5 aplicativos de edição de fotos para fotógrafos

Muitas vezes, um ajuste aqui e ali no contraste já é o suficiente para transformar completamente uma fotografia e os aplicativos de edição de fotos são muito úteis para fazer essa transformação, com recursos que vão bem além de simples ajustes.

Você pode usá-los para obter resultados profissionais dos seus cliques. Interessou? Leia até o final para conhecer as vantagens e desvantagens dos principais editores de fotos do momento!

1 – Lightroom

Sem dúvidas, um dos favoritos dos fotógrafos é o Lightroom, que oferece recursos de ajustes para balanço de branco, exposição e uso dos filtros, possibilitando conseguir resultados profissionais para suas imagens, uma vez que a versão mobile dispõe de vários recursos que estão disponíveis para a versão desktop. Veja, a seguir, suas vantagens e desvantagens!

Vantagens

É um dos editores que oferece mais recursos e com ele você certamente consegue levar suas edições para outro nível. Os diversos filtros que ele contém podem ser usados na câmera dele ou aplicados a uma fotografia da galeria. O aplicativo também conta com armazenamento na nuvem com álbuns e opções de organizar as suas fotos por pessoas em pastas.

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens do Lightroom é que é um dos mais pesados em comparação com outros aplicativos do mesmo segmento. Ele chega a ocupar até 5x mais armazenamento e alguns filtros podem demorar a ser carregados dependendo da versão do seu sistema operacional.

Outra desvantagem é que para ter acesso a todos os recursos como edições seletivas e uma ferramenta de corte mais avançada que permite até mesmo remover elementos da imagem só estão disponíveis na versão paga.

2 – Photoshop

Muitas pessoas, com certeza, ao pensarem em aplicativos de edição de fotos pensarão no Photoshop e não é para menos.

O aplicativo da Adobe é um dos mais populares, não só entre editores de fotos como também está na lista dos preferidos dos designers e, até mesmo, artistas utilizam o software para melhorar diversos aspectos das suas produções. Veja suas particularidades a seguir!

Vantagens

Com uma interface bem intuitiva, a versão mobile permite trabalhar com camadas, e utilizar diversos recursos da versão de desktop como recortes, filtros e até mesmo trabalhar com retículas.

Outra grande vantagem que ele apresenta também é na edição de cores, uma vez que é possível trabalhar individualmente níveis das cores conseguindo realces incríveis e até mesmo alterando a paleta das suas fotografias.

Desvantagens

Se você está acostumado com a versão de desktop, é possível que tenha um pouco de trabalho para se adaptar a versão mobile.

Já que não terá o teclado para auxiliar você no uso de atalhos, mesmo com um pouco de prática, você continuará um pouco decepcionado com os recursos da versão, mas isso só acontece se você já é um usuário antigo da versão desktop.

3 – Snapseed

O Snapseed é um dos aplicativos de edição de fotos mais recente. Foi criado em 2011 pela Nik Software e inicialmente distribuído apenas para IOS. Hoje é mantido pelo Google, que o comprou em 2012, lançando, assim, a sua versão para Android também. Conheça mais sobre ele!

Vantagens

Tendo mais de 100 milhões de downloads, o Snapseed tem sido bem popular. Entre suas vantagens podemos destacar que ele é bem leve.

A versão para Android conta com apenas 23 MB e contém diversos recursos que você só verá em versões pagas de outros aplicativos similares. Por exemplo, a opção de remover elementos da imagem, recursos de edição das curvas de cores e, até mesmo, ajuste do HDR da sua imagem.

Desvantagens

Como foi originalmente desenvolvido para IOS, a versão para Android deixa um pouco a desejar, pois o aplicativo também não conta com câmera nativa, o que não permite aplicação de filtros instantaneamente.

4 – Pixlr

O Pixlr é uma aplicação na nuvem criada em 2008. Passou por diversas atualizações e se intitula o número 1 de edições e design.

Não é para menos, já que você consegue rodar a aplicação direto do navegador. Apresenta recursos muito poderosos de edição, além de um pacote completo de social media no Photobox Studio Pixlr. Confira seus pontos positivos e negativos abaixo!

Vantagens

A maior vantagem do Pixlr é que, por se tratar de uma aplicação na nuvem, você consegue acessá-la a partir de qualquer navegador em poucos cliques. Conta também com presets dos principais tamanhos utilizados nas mídias sociais, além de modelos que realmente surpreenderão você. Outro diferencial que a aplicação apresenta é a facilidade de criar animações e inserir gifs nas produções.

Desvantagens

Por se tratar de um aplicativo voltado a produção para mídias sociais, ele deixa um pouco a desejar no que diz respeito a ajustes fotográficos, como variações de saturação ou contrastes e os filtros são bem básicos também.

5 – Canva

Este se tornou muito popular com as mídias sociais por se tratar de um aplicativo bem intuitivo. Ficou bem popular, pois diversos influencers o utilizam. É um aplicativo perfeito para edições rápidas e pode ser usado, até mesmo, para composições mais elaboradas. Saiba mais sobre ele!

Vantagens

Existem muitos tutoriais na internet ensinando diversas funções do Canva. Por ser utilizado para diversos fins, a galeria de templates é bem ampla, possibilitando a obtenção resultados incríveis com essa ferramenta tão simples.

Desvantagens

Não é possível utilizar a ferramenta sem realizar login. Sua interface inicial, principalmente na versão desktop, é bem confusa à primeira vista, mas depois você percebe que é por se tratar de um aplicativo muito completo, que tem, até mesmo, modelos para design de websites.

Lembre-se que, para encontrar o app perfeito para você, é necessário considerar o seu objetivo com a edição, assim você poderá usar a parte mais forte de cada aplicação para a sua necessidade.

É muito importante também testar as aplicações e ver se elas estarão adequadas para a etapa da edição que você está efetuando, desta forma terá um leque maior de opções na hora de dar aquele acabamento incrível para suas fotografias!

E então, gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e confira mais conteúdos como este!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA