Curso de fotografia: quais as opções e como escolher?

Ao buscar o curso de fotografia ideal, muitos questionamentos surgem: qual opção se encaixa melhor? Seria interessante aulas online ou presenciais? Como determinar se a capacitação tem qualidade e vai mesmo auxiliar?

Se você tem se perguntado sobre o que levar em consideração na escolha de um curso de fotografia, workshop ou outra formação, está no lugar certo. Aqui, separamos as principais modalidades que você deve avaliar antes de tomar sua decisão. Tenha atenção às dicas e garanta a escolha certa para adquirir seu conhecimento!

Qual a importância de fazer curso de fotografia?

Algumas pessoas acreditam que a fotografia não exige formação para que se obtenha sucesso na área. Entretanto, essa ideia não está correta, pois não basta possuir olhos apurados e saber manusear uma câmera. É importante que um profissional, além de ter domínio de seus equipamentos, compreenda conceitos como luz e sombras, desenvolva sua criatividade, tenha uma boa visão estética e domine a profundidade de campo.

Afinal, ser um fotógrafo experiente vai muito além de configurar uma câmera ou escolher o cenário ideal para captar a imagem. Um bom profissional conta com habilidades aprimoradas em questões que vão desde sensibilidade e percepção até o tratamento de imagem e a produção. A partir de um curso de fotografia, é possível obter conhecimentos cruciais, como de venda online e para a construção de uma excelente carreira.

Quais as opções no mercado?

O fato é que a internet é uma ótima ferramenta de ensino. Ela nos permite obter acesso a conteúdos de qualquer parte do mundo com poucos cliques, tornando a busca por conhecimento muito mais simples. É possível adquirir conhecimento gratuitamente, desde vídeos a documentários, o que é recomendado quando ainda não se sabe exatamente quais cursos procurar.

Porém, há também desvantagens desse método de aprendizado, pois são muitas opções levando a uma verdadeira confusão na escolha das modalidades. Dessa forma, se você é um fotógrafo iniciante, separamos a seguir as melhores capacitações para deixar o seu job ainda mais impactante!

Cursos gratuitos no YouTube

O YouTube, segunda maior fonte de conteúdo na internet, atrás somente do Google, oferece todo o tipo de curso de fotografia online grátis, o que pode ser de grande ajuda. Em seu buscador, é possível encontrar vídeos sobre qualquer assunto, com estilos variados: desde o tradicional e técnico até algo descontraído e motivador. As melhores opções para começar são:

  • Thiago Rodrigues — o canal brasileiro do Thiago tem tudo o que você precisa saber para começar sua aventura na fotografia. Desde como usar o obturador da câmera, diafragma e extrair a melhor qualidade possível dos equipamentos, ele explica as principais dúvidas dos iniciantes;
  • Tripulação da fotografia — cobre desde assuntos relacionados à fotografia, como lentes, contratos até mesmo truques de beleza, o que é extremamente útil para os amantes das lentes. Apresentada pela fotógrafa de casamento Luiza Marques, ela aborda os tópicos de uma forma descontraída. Não deixe de conferir o vídeo sobre os “Críticos de fotografia”;
  • Zona de fotografia — o canal Zona da Fotografia, criado pelo fotógrafo Marcos Fraresso, oferece uma variedade de recomendações valiosas sobre fotografia e críticas de produtos úteis para aqueles que desejam adquirir novos flashes e lentes. Essas dicas são uma fonte útil para qualquer um, desde fotógrafos experientes a iniciantes. Um dos vídeos interessantes para quem trabalha com flash dedicado é o que explica “Para que serve o Grip?”.

Escute podcasts para se atualizar sempre

Os podcasts são a reivenção das rádios, com a vantagem de que você pode ouvi-los no computador ou no celular, por meio de aplicativos como o “Podcasts”, para iOS/iPhone, ou o Podcast & Radio Addict, para Android. Além disso, essa variedade de conteúdo independente oferece algo para todos os gostos. E o melhor de tudo, diferentemente de vídeos, você não precisa interromper o que está fazendo para apreciar um podcast: basta ouvi-los enquanto lava a louça ou faz uma caminhada!

Curso técnico em fotografia

Um curso técnico em Fotografia tem duração de dois anos, podendo ser oferecido na modalidade presencial ou online. Por isso, é perfeito para quem busca se aprofundar ainda mais na profissão. Esta formação prepara os alunos para encarar as demandas do mercado de trabalho, com foco nas disciplinas mais práticas e técnicas, diferentemente do bacharelado. Geralmente, os cursos técnicos se destacam por enfocar a fotografia digital. É uma opção perfeita de curso de fotografia profissional para iniciantes.

Curso de bacharelado em fotografia

Já o bacharelado em fotografia é uma graduação de quatro anos oferecida, geralmente, em modalidade presencial, direcionada à formação geral na área. Os alunos desenvolvem habilidades para trabalhar com a fotografia digital, analógica e, ainda, contam com carga horária destinada ao estudo de disciplinas teóricas, como História da Arte, Estética e Comunicação. Uma ótima opção de curso de fotografia profissional.

Escolha o melhor curso para você

Quando você faz uma pesquisa aprofundada, percebe que existem várias opções de cursos de fotografia disponíveis, sendo que a escolha certa dependerá do seu nível de habilidade atual, objetivos e orçamento. Aqui estão alguns pontos que você pode considerar:

  • nível de habilidade — se você é um iniciante, um curso básico de introdução à fotografia seria uma boa escolha. Se você já tem alguma experiência, um curso mais avançado pode ser mais apropriado;
  • objetivos — você quer melhorar suas habilidades em fotografia de paisagem ou retrato? Ou você está procurando aprimorar sua habilidade em edição de fotos? Certifique-se de escolher um curso que atenda às suas estratégias para o mercado de trabalho;
  • formato do curso — existem muitas opções disponíveis, como aulas presenciais, cursos online, workshops e tutoriais. Decida qual funcionará melhor para você com base em seu cronograma e preferências pessoais;
  • instrutores — leia as críticas de outros alunos para ter uma ideia da qualidade da instrução e do feedback do instrutor;
  • custo — considere seu orçamento e compare preços de cursos diferentes. Lembre-se de que nem sempre o curso mais caro é o melhor para você, e que existem muitas opções de cursos de fotografia gratuitos ou de baixo custo disponíveis.

Dica extra: antes de começar um curso de fotografia, organize os materiais necessários de acordo com o custo-benefício e praticidade. Câmeras fotográficas são as melhores escolhas para começar ao invés de um celular. Além disso, certifique-se de que a câmera possua as habilidades para trocar lentes e regular manualmente as configurações.

Esse foi o nosso post sobre as melhores opções de curso de fotografia para você avaliar. A melhor opção será aquela que se encaixará à sua rotina e nível de aprendizagem. Portanto, se estiver começando do zero, inicie pelo YouTube, com os canais gratuitos que recomendamos. Vale super a pena conferir!

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais, para seus amigos também tomarem nota das dicas.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA