Conheça 7 grandes nomes da fotografia do Brasil

Quem não é apaixonado pela arte de fotografar? Para além do hobby, quando trilhamos essa jornada, percebemos que o segredo do sucesso é jamais desistir diante dos desafios. Afinal, até mesmo os melhores fotógrafos do Brasil, tiveram um início. E, para o êxito, utilizar os recursos locais, como valores culturais, estilos e perspectivas foram os pontos cruciais para tornar os seus trabalhos únicos.

Portanto, para te inspirar nos dias atuais do marketing da fotografia e construir sua confiança no mercado, separamos 7 dos maiores fotógrafos do Brasil. Você verá, a seguir, belos enredos sobre suas trajetórias no mundo e descobertas apaixonantes sobre a arte de registrar momentos. Confira!

1. Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado é um dos maiores fotógrafos do Brasil e nasceu na cidade mineira de Aimorés, em 1944. Apesar de ter formação em Economia e ter realizado doutorados nesta área, a sua grande paixão estava adormecida. Foi durante uma viagem à África, enquanto coordenava um projeto sobre o cultivo de café em Angola, que Sebastião decidiu dedicar-se profissionalmente à fotografia.

Ele foi honrado com diversos prêmios, incluindo o Príncipe de Astúrias das Artes (1998), Eugene Smith de Fotografia Humanitária, World Press Photo e The Maine Photographic Workshop (melhor livro foto-documental). Foi, ainda, eleito como Membro Honorário da Academia Americana de Artes e Ciência, premiado pela publicação do livro Trabalhadores com medalha de prata (Art Directors Club dos EUA e Overseas Press Club of America).

2. Araquém de Alcântra

Natural de Florianópolis, em 1951, seguiu seus estudos de jornalismo na Universidade de Santos, em São Paulo. Nos anos 1970, adentrou o mercado como fotojornalista, colaborando com importantes veículos de imprensa como o Estado de São Paulo, o Jornal da Tarde e a revista Isto É. Na década de 1980, tornou-se independente.

Foi consagrado como um dos principais fotógrafos de natureza do Brasil, muito antes de o story do Instagram se tornar tendência. Araquém Alcântara foi o primeiro a empreender um trabalho dedicado à documentação sistemática dos parques nacionais do país ao longo de trinta anos. Suas imagens são uma declaração de apoio à causa ecológica.

Embora seus primeiros trabalhos tenham abordado a degradação ambiental na cidade de Cubatão, em São Paulo, o conjunto de sua obra não destaca a denúncia, mas a celebração das maravilhas da natureza. O que o torna um dos melhores fotógrafos do Brasil.

3. Bel Ferreira

Fotógrafa extremamente respeitada no país, Bel Ferreira representou a vice-presidência da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABRFN).

Por fim, foi nomeada Embaixadora da Dreambooks Pro, que é considerada a maior encadernadora mundial, com sede na Europa e fábrica no Brasil. Bel também criou o Treinamento Newborn, o mais abrangente curso de fotografia de newborn do mundo.

Também é a autora do livro “Bel Ferreira — Fotografia Newborn” e coautora de “Manual da Fotografia Newborn“. Desde 2013, em parceria com Dani Kmetiuk, ela tem contribuído para o ensino de fotografia, ministrando cursos e palestras por todo o Brasil e em outros lugares do mundo, ajudando milhares de fotógrafos de mais de 25 países.

4. Maíra Erlich

Maíra Erlich é uma fotógrafa recifense. Apaixonada por questões sociais, direitos humanos, família e cultura, dedicou-se aos últimos 8 anos de sua carreira à fotografia de casamentos, conquistando mais de 50 prêmios.

Ela figurou nos rankings dos melhores fotógrafos do mundo, nas listas da Fearless Photographers e ISPWP. Em 2018, ela foi a grande vencedora da segunda temporada do reality show Arte Na Fotografia, exibido pelo canal Arte1. O que faz com que ela figure entre os melhores fotógrafos do Brasil.

5. Pedro Martinelli

Pedro Martinelli nasceu a 1º de Janeiro de 1950 e, desde então, dedicou-se ao jornalismo. Começou na “A Gazeta Esportiva” (1967), passou pelo “Diário do Grande ABC” (1968 a 1970) e “O Globo” (1970 a 1975), momento em que acompanhou a expedição de contato dos indígenas Kranhacãrore (hoje conhecidos como Panará).

Apaixonado pela fotografia artesanal, é um dos maiores fotógrafos do Brasil em utilizar somente de câmeras mecânicas, como jogo de luz e sombra, aproximando-se de forma humana e acolhedora das pessoas e comunidades para narrar as histórias que conta.

6. Luiz Braga

Nascido em Belém em 1956, começou a se aventurar na fotografia na década de 1970 e logo em 1975 abriu seu próprio estúdio fotográfico. Foi retratista, fotógrafo de arquitetura e de publicidade, tudo ao mesmo tempo.

Também colaborou com os jornais O Estado do Pará em 1978, e Zeppelin, para o qual foi fundador e editor de fotografia entre 1979 e 1980. Paralelamente, estudou arquitetura, tendo se graduado com sucesso em 1983.

O trabalho autoral de Luiz Braga foi amplamente elogiado com prêmios e distinções internacionais, como o Prêmio Marc Ferrez, do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte (1988); o Leopold Godowsky Color Photography Award, da Universidade de Boston (1991); a Bolsa Vitae de Artes (1996); e o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2003). Zé Cruz participou de exposições individuais no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (1992) e no Museu de Arte de São Paulo (1993).

7. Claudia Andujar

Claudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931, e logo depois se mudou para Oradea, na divisa entre a Romênia e a Hungria, onde sua família de origem judaica possuía raízes. Quando a perseguição aos judeus ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial em 1944 começou, ela e sua mãe fugiram para a Suíça, e mais tarde se dirigiram para os Estados Unidos, onde ela foi viver com o tio.

Nova York foi o palco onde seu interesse por pintura foi despertado, e lá ele teve a oportunidade de trabalhar como guia na Organização das Nações Unidas. Contudo, 1955 marcou um novo rumo em sua vida, quando decidiu retornar ao Brasil para reencontrar sua mãe, e consequentemente, estabelecer-se no país, inaugurando então a sua jornada como fotógrafa.

Durante os anos seguintes, viajou pelo Brasil trabalhando para publicações nacionais e estrangeiras, como a Life, Aperture, Look, Cláudia, Quatro Rodas e Setenta. Em 1966, tornou-se freelancer para a revista Realidade, na qual se consolidou como uma das melhores fotógrafas do Brasil. Foi contemplada com bolsas da Fundação Guggenheim (1971 e 1977) e participou de muitas exposições nacionalmente e internacionalmente, com destaque para a 27ª Bienal de São Paulo e a exposição Yanomami.

Esses são alguns dos grandes nomes da fotografia no Brasil, para te inspirar em seus trabalhos. Cada um trouxe e traz, na sua bagagem, histórias culturais e estilos únicos que contribuíram para a arte brasileira e mundial. É impossível não se encantar!

Gostou do post? Para se destacar nos tempos atuais na fotografia, um dos principais segredos é acompanhar as tendências, e queremos indicas um post sobre uma delas. Entenda já o storytelling!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA