cena, para que ela realize as devidas compensações, de modo a encontrar o branco referencial, ou seja, a registar o branco “verdadeiro” da cena.

Caso o branco tenha desvios e apresente tonalidades amareladas, azuladas, alaranjadas, esverdeadas e até rosadas (magenta), significa que o balanço de branco informado não foi o mais correto, pois há uma sobra de tonalidade ou cor sobre o branco e as demais cores.

Ainda bem que a edição existe!

Essas correções de cor podem ser feitas na edição. Com o uso do círculo cromático você pode neutralizar a cor que está sobrando acrescentando à foto sua tonalidade oposta. Amarelou? Coloque a quantidade certa de sua cor oposta (que vai do roxo ao azul, dependendo da tonalidade) e encontre o branco verdadeiro.

Como é aplicada a ciência das cores à fotografia?

A fotografia precisa ser agradável aos olhos e esteticamente harmoniosa. Assim, é possível transmitir sensações e sentimentos desejados. A seguir, entenda qual a relação da ciência das cores com isso!

Círculo cromático

O círculo cromático é formado por 12 cores principais, divididas entre terciárias, primárias e secundárias. Alguns diagramas desse círculo apresentam mais subdivisões, mas a lógica de oposição de cores gera a neutralidade, ou seja, o branco. Entender essa lógica é importante para compreender quais os tons ficam mais harmônicos, as melhores combinações e muito mais.

Já vimos que ao fazer um balanço de branco incorreto, veremos um branco com tonalidades desviantes. E usamos o círculo cromático para corrigir esse efeito.

Mas o círculo cromático é importante também no seu planejamento. Afinal, você precisa dirigir um ensaio, propor cenários, sugerir tonalidades de roupas para os fotografados e muito mais, especialmente no início da carreira e com uma equipe reduzida. Quer criar contraste? Use cores opostas. Deseja homogeneidade? Apele para o tom sobre tom ou para combinações análogas — de cores que estejam lado a lado no círculo cromático.

Técnicas de controle de cor

O controle do balanço de branco (white balance) é o principal recurso técnico ao qual podemos aplica o conhecimento a ciência das cores. Essa configuração refere-se ao ajuste de cores efetuado na câmera para que a imagem expresse cores verossímeis, ou seja, branco de cor branca — o que significa que o vermelho, por exemplo, e as demais cores também estarão apresentados de forma verossímil.

Boa parte das câmeras possibilita a configuração automática do white balance, a partir de modos como luz do dia, nuvem, fluorescente, sombra e outros. Em outras palavras, imagine que um ambiente é iluminado por lâmpada incandescente.

Nesse caso, a câmera escolhe o balanço do branco segundo a escolha do fotógrafo, que pode priorizar o branco ou o ambiente. Como resultado, a fotografia deve trazer resultados mais quentes. Além da iluminação artificial, as cores da parede também refletem luz e podem alterar as cores da imagem.

Uso da cor na composição da imagem

O uso da luz inadequada pode desvalorizar o tom de pele de alguém.

É o que acontece quando iluminamos a pele negra com a luz azul!

A pele negra, que varia em tons de marrom, traz a combinação de cores amarelas, alaranjadas e do próprio preto em sua composição. A cor oposta ao amarelo e ao laranja, são os tons de azul e roxo, absorvidos pela pele negra, que reflete, portanto amarelo e laranja. Se você quer iluminar um objeto, de forma que ele seja visto, é preciso que esse objeto reflita a luz e não a absorva. Se a pele negra absorve a luz azul, não use essa cor de luz para iluminá-la.

Na dúvida, interprete as cores presentes na cena sob o olhar científico e use o círculo cromático para ajudar nessa interpretação.

Então, tirou suas principais dúvidas sobre a ciência das cores? Conforme mencionado, entender mais sobre esse conceito e aprender a aplicá-lo na fotografia pode tornar o seu trabalho ainda mais agradável visualmente. Isso pode ocorrer no adequado ajuste de realce e sombra, balanço do branco e mais. Tudo depende do propósito do registro e das preferências do fotógrafo.

Quer aprender como melhorar ainda mais o seu trabalho e aplicar a ciência das cores como um bom profissional? Acesse outro artigo e conheça 4 dicas de como usar a sombra na fotografia de forma incrível!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA