Confira 11 equipamentos para fotografia que todo profissional deve ter

Seja você um fotógrafo profissional, iniciante ou experiente, contar com equipamentos para fotografia de qualidade é fundamental. Somado ao seu talento e muita prática, você consegue entregar melhores resultados em imagens. Mas diante da grande variedade de acessórios disponíveis no mercado, você sabe como fazer escolhas certas?

Há alguns equipamentos para fotografia que são essenciais para a produção de imagens de alta qualidade. No entanto, quem quer avançar na produção, pode investir em acessórios complementares no objetivo de melhorar ainda mais as entregas.

Continue a leitura e entenda qual equipamento de fotografia profissional você deve contar!

Quais equipamentos necessários para qualquer fotógrafo?

O mercado da fotografia está em frequente transformação. Da mesma forma, os equipamentos fotográficos também estão sempre evoluindo.

Os equipamentos para fotografia influenciam no resultado das imagens produzidas. Eles auxiliam desde a iluminação até a edição das fotos.

Por isso, contar com uma boa lista de equipamentos na mochila, ou então disponíveis para utilizar no seu estúdio, é o diferencial para obter fotografias profissionais e ainda melhorar o seu portfólio.

Veja a seguir uma lista de 11 equipamentos que todo profissional precisa ter!

1. Câmera fotográfica digital

Apesar de ser um dos equipamentos fotográficos mais óbvios, não podemos deixar de citá-lo. A câmera fotográfica impacta diretamente na qualidade do trabalho do profissional.

Além disso, sempre que for possível, vale a pena carregar mais de uma máquina com você, já que emergências podem acontecer a qualquer momento. É muito comum que fotógrafos tenham uma câmera reserva.

Entre os principais tipos de câmeras para escolher, é preciso saber que existem dois grupos: as câmeras DSLR e as câmeras Mirrorless.

DSLR ou “Digital Single Lens Reflex” refere-se do design de câmeras que usam um conjunto de prisma e espelho para refletir a imagem que o fotógrafo está prestes a capturar para o visor. A câmera é dividida em dois grupos distintos, as DSLR com sensores APS-C, e as Full Frame, que contam com sensores maiores, com mais qualidade.

Já a câmera Mirrorless conta com um conjunto ótico diferente da DSLR. No seu design, a imagem capturada pela lente vai direto para o sensor, realizando a captura. Por não precisar de prismas e espelhos, as câmeras são mais leves que as DSLR e também possuem opções de sensores APS-C, Fullframe ou Médio formato, a depender do modelo.

2. Lente ótica

Tão importante quanto a máquina fotográfica, as lentes são fundamentais para qualquer trabalho de fotografia. O profissional consegue ter mais opções à disposição para tirar fotos por meio desse instrumento.

Um bom exemplo é um trabalho de ensaio. Cada lente proporciona um aspecto diferente. Por isso, existem equipamentos usados para retrato ou para fotos com uma distância maior.

Em geral, essa é uma das ferramentas que contribui variando os resultados obtidos. Portanto, a recomendação é que o fotógrafo conte com ao menos umas três lentes de distâncias diferentes:

  • 35mm a 80mm: são lentes mais comuns por não haver distorção;
  • 90mm a 600mm: usadas para captar objetos distantes, conhecidas como teleobjetivas;
  • 8mm a 16mm: são conhecidas como as grande-angulares.

3. Cartão de memória

Outro acessório essencial no dia a dia de um profissional da fotografia é o cartão de memória. Nesse caso, um cartão de memória eficiente é o ideal, pois a memória é acessada de maneira muito mais veloz que um cartão de memória convencional.

Esse dispositivo difere do pen drive, em que normalmente nos preocupamos apenas com o tamanho de armazenamento e se é compatível com o computador.

Na fotografia, são utilizados cartões de memória de diferentes tipos, velocidades e tamanhos. A regra básica é: quanto mais alta a velocidade de acesso e quanto maior o armazenamento, melhor.

Portanto, é importante que o profissional saiba escolher o dispositivo ideal para trabalhar, já que no mercado, existem inúmeras opções disponíveis.

4. Tripé para Câmera

Caso seja necessário fotografar no período noturno, o uso do tripé é fundamental para o serviço. Além disso, é um equipamento importante quanto se está utilizando uma teleobjetiva. Afinal de contas, é preciso ter estabilidade para obter um bom foco no item central da foto.

O tripé pode não ser um dos instrumentos de trabalho indispensáveis, no entanto, ele contribui bastante na fotografia. Dessa forma, o fotógrafo pode utilizá-lo para alguns serviços específicos, como longa exposição, fotos de natureza e astrofotografia.

Mas não para por aí, já que é um tipo de equipamento que pode ser útil em diversas outras situações. Por isso, lembre-se de ter um tripé à disposição para ampliar mais o seu leque de possibilidades.

Se você deseja fazer algumas filmagens, o tripé para gravação de vídeo é crucial, já que ele consegue fornecer a estabilidade necessária. Dessa forma, é bastante comum encontrar bons equipamentos e até mesmo variações como Gimbal e Stedycam.

O Stedycam é um acessório que ajuda nas filmagens fazendo com que a câmera fique acoplada ao corpo do profissional. Assim, fica a impressão de que máquina fotográfica está flutuando no resultado.

O Gimbal é muito utilizado, além de ser comum também usá-lo com câmera ou celular. Esse modelo conta com eixos e uma estrutura que deixa o acessório estável, mesmo diante dos movimentos realizados.

5. Flash Fotográfico

O flash fotográfico é outro acessório essencial para o fotógrafo levar em sua mochila no dia a dia de trabalho.

Com a fotografia digital, o flash tornou-se um complemento crucial e, para muitos da área, está no topo da prioridade no momento de escolher seus equipamentos preferidos.

Portanto, o flash se tornou uma obrigatoriedade em determinados tipos de trabalho. Por outro lado, apesar de não ser uma obrigação em todos os setores, pode fazer uma grande diferença quando bem utilizado.

Ter um flash à disposição do profissional não é necessário apenas para eventos noturnos e ensaios. Em muitos casos, até mesmo em trabalhos realizados ao ar livre, contar apenas com a luz natural, muitas vezes, não é tão prático quanto ter um controle da luminosidade das fotos.

A quantidade de nuvens no céu, a intensidade e posição do sol, assim como o horário do dia, por exemplo, podem gerar efeitos indesejados e sombras no resultado da imagem, o que é muito preocupante quanto o fotógrafo está trabalhando com retratos.

Dessa forma, um flash é a escolha ideal para melhorar as áreas com pouca iluminação na fotografia e destacar elementos específicos. O uso de um rebatedor de luz é fundamental para fornecer preenchimento de luz em áreas escuras ou quando o sol é uma fonte de luz intensa.

Vale lembrar ainda que posicionar um flash acionado por rádio com sua luz rebatida ou difundida ao lado dos modelos é uma ótima solução nessas situações.

Falando em rádio, é importante que você conheça o rádio flash. É um equipamento que agrega muito valor no mundo da fotografia, especialmente para fotógrafos de eventos.

Muitos profissionais conhecem o rádio flash, porém, acabam não usando. Além de perderem grandes oportunidades, deixam de gerar mais valor em seus serviços, já que o dispositivo gera uma segunda luz que deixa as imagens com mais textura e vida.

7. Mochila de fotógrafo

A mochila de fotógrafo é mais um item que você não pode esquecer quando for preparar sua lista de acessórios como fotógrafo profissional.

Atualmente, existem excelentes opções no mercado que vão além do volume ou armazenamento, mas que também focam na organização do espaço, contando com inúmeras variações.

A procura da mochila ideal para o estilo do profissional não é uma tarefa tão fácil, dando um certo trabalho para encontrar. Por isso, é necessário dedicar um tempo para fazer uma pesquisa eficiente antes de adquirir esse item.

Isso porque, para um fotógrafo profissional, é preciso agilidade com os diferentes tipos de acessórios em momentos específicos durante o trabalho. Quando surgir a necessidade de algo, como uma troca de flash, de bateria ou de lente, uma boa mochila, feita para o fotógrafo profissional, faz total diferença.

Hoje em dia, existem diversas opções para você guardar os seus equipamentos com segurança e praticidade. São basicamente três escolhas que o profissional pode optar, cada uma com suas características:

  • tiracolo: modelo mais prático, ideal para quem não têm tantos equipamentos;
  • bolsas compactas: a vantagem é o custo-benefício, porém, sem muita versatilidade;
  • mochila multi-divisória: recomendada para quem conta com uma rotina mais corrida.

8. Alça para Câmera

A alça para a câmera é outro acessório muito importante no dia a dia do fotógrafo. Muitas vezes, o profissional não enxerga a real importância desse produto, justamente pelo fato de não fazer fotos por longas horas.

A maior vantagem em usar a alça para a câmera é a proteção do equipamento, já que evita as quedas acidentais que danificam o equipamento fotográfico.

Além da eficiente proteção da câmera que o item oferece, ao utilizar a alça, o profissional terá muito mais conforto para trabalhar, ainda mais em eventos de longa duração, como casamentos, eventos corporativos ou outras ocasiões.

As alças originais para câmera, que podem acompanhar o kit das câmeras, são projetadas para uso moderado e leve. Já as alças que estamos tratando aqui, são feitas para uso intenso, oferecendo segurança e conforto do fotógrafo, além da segurança do próprio equipamento.

9. Luz de LED

A luz de LED é mais um item importante, que geralmente não é muito falado. Ela começou a ser utilizada com mais frequência depois da chegada da fotografia digital. É um equipamento que serve para ajudar o profissional a obter resultados mais criativos em suas fotografias.

Hoje em dia, a luz de LED se tornou uma ferramenta indispensável no resultado das imagens noturnas, como festas de 15 anos, formaturas e casamentos. Portanto, ela é mais uma aliada do fotógrafo que não pode arriscar durante eventos. Afinal de contas, luz é tudo!

10. Material de limpeza

A câmera fotográfica e suas lentes, costumam acumular umidade e poeira, independentemente do ambiente em que ficam armazenadas. Certamente, isso compromete a qualidade da foto, seja com a presença de matérias indesejadas, seja com o desenvolvimento de mofo devido à umidade.

Utilizar produtos de limpeza, como borrifador de ar e Lenspen, é crucial para remover a poeira do sensor e da lente da câmera. Usar um pano de tecido mais suave pode contribuir eliminado a umidade. Não é recomendado soprar com o intuito de remover a poeira, pois algumas partículas de saliva podem ir junto com o ar, formando umidade.

11. Computador

Por fim, é importante que você conte com um computador no seu kit de equipamentos para fotografia, seja para descarregar e armazenar fotos, seja para fazer edições nas imagens.

Alguns profissionais preferem trabalhar com um tablet, mas o ideal é garantir um computador que ofereça uma boa qualidade, pois assim será possível utilizar os programas de edição, evitando problemas na leitura de imagens. Além disso, é essencial contar com uma tela que promova uma boa fidelidade de cores.

É importante contar também com um HD externo. Ele ajudará o seu computador a não sobrecarregar com arquivos pesados demais. Outra alternativa é usar o armazenamento em nuvem, mas lembre-se que, para isso, é preciso ter uma boa conexão de internet.

Vale destacar ainda a possibilidade de você utilizar o Pacote Adobe LR + PS, principalmente se você está começando na fotografia. São ótimos programas de edição, que trazem ótimos resultados nas suas fotos, fascinando os clientes.

Como escolher os equipamentos para fotografia?

O primeiro ponto que você deve considerar é em relação a sua necessidade, pois todas as escolhas de equipamentos são baseadas no foco do seu trabalho. Os equipamentos de fotografia para iniciantes podem contar com recursos menos avançados. Mas se seu objetivo é trabalhar na área, vale a pena investir em um kit completo de fotografia profissional.

Com isso em mente, será mais fácil priorizar alguns tipos de equipamentos. Sem contar que é uma maneira de evitar gastos além do necessário. Afinal de contas, nem todos precisarão do melhor que o mercado tem a oferecer.

Escolher os acessórios não tão essenciais segue a mesma linha de raciocínio no momento da compra. A princípio, os itens mais acessíveis já são o suficiente para um bom trabalho, já a longo prazo, um acessório com melhor acabamento faz total diferença.

Isso também serve para a questão da limpeza dos equipamentos, como as lentes. Elas são suscetíveis a fungos, por isso, é necessário mantê-las sempre limpas com produtos de limpeza de boa qualidade, apropriados para a finalidade.

Agora que você conheceu os equipamentos para fotografia mais importantes no dia a dia de um fotógrafo, é fundamental que você conte com os melhores produtos do mercado. Os equipamentos da Fugi-X Series se encaixam como a melhor solução.

Confira agora mesmo as melhores câmeras disponíveis no mercado da fotografia para você fazer um trabalho de qualidade!

TAGS

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES