Profundidade de campo na fotografia: saiba como ampliar

A profundidade de campo na fotografia pode ser entendida como a quantidade de elementos que estão nitidamente representados na imagem. Um retrato, por exemplo, é um tipo de fotografia que necessita de uma profundidade de campo menor, uma vez que retratará apenas uma pessoa e o fundo se torna secundário.

No entanto, muitos fotógrafos têm dúvidas sobre o que é a profundidade e qual a sua verdadeira importância. Por isso, neste artigo falaremos sobre essa técnica, bem como a melhor forma de aplicá-la nos seus cliques. Ficou interessado? Leia até o final e saiba mais sobre o assunto!

O que é profundidade de campo na fotografia

A profundidade de campo na fotografia, se trata da área nítida de uma foto. Você pode imaginar, por exemplo, uma fotografia de uma paisagem, caso tudo esteja nítido e focado, essa foto contém grande profundidade de campo.

Agora, se na mesma foto tivermos algum objeto, pode ser uma casa ou um animal que está em destaque, se apresentando com maior nitidez que os outros elementos, podemos dizer que essa fotografia tem menor profundidade de campo.

Ou seja, essa técnica permite que partes da imagem sejam destacadas pela nitidez ou borradas pela falta dela, conforme o significado que se deseja transmitir. Isso dá maior autonomia para a arte e auxilia na produção de um conteúdo significativo e com grande qualidade e atenção em sua produção.

Efeitos estéticos da profundidade de campo

A profundidade de campo pode trazer diversos efeitos estéticos para a fotografia.

Por exemplo, por gerar uma profundidade de campo muito ampla, podemos enxergar maior quantidade de detalhes. É o que ocorre nas fotografias de arquitetura, tanto de interiores quanto de exteriores.

De outra maneira, quando reduzimos a profundidade de campo, criamos o efeito que todos os clientes desejam ver em um retrato: o fundo em desfoque, com elementos borrados.

Desta forma, a gama de ganhos é extensa. Destacaremos algumas das principais vantagens dessa técnica de fotografia, abaixo, confira!

Aumento da nitidez e da zona focal

A profundidade de campo está diretamente ligada a nitidez da imagem. Caso queiramos uma foto totalmente nítida, precisamos ajustar a zona focal por meio da abertura da lente. Quanto mais fechado o diafragma, maior o controle sobre a luz e, consequentemente, maior é a nitidez da imagem. Dessa forma conseguimos uma fotografia na qual temos diversos elementos nítidos, o que é excelente para fotografias de paisagem.

Imagine uma sala que tem 10 metros de comprimento. A 5 metros da sua câmera, no centro da sala, há um sofá. Ao fundo, a 10 metros da sua câmera, existe um quadro pendurado à parede. Para enxergar com nitidez o sofá e o quadro, você deve aumentar a zona de nitidez, ou seja, aumentar a profundidade de campo.

Fundo borrado e hiperfoco no primeiro-plano

Com uma abertura ampla do diafragma, teremos mais luz entrando na câmera. E isso gera perda de nitidez, ou seja, diminuição da profundidade de campo.

Um efeito ótimo que conseguimos por meio de manipulações na profundidade de campo é o que chamamos de efeito bokeh. O nome vem da palavra japonesa boh-ke, que significa literalmente borrão.

A técnica consiste em usar a abertura mais ampla possível, de modo a facilitar a entrada da luz e aumentar a quantidade de raios luminosos que incidam perpendicularmente ao diafragma, desenhando seu formato arredondado em elementos borrados ao fundo.

Um efeito parecido, também conquistado por meio de um foco maior no que está mais próximo da câmera, conferindo um desfoque ao fundo, é o que chamamos de hiperfoco no primeiro-plano. É bem útil em retratos ou fotografias onde se quer destacar detalhes de um certo elemento da fotografia.

Como controlar a profundidade de campo

A profundidade de campo na fotografia pode ser controlada e manipulada de diversas formas a fim de alcançar o resultado ou corresponder à sua necessidade fotográfica.

Por isso, a seguir, explicaremos as melhores maneiras de controlar a profundidade de campo. Acompanhe até o final!

Configuração de diafragma

O diafragma da câmera é o que regula diâmetro de abertura da lente. Sua manipulação traz ganhos significativos em termos de seleção de foco, pois quanto menor a sua abertura, menos luz entra na câmera, gerando maior nitidez e maior profundidade de campo.

Diafragmas menores, que apresentem número f superior a f5.6 tendem a gerar maior nitidez e maior profundidade de campo.

Diafragmas f1.8 e f2.8, por exemplo, trazem o efeito do fundo borrado e zona focal reduzida, com menor profundidade de campo.

Distância do objeto em relação à câmera

Um dos fatores que também influencia na profundidade de campo é o quão perto ou distante você está do elemento fotografado. A proximidade em relação ao objeto, faz com que o fundo se torne mais distante e perca a nitidez, gerando o efeito borrado.

Distância do objeto em relação ao fundo

Quanto mais longe do fundo o objeto a ser evidenciado na fotografia estiver, mais fácil será manter o foco sobre o fundo. Assim você também conseguirá fotos com efeito de profundidade de campo reduzida, que realça os detalhes no primeiro plano.

Por isso, preste atenção na distância do objeto em relação ao fundo antes de determinar o momento ideal para o seu clique e garantir o efeito planejado para a sua imagem.

Uso de tele-objetivas

Outro recurso que facilita muito na manipulação da profundidade de campo é o uso de lentes tele-objetivas.

Elas trazem maiores configurações de distância focal, conferindo possibilidade de fotografar objetos que estão distantes. O que também transforma a perspectiva de captura da imagem, gerando o efeito de fundo borrado, mesmo com o uso de diafragmas mais fechados.

Como vimos, a profundidade de campo na fotografia traz efeitos interessantes para a fotografia e faz toda a diferença na hora do click. Por meio dela, é possível maior controle sobre a narrativa e estética que você deseja criar.

Certamente essas dicas serão muito úteis e agregarão muito à qualidade das suas fotos. Lembre-se de que, para se tornar um fotógrafo de sucesso, é fundamental ter atenção aos detalhes que os outros costumam esquecer.

Gostou do nosso artigo? Que tal aprimorar ainda mais a qualidade de suas fotografias com as soluções da X Séries? Acesse nosso site e confira!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA