A importância de um bom portfólio para um fotógrafo

É incontestável a importância de saber o que é um portfólio fotográfico, pois ele é indispensável para o profissional da área. Todos os fotógrafos, em algum momento, precisam apresentar seu trabalho de maneira a obter mais clientes e, assim, se destacar no mercado. A fim de alcançar esse objetivo, as opções são diversas, e vão de álbuns impressos a online — tendência crucial nessa era digital que presenciamos.

Se você está se questionando sobre a melhor maneira de montar seu portfólio de fotografia, preparamos este post, que explicará todos os detalhes sobre o assunto, além dos principais tipos e dicas de como montar o seu. Continue com a leitura para adquirir as informações essenciais e estratégicas!

O que é um portfólio?

Um portfólio é uma seleção das melhores contribuições de um profissional. Contudo, é muito mais do que uma simples apresentação curricular, pois permite que os outros visualizem os resultados práticos de seu trabalho. É a maneira mais descomplicada de as pessoas terem acesso ao que você entrega.

Embora criar um portfólio seja desafiador, ele também é essencial para que você se posicione como um profissional qualificado. Afinal, ele será uma espécie de “vitrine”, e crucial na aprovação do seu público.

Além disso, quando se trata de portfólios de fotografia, é importante exibir algo mais do que imagens. É necessário que eles também transmitam a sua personalidade de maneira evidente. Você deve ter clareza de seu estilo, ou seja, se você é mais formal ou casual, se prefere o moderno ou o vintage ou, ainda, a sua especialidade. Todos esses detalhes precisam ser aparentes em seu portfólio, para que os clientes saibam o que estão contratando.

Qual a importância do portfólio para um fotógrafo?

Um fotógrafo em destaque tende a produzir cada vez mais trabalhos de excelência, e essa evolução deve ser expressa em seu portfólio. Demonstrar para o possível cliente um acervo de seus melhores jobs é muito mais persuasivo do que apenas afirmar que você é capaz de fotografar com excelência.

Com a popularização dos portfólios digitais, fica cada vez mais raro ter a oportunidade de realizar uma negociação com o seu público antes de fechar contrato. Geralmente, a abordagem direta só ocorre após o cliente avaliar o que já viu no site.

Como-montar-seu-portfólio-de-fotografia-confira-passo-a-passo

Quais são os tipos de portfólio?

Existem diversos tipos de portfólio que um fotógrafo pode criar, dependendo do seu nicho e finalidade. Aqui estão alguns exemplos:

  • moda — inclui fotos de modelos usando roupas de designers ou estilistas, muitas vezes fotografadas em locações específicas, ruas ou estúdios;
  • retrato — estilo voltado para a captura da personalidade das pessoas, com ênfase no traço, expressão e olhar;
  • paisagem — faz bastante sucesso na internet, com diversos sites em que é possível vendê-las, como FOAP, Shutterstock e Istokphoto;
  • arquitetura — mais voltado para linha de imóveis, com ênfase em decoração e design;
  • fotografia de produtos — crucial para destacar os itens de determinada marca. É preciso escolher a melhor perspectiva e iluminação para realçar o item e incentivar sua comercialização.

É muito importante considerar quais trabalhos você gostaria de exibir em seu site. Mais que isso, conte também com ferramentas de marketing para potencializar o alcance e, consequentemente, os resultados.

Além disso, é interessante mostrar versatilidade. Por exemplo, se você é um profissional de casamento, mas também realiza ensaios infantis, alguns de seus trabalhos podem apontar para o fato de que você é especializado em ambos os nichos.

Como montar o portfólio perfeito

Cinco passos são essenciais sobre como fazer um portfólio profissional. Em primeiro lugar, a qualidade do trabalho precisa ser boa. Embora não exista uma regra fixa, Stanley Carpenter, fotógrafo renomado famoso por montar portfólios, diz que a maneira mais fácil de obter o sucesso é reunir cinco imagens fenomenais, cinco de excelência, cinco ótimas e mais cinco imagens boas.

Em segundo lugar, o trabalho deve tocar qualquer tipo de pessoa, independentemente se é cliente ou não. Além disso, é importante que ele seja convincente, demonstrando, ao mesmo tempo, sensibilidade e flexibilidade.

O terceiro passo é que ele deve ter essência, ou seja, refletir uma sensibilidade e versatilidade de cada personalidade ali registrada. Após, isso, o quarto passo é elaborar a harmonia: a organização deve transmitir uma imagem positiva e evidenciar os métodos, estilos, técnicas, realçando a sua originalidade.

Por fim, o quinto passo se refere à apresentação do trabalho. As fotos devem ser extremamente nítidas, para que o cliente possa ver o máximo de detalhes das suas produções. Inclusive, essa dica também serve para os videomakers.

Plataformas

Ao realizar uma busca no Google com o termo “plataformas portfólio exemplos pdf”, diversas possibilidades aparecem. Porém, a pergunta que surge é: qual escolher?

Para ajudar, separamos as melhores e gratuitas. Confira o que cada uma delas oferece e comece a montar o seu portfólio online agora mesmo.

Adobe Portfólio

Mencionar o Adobe é sinônimo de contar com confiança e simplicidade. Devido a isso, começar por ele é praticamente uma necessidade.

Quando se trata do Adobe Portfolio, a ideia é criar um modelo online acessível com uma conta Adobe. Além de ser gratuito, tem excelentes recursos, como a personalização do layout, possibilidade de inserção de links para ambientes externos (redes sociais) e domínio.

Behance

O Behance é considerado uma das mais importantes plataformas quando o assunto é portfólio online, possibilitando aos usuários conectar-se e compartilhar ideias com profissionais criativos. Com essa rede social, você pode destacar seus melhores trabalhos, recebendo elogios e feedbacks, além de se inspirar com as criações de outras pessoas. Os álbuns possibilitam que as imagens sejam organizadas e valorizadas.

Ele é muito procurado por profissionais de Design, Ilustração e Modelagem, pois dá a possibilidade de incorporar seu currículo, bem como conteúdos das suas mídias sociais como SoundCloud, Vimeo e YouTube.

Com isso, é possível economizar tempo, pois não há limites para uploads, sendo que eles podem ser qualquer tipo de mídia: áudio, imagem, texto ou vídeo. Para aproveitar os benefícios dessa plataforma, basta criar uma conta na Adobe.

Crie seu portfólio!

Separamos dois passos essenciais que vão ajudar na hora de criar um portfólio de sucesso:

  • delimite o objetivo — a escolha do tema que será abordado na fotografia é crucial, pois o volume de conteúdo produzido não é suficiente para gerar bons resultados, se a qualidade e a intenção por trás deles não forem esclarecidas;
  • tenha uma linha de edição — quando se trata de adicionar suas fotos no portfólio, é importante que você saiba quais são os tons mais adequados ao seu trabalho. Você deve decidir se prefere um estilo de imagens mais claro, contrastado, ou com tons mais azuis ou amarelos, pois seu cliente deverá se identificar com as suas fotos. Portanto, nada de indecisão no seu portfólio.

Esse foi o nosso post sobre o que é um portfólio com as melhores dicas para montar o perfeito, de acordo com o seu nicho. Lembre-se de que ele será o seu verdadeiro cartão de visitas, portanto, terá destaque no mercado profissional.

Gostou do artigo? Outro tema crucial é a hora da edição, e nada melhor do que contar com os modelos gratuitos. Confira os 7 melhores que selecionamos!

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