5 documentários sobre fotografia que todo profissional deve assistir

Assistir documentários sobre fotografia nos dão a oportunidade de conhecer melhor aqueles que admiramos, o que nos impulsiona a apreciar e praticar a nossa arte. Afinal, por meio de histórias de referências é que conseguimos construir nossa identidade profissional e desenvolvemos um olhar mais profundo sobre esse universo das câmeras.

Pensando nisso, separamos 5 documentários para que você conheça trabalhos renomados que revolucionaram e foram cruciais em momentos decisivos da História, como os profissionais que nos proporcionaram registro de guerras, a queda do muro de Berlim, entre outros exemplos que marcaram para sempre gerações. Confira!

A História através da fotografia

Os documentários sobre fotografia são uma excelente alternativa para quem deseja adquirir novos olhares sobre as tendências que marcaram gerações e aprimorar o trabalho de maneira mais profissional.

Inclusive, também serve de inspiração, pois você toma como nota estratégias e técnicas que fotógrafos brilhantes utilizaram no passado, além de ver como eles foram cruciais em movimentos sociais importantes, como as guerras e as ações políticas que se desenrolaram ao longo do tempo.

Os documentários estão cada vez mais conquistando o espaço nos streamings. Por isso, selecionamos algumas produções para você conferir e se deliciar sobre a arte de fotografar. Acompanhe!

1. McCullin

A vida não é um conto de fadas, e ser um Fotógrafo de Guerra não é o mesmo que viver em um dos livros de aventura. McCullin é um documentário que captura não apenas o trabalho artístico do Fotógrafo Donald McCullin e sua beleza triste, mas também a crueldade da fotografia em tempos de conflito — particularmente as implicações para o próprio profissional e que nos ensina a ver a vida por uma perspectiva mais profunda. Inclusive, é um documentário sobre fotografia na Netflix!

As fotografias de Don McCullin acompanhadas dos seus colegas, cujos trabalhos são tão conhecidos quanto os do alemão Horst Faas, que testemunhou numerosas guerras, mostram tanto a beleza como as consequências devastadoras delas.

O lado psicológico de se clicar em meio às batalhas, tão ignorado pela imprensa e compreensão dos espectadores, é exposto de forma clara e intensa: a tarefa de fotografar um conflito envolve muito mais que ter destreza no equipamento.

É preciso ter raciocínio lógico, coragem para avançar em locais perigosos e gostar de experimentar doses fortes de adrenalina. MCCullin é a indicação perfeita para quem ama a realidade por trás das guerras. É um documentário sobre a história da fotografia que vale a pena conferir.

mc cullin doc

Créditos: IMDB

2. Nascidos em bordéis

Esse documentário retrata sobre Zana Briski e Ross Kauffman, que partiram rumo a uma das regiões mais pobres da Índia para desafiar tabus. Ao visitar Calcutá, na Índia, e seu Distrito da Luz Vermelha, a fotógrafa Zana Briski viu com seus próprios olhos a realidade das mulheres que vivem do sexo e das crianças que, desprivilegiadas e marginalizadas, não têm nenhuma chance de crescer socialmente.

A prostituição é a única saída para as meninas, enquanto os meninos estão condenados aos subempregos. Percebendo a triste situação, Briski decidiu que algo precisava ser feito.

Então, ela começa a mostrar para as crianças uma nova perspectiva — o mundo das câmeras e a cada registro mostra um fio de esperança por permiti-las sonhar em uma realidade em que elas são tão desprezadas. É um dos documentários sobre fotografia mais emocionante da nossa lista.

nascidos em bordeis

Créditos: Focus Films

3. Henri Cartier-Bresson – Só amor

Cartier-Bresson tinha uma forma única de tratar a fotografia, não de um modo forçado, mas sim com uma habilidade para estar sempre atento ao que a sorte reservava. Ele podia produzir suas fotos com facilidade, como quem apenas está vivenciando ao seu redor. Uma ligação tão profunda que, por três anos, ele fotografou sem checar seus resultados. A jornada era mais significativa para ele do que a sua meta.

Sensibilidade, naturalidade e intuição fez com que ele se tornasse um dos fotógrafos mais marcantes de sua geração.

magnum henri cartier

Créditos: Magnum Photos

4. A vida através das lentes – Annie Leibovitz

A vida através das lentes é um documentário que aborda o trabalho de uma das mais aclamadas fotógrafas dos últimos tempos: Annie Leibovitz, nascida em 1949. Sua produção é muito diversificada: desde o glamour de revistas de moda e comportamento até os horrores infligidos em situações de conflito.

É um documentário que inspira versatilidade e fornece ao público uma visão sobre como a artista elaborou seu trabalho, desde o set de filmagem de Maria Antonieta (dirigido por Sofia Coppola), até as suas experiências de carreira, como lidar com a fama e a vida familiar.

a vida através das lentes doc

Créditos: Imagem Filmes

5. Robert Capa: No amor e na Guerra

Este documentário conta a história de um homem complexo que se aproximava de maneira direta à violência do mundo, mas, acima de tudo, amava a humanidade.

Robert Capa foi o cofundador da famosa agência Magnum, sendo reconhecido por suas fotografias da Guerra Civil Espanhola, a invasão da China pelos Japoneses, o teatro de guerra da Segunda Guerra Mundial e a primeira guerra árabe-israelita.

Robert Capa foi um dos primeiros a se aventurar na Omaha Beach no D-Day, tendo também diversas aventuras interessantes em sua vida, como o fato de ter jogado poker com Ernest Hemingway, fotografado Pablo Picasso e ter se apaixonado por Ingrid Bergman.

É um dos documentários sobre fotografia para quem ama acompanhar momentos históricos das guerras, com pegada de filme de fotografia com terror das mazelas da humanidade.

magnum henri cartier

Créditos: Films Transit

Como produções audiovisuais ajudam no estudo da fotografia?

A fotografia documental busca retratar a realidade de maneira fiel e minuciosa. Ela geralmente reflete contrastes sociais, transformações climáticas e manifestações da natureza.

Os documentários sobre fotografia ajudam a compreender detalhes humanos para obter a cena correta e fazer com que ela seja retratada de forma realista. Dessa forma, para a vida profissional, utilize as abordagens prestando atenção na essência. Inclusive, ao retratar a realidade, não exagere na utilização de edições.

Além de acompanhar os documentários, conhecer os fotógrafos mais renomados do Brasil contribui na construção da nossa identidade profissional. Quer saber mais? Então, conheça 7 grandes nomes da fotografia no Brasil!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA