Entenda a importância da assistência técnica autorizada para a manutenção de seus equipamentos

Você já teve que levar sua câmera fotográfica para consertar? Quando isso ocorre, escolhe uma assistência técnica autorizada ou, simplesmente, pesquisa na internet o primeiro nome que aparecer perto da sua casa?

Saiba que a escolha certa pode fazer toda a diferença, tanto para seus produtos quanto para o seu bolso. Por isso, considere sempre a garantia de seus itens. Verifique, também, se as pessoas que pensa em contratar são de confiança.

Neste post, falaremos da importância de fechar negócio com profissionais competentes. Quais são as vantagens de escolher uma assistência autorizada? Será que realmente é mais caro? A longo prazo, que diferença faz?

Leia este conteúdo atentamente e observe se a última manutenção que realizou nos seus equipamentos fotográficos foi realmente a mais correta e eficaz. Boa leitura!

O que é assistência técnica autorizada?

Quando você relaciona a palavra assistência a um tipo de equipamento, logo vem a palavra defeito, não é mesmo? Não poderia ser de outra forma. Se flashes não parassem de funcionar, câmeras não ficassem obsoletas ou peças não sofressem a ação do tempo, não haveria necessidade de as pessoas se capacitarem ou mesmo entenderem o funcionamento de certos componentes.

Para respondermos a este tópico, entenda quais são os dois tipos de manutenção existentes.

Mão de obra especializada

São profissionais com capacitação técnica para prestar auxílio em um ou mais tipos de produtos. No geral, essas pessoas não se conectam a nenhuma marca ou fabricante.

Existem vários tipos de empreendimentos assim. Com certeza, você já ouviu falar em mecânicos para automóveis, lojas de consertos de celulares ou mesmo eletrodomésticos.

Todos esses comércios têm algo em comum: servem para prestar socorro quando algum objeto seu der defeito. Cada qual atua de acordo com o tipo de serviço proposto. Com os equipamentos fotográficos não é diferente.

Como funcionam as autorizadas?

As autorizadas são empresas que também oferecem suporte técnico para quaisquer equipamentos defeituosos. Porém, elas estão um pouco além do serviço especializado.

Esse tipo de estabelecimento está ligado diretamente às fabricantes dos produtos ou componentes que se propõem a consertar. Duas de nossas autorizadas que dão suporte para a manutenção de câmeras e acessórios, por exemplo, localizam-se na cidade de São Paulo/SP.

Quais são as vantagens de efetuar reparos na autorizada?

Existem diversos benefícios para quem escolhe um estabelecimento ligado à marca de sua câmera. Veja, a seguir, os três principais. Entenda a razão de você executar a manutenção de um de seus bens mais valiosos em estabelecimentos de confiança.

Capacitação

Primeiramente, não é qualquer pessoa que pode se filiar a uma marca. Principalmente, se optar por uma empresa de renome, que concorre com outras grandes entidades.

Empreendimentos que desejam se vincular a alguma fornecedora devem passar por testes, muitas vezes rigorosos. Assim, podem comprovar que têm a qualificação necessária para representar a entidade fabricante.

Além da capacitação técnica, que é requisito básico, profissionais devem atender a diversos outros critérios, tais como:

  • Proceder de acordo com os direcionamentos e normas da fabricante;
  • Familiarizar-se com os manuais e os acessórios dos produtos;
  • Tratar os equipamentos de acordo com os padrões estabelecidos;
  • Lidar de forma ética com tecnologias patenteadas ou componentes específicos.

Para o caso de câmeras com capacidade de tirar foto debaixo d’água, que é uma tecnologia bastante especializada, quem efetuar os reparos deve entregar o produto como novo, sem defeitos ou mesmo sinais de manutenção. O mesmo se aplica a todos os demais itens.

Garantia

Essa é outra situação importante, principalmente, para as fornecedoras. A mão de obra autorizada deve reparar o produto com atenção, visto que, para quaisquer defeitos de fabricação ou reparo, as empresas devem fornecer outro produto com a mesma qualidade prometida para seus clientes, sem cobrar nada.

Existem dois tipos de garantia. A obrigatória é regulamentada pelo Procon e pode variar de 30 a 90 dias. Consulte o órgão de atendimento ao consumidor de sua região.

Outro tipo de garantia é a que você pode contratar, mediante acréscimo de valores na compra de seus produtos, ou, ainda, fornecida como cortesia pelas fabricantes. A duração varia de acordo com o que for combinado durante a negociação.

Confiança

Essa é a maior vantagem, uma união dos dois tópicos anteriores. Assim, se você tira fotos profissionalmente, por exemplo, e depende de uma boa câmera fotográfica profissional para ter lucro, quando necessitar de manutenção, terá a certeza de um serviço de qualidade.

Por isso, dê atenção para os critérios citados acima antes de confiar seus bens que precisem de conserto na mão de qualquer pessoa.

Quais são os riscos de uma não autorizada?

Alguns tipos de profissionais, principalmente, fotógrafos iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência no ramo, arriscam-se a deixar seus materiais com uma especializada qualquer. Como apontado, a violação do produto por uma não autorizada implica na perda automática da garantia.

Ou seja, ao confiar um bem valioso a um estabelecimento desconhecido, você abre mão de receber um produto novo, caso o conserto não seja mais possível. Existem diversas pessoas qualificadas que executam bons serviços. Algumas são ex-colaboradoras de grandes companhias, que decidiram empreender. Contudo, se elas não detêm autorização de nenhuma marca, para que se arriscar?

Além da perda da garantia, há outras situações desconfortáveis. Filmmakers, por exemplo, são profissionais que dependem da câmera e dos componentes para fotografar e filmar. Então, não podem correr o risco de perder seus principais instrumentos de trabalho.

Máquinas fotográficas têm diversas peças delicadas. Muitas vezes, quando apresentam defeitos, esses são difíceis de se localizar. Então, não é recomendável a escolha de assistências que nunca tiveram contato com o tipo de tecnologia que você utiliza.

Uma lente para câmera profissional pode valer mais do que a filmadora em si. Dessa maneira, riscos ou pancadas pela falta de jeito ao lidar com o equipamento são inaceitáveis. Por isso, pense bem antes de escolher um conserto “mais barato”, pois pode custar bem caro.

Como escolher a melhor manutenção?

A primeira resposta é sempre: prefira uma autorizada. Nós, da Fujifilm, temos equipes com habilitação para lidar com as tecnologias que criamos. Temos, também, formas de recolher e devolver produtos reparados e intactos, além de diversos meios para entrar em contato você, proporcionando facilidade de atendimento.

Ainda assim, se preferir se arriscar com uma manutenção desconhecida, recomendamos que você investigue as empresas selecionadas. Busque informações com clientes e ex-clientes e saiba se dão garantia pelos reparos realizados.

Além de tudo isso, os serviços de busca local, na internet, classificam as prestadoras de serviço por ordem de relevância na região. Assim, use a tecnologia e todas as informações disponíveis a seu favor.

Com base no que foi apresentado, a escolha pela assistência técnica autorizada é a melhor alternativa, por mais que, devido à alta capacitação, esses profissionais possam cobrar valores maiores. Ainda assim, há garantia de que os resultados serão satisfatórios. Dessa forma, você zelará pela segurança e durabilidade de seus equipamentos.

Quer começar a tirar suas fotos com produtos de qualidade, duráveis e de pouca ou nenhuma manutenção? Então, confira 8 equipamentos para fotógrafos iniciantes.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA