ISO na fotografia digital: veja como configurar a câmera para tirar as melhores fotos

Você escolheu a lente certa, escolheu o ângulo de captura e registrou o momento perfeito. Ainda assim, a imagem não ficou como esperava. E agora? Será que é uma questão de ajuste do ISO na sua câmera?

Muitas câmeras fazem o ajuste automático, hoje em dia. Só que, na maioria das vezes, para que as fotos saiam como você espera, é preciso alterar manualmente todas as configurações, incluindo o ISO.

Neste post, vamos discutir o uso do controle de sensibilidade. Afinal, ele é extremamente importante para conquistarmos imagens nítidas e bem focadas, evitando ruídos ou produzindo grãos, conforme a sua intenção.

Continue a leitura e veja como é fácil se adequar à luz fornecida pelo ambiente. Faça as melhores capturas estáticas ou em movimento.

O que é ISO na fotografia digital?

ISO é a sensibilidade à luz, um dos três controles primários que uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou Mirrorless (câmera sem espelho) deve ter, juntamente a velocidade do obturador e abertura do diafragma da lente. O nome é bastante conhecido, pois foi a maior certificadora do mundo que determinou as variações de sensibilidade: Internetional Standards Organization, ou seja, ISO.

A classificação para a maior parte das câmeras se inicia a partir de 100. Esse número representa a captação do olho humano.

Quanto mais se aumentar a numeração, mais sensível à luz a câmera será. Isso torna a imagem mais clara, contudo, o exagero pode roubar a nitidez da fotografia.

Por isso, se você estiver em um ambiente com muita iluminação, prefira ISOs de valor mais baixo. Há locais em que a iluminação tende a diminuir, como uma fotografia feita debaixo d’água. Nesse caso, ajuste a câmera de acordo com as condições que o cenário oferece.

Mais adiante, falaremos dos tipos de ISO com mais detalhes. Antes, entenda como esse conceito surgiu.

Na fotografia analógica, chamava-se ASA

Essa condição determinava o tipo de filme adequado para cada situação. Assim, quando uma pessoa fosse comprar um filme, deveria dizer o número de ASA (American Standards Association) que queria em cada modelo. Esse valor ASA também foi estabelecido por uma instituição.

Com a fotografia digital, o princípio é o mesmo. A única diferença é que o ISO é regulado diretamente no sensor da máquina, capaz de variar a sensibilidade em uma mesma superfície. Já os negativos fotográficos, dependiam da quantidade de emulsão de prata sensível disposta no filme de acetato. Por isso, sempre que era necessário alterar a sensibilidade, o negativo era trocado.

Quais tipos de ISO existem?

As variações de ISO dependem das condições de luz. Contudo, não é somente a sensibilidade que varia, existem também as velocidades de captura.

Lembra-se dos outros dois pilares básicos? Então, para movimentos, deve-se ajustar também a velocidade do obturador e a abertura da lente. Em fotografia noturna, nas quais um ambiente interno esteja artificialmente iluminado, precisaremos de um ISO de valor mais alto, cerca de 800 ou ainda maior, dependendo do ambiente. É um dos fatores que ajudará a registrar uma imagem em um espaço com pouca exposição a luz, congelando o movimento.

Temos 3 tipos de ISO para serem usados:

  • ISO alto;
  • ISO médio;
  • ISO baixo.

À noite usaremos sempre ISO alto, quando não dispormos de flash ou de iluminação contínua. Durante o dia, a tendência é escolhermos um ISO mais baixo, devido à abundância de luz. Caso a sensibilidade seja maior ou exista luz faltando ou sobrando no ambiente, veremos a ocorrência dos grãos. Eles são uma das tendências da fotografia. Hoje existem recursos de edição fotográfica digital para adicionar esse grãos. Mas você pode produzir esses efeitos com o controle do ISO.

Mas é claro que: quanto mais grão, menos nítida será a imagem. Então, escolha sua prioridade!

Quais os efeitos do uso de diferentes ISOs?

Confira, a seguir, uma lista dos tipos de ISO mais utilizados por profissionais. Claro que tudo depende de toque artístico, ângulos criativos ou especificações técnicas que suas fotos terão.

ISO 100

Dias de sol em fotografia ao ar livre e uso do flash dedicado ou de estúdio são situações que pedem ISO 100.

ISO 400

Regiões de transição, como sombras e luzes de janela pedem um ISO médio. Portanto, em alguns ambientes internos e bem iluminados podemos usar ISO 400.

ISO 800 ou acima

Podem ser usados em lugares fechados, à noite e com iluminação cênica.

Lembre-se de deixar a numeração o mais próximo de sua intenção com a foto. Uma escala exagerada tende a gerar ruídos nas imagens e reduz a nitidez dos objetos.

Reforçamos que o que manda nas fotos é sua criatividade. Então, escolha a latitude de exposição que mais agrade e comece a disparar.

Quais as variações de ISO disponíveis nas câmeras Fujifilm?

A Fujifilm tem uma grande variedade de câmeras, tanto equipamentos para fotógrafos iniciantes quanto para profissionais mais experientes. Veja, a seguir, nossos produtos mais desejados pelo público e seus ISOs correspondentes.

Fujifilm X-T5

Essa pode ser declarada uma gigante em miniatura. Com um corpo de apenas 550 gramas (com bateria), a X-T5 comporta imagens de alta resolução na tecnologia 4k. Oferece mostradores dedicados para ISO, além do automático, e inclui escalas entre ISO 64 a 12800, podendo chegar a 51200.

Fujifilm X-H2S

A X-H2S é ideal para JOBS que exigem velocidade, pois seu obturador dispara até 40 quadros por segundo. Tem três opções automáticas de ISO. O modo manual varia de ISO 80 a 12800, podendo chegar a 51200.

Fujifilm GFX100s

A capacidade da GFX100s supera as expectativas. Tem qualidade de imagem de 102mp e ISO com capacidade de 160 a 12800 de saída padrão, que pode chegar ai incrível ISO 102400 na versão estendida.

Fujifilm X100v

Outra gigante dos modelos mirrorless, a X100v tem monitor LCD de dupla inclinação e é feita para registrar os momentos mais incríveis da sua vida. Com seus oito elementos de configuração de lente (35mm), tem três opções automáticas de ISO, cuja variação pode chegar a 51200 na saída estendida com o ajuste manual.

Como você pôde reparar, a Fujifilm disponibiliza uma enorme gama de opções que atenderão às suas necessidades. Além dos modelos apresentados, existem muitas outros para você registrar os melhores momentos. Tudo para você acompanhar as tendências do mercado de fotografia para os próximos anos.

Quer conhecer opções que farão você explorar todo o seu potencial na fotografia? Acesse o site da Fujifilm e comece já a fazer os melhores enquadramentos!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA