Tripé para câmera: descubra como usar na hora de fotografar

Além de ser um acessório fundamental, o tripé para câmera pode ser o seu maior companheiro na fotografia profissional. No universo da fotografia, o que mais existe é a variedade de equipamentos e acessórios.

No entanto, todo esse conjunto de escolhas pode gerar dúvidas para a maioria das pessoas que se aventuram nesse mundo. Um fotógrafo profissional precisa trabalhar com um bom tripé profissional e dominar o uso dos equipamentos.

Por isso, preparamos este post com o objetivo de esclarecer qual é a importância de usar um tripé, quando é o melhor momento para utilizá-lo, como escolher um bom tripé, além de outras informações essenciais. Confira!

O que é um tripé para câmera?

O tripé é utilizado para estabilizar a câmera fotográfica, apoiar o peso da lente e para fazer disparos de ângulos considerados mais difíceis. Os tripés têm três pernas e uma cabeça de montagem para juntar com a câmera fotográfica.

Geralmente, a cabeça de montagem contém um parafuso que se encaixa a uma rosca. É um mecanismo que tem a função de inclinar e girar a câmera quando é montado sobre o tripé. As pernas do tripé costumam ser telescópicas, com o objetivo de economizar espaço quando não estão sendo utilizadas. Elas podem ser feitas de madeira, plástico, aço, fibra de carbono ou alumínio.

Por que é importante usar um tripé na hora de fotografar?

Quem trabalha como produtor de vídeo, ou fotógrafo, sabe como o tripé é fundamental no dia a dia. Preparamos a seguir alguns motivos que levam os fotógrafos a utilizarem o tripé. Olha só!

Precisão

Sobretudo, um dos principais motivos do uso do tripé é ter mais precisão no momento de fotografar alguns objetos. Um grande exemplo é a fotografia de produtos. A utilização do tripé é essencial para conseguir ângulos que já foram preparados antes.

Imagens tremidas

Seguindo a ideia da primeira dica, um bom motivo para usar o tripé é porque ele evita que as fotos saiam tremidas. Ou seja, seu uso é indispensável quando se fotografa com velocidade baixa. E isso pode acontecer tanto dentro de um estúdio de fotografia ou fora dele. Por isso, no momento de decidir quais equipamentos usar é muito importante pensar na iluminação.

Lentes pesadas

A utilização de algumas lentes pesadas exigem um tripé. Em muitas oportunidades, o tripé não tem apenas a função de estabilizar a câmera. Esse é o caso dos fotógrafos de esporte e natureza.

Problemas com ângulos

Além disso, podemos citar a importância do tripé na fotografia de arquitetura. O tripé é fundamental para solucionar problemas que o fotógrafo tem com a captura de imagens de diferentes locais e seus ângulos.

Quando é importante usar um tripé na hora de fotografar?

Existem diversas situações em que a utilização do tripé para câmera digital é importante. Veja a seguir os momentos que esse equipamento é essencial:

Fotografando paisagens

Na maioria das vezes, as fotografias de paisagens requerem um foco mais abrangente. Por isso, a foto não pode apresentar nenhum tipo de indefinição de imagem. Utilizando a câmera certa e uma lente com abertura e velocidade do obturador menor, será necessário ter um tripé para garantir que as imagens não saiam tremidas ou borradas.

Fotografando à noite

A melhor forma de obter fotos totalmente nítidas tiradas à noite, é desligando o flash embutido e estabilizando a câmera sob um tripé. Dessa maneira, a redução da velocidade do obturador, que é consequência da falta de luz, não vai interferir nas configurações particulares.

Fotografando eventos esportivos

Um dos momentos em que a utilização do tripé se torna fundamental é nos eventos esportivos. Nessas ocasiões, o tripé garante que o fotógrafo consiga capturar os melhores momentos. Sem precisar ficar segurando a câmera na posição, até que tudo aconteça.

Como escolher um bom tripé?

O ideal na hora de escolher um bom tripé para a câmera, é encontrar um equilíbrio entre as vantagens e a utilidade que você dará para o seu equipamento. Continue a leitura com a gente e veja algumas dicas:

Tipo de fotografia

Antes de tudo, analise quais são os tipos de fotos que você tira com mais frequência. Se são fotos de animais, paisagens, trabalhos dentro do estúdio ou fotos noturnas. Com isso definido, será possível pensar nos próximos critérios mais claramente.

Compatibilidade com a câmera

Mesmo que a maioria dos tripés sejam compatíveis com as câmeras de fotografia, o encaixe normalmente é o padrão. Então, pode ser necessário um adaptador dependendo do modelo da sua câmera.

Embora não seja um grande problema, é importante prestar atenção durante a compra do seu tripé profissional, pois poderá evitar uma dor de cabeça a mais.

Altura do tripé

Bons tripés costumam ter uma altura acima de 1,50 cm. É um tamanho ideal para que o fotógrafo não tenha que se curvar para compor a cena. Porém, tudo depende da necessidade. Se o objetivo é tirar fotos em cima de algum suporte ou de pequenos objetos, uma boa opção pode ser o tripé com menos de 50 cm.

Material do tripé

A maioria dos tripés são feitos de fibra de carbono e de alumínio. O que diferencia eles é que o alumínio é um material mais resistente e rígido, o que torna o produto mais pesado. Por esse motivo ele é aconselhável para quem tem câmeras maiores ou necessita de um suporte mais seguro.

No entanto, mesmo não deixando de ser resistente, a fibra de carbono é mais leve. Nesse caso, por ser um material mais delicado, o ideal é guardar esse tipo de tripé para momentos especiais, como eventos ou viagens.

Suporte de peso

Por fim, avalie o peso máximo que o tripé que você comprou suporta. Lembre-se que, além da câmera, esse peso deve aguentar as lentes e os acessórios. Além disso, não esqueça de somar o peso da cabeça do tripé da câmera fotográfica.

Bom, neste artigo você aprendeu o que é um tripé para câmera, a importância de usá-lo na hora de fotografar, em quais situações ele é necessário e como escolher um bom tripé. Portanto, não se esqueça de considerar suas necessidades antes de fazer esse investimento. Dessa forma, você garante que tomará a melhor decisão.

Você gostou deste artigo sobre tripé para câmera e como usar na hora de fotografar? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de nossas atualizações. Nós estamos no Facebook e no Instagram!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA