Cuidados com exposição ao Sol que fotógrafos devem ter

O verão é uma época do ano que favorece os ensaios fotográficos externos. O problema é que a incidência de radiação solar é muito intensa, por isso, todo fotógrafo precisa se preocupar com mais um detalhe: se proteger contra a exposição ao Sol.

O calor excessivo gera desconfortos que podem atrapalhar o desempenho do profissional. Além disso, é fato que a radiação pode causar sérios problemas de saúde — sem falar que o equipamento também sofre com tudo isso.

Portanto, é fundamental adotar algumas medidas de proteção para reduzir a exposição solar nos ensaios ao ar livre. E nós preparamos uma lista com dicas para você colocar em prática. Acompanhe!

Qual é a importância de se proteger da exposição solar?

Durante os meses de primavera e verão, o calor é mais intenso por conta da posição em que o planeta Terra se encontra. A região em que está localizado o nosso país sofre mais exposição ao Sol. Isso aumenta a incidência de raios solares e, consequentemente, leva às temperaturas.

Essas condições são muito propícias para aplicar boas técnicas de fotografia e fazer ensaios externos. A paisagem, de modo geral, favorece os resultados, e também o próprio calor traz mais disposição para o fotógrafo e para os modelos.

Porém, a exposição ao Sol aumenta o risco de desidratação orgânica por causa da perda mais intensa de líquidos durante os dias quentes. Não podemos nos esquecer de que, sem a devida proteção, a radiação solar pode causar sérias queimaduras na pele. Além disso, a exposição contínua contribui para um risco aumentado de desenvolvimento de câncer de pele.

Não é apenas o fotógrafo que sofre os efeitos negativos da radiação solar. A câmera e suas lentes também têm uma sensibilidade grande a esse fator. Por isso, o equipamento poderá ser danificado devido à exposição às altas temperaturas do Sol.

Quais são as melhores dicas para evitar a alta exposição solar nos ensaios?

As medidas que ajudam os fotógrafos a se protegerem contra a exposição ao Sol em excesso são basicamente as mesmas recomendadas para todas as demais pessoas. Veja a seguir o que você pode fazer para realizar bem o seu trabalho e, ao mesmo tempo, garantir a sua saúde e mais conforto.

Passar um bom protetor solar

O protetor solar é indispensável e precisa ser utilizado todos os dias. Não importa se o tempo está encoberto ou se haverá sombras no local em que o ensaio será realizado. Mesmo nessas situações, a radiação solar continua e entra em contato com a pele.

Portanto, o filtro solar precisa ser aplicado antes de iniciar o trabalho e deve ser reaplicado de acordo com a recomendação do fabricante. O tempo varia conforme o fator de proteção de cada produto. Vale a pena investir em um com fator mais alto para estender a necessidade de reaplicações.

Um detalhe que muita gente acaba esquecendo é que as pequenas áreas do corpo também precisam ser protegidas, como é o caso das orelhas. Os lábios devem receber um protetor específico, já que também existe o risco de desenvolvimento de câncer de lábio.

Usar acessórios para proteger os olhos

A exposição ao Sol causa danos expressivos para os olhos. Com o passar do tempo, a radiação contribui para a manifestação, por exemplo, da catarata. Sendo assim, é indispensável que o fotógrafo use acessórios para proteger a sua visão.

Invista em bons óculos escuros de marcas de confiança, para ter certeza de que as lentes de fato são tratadas. Se você precisar tirar os óculos, recoloque-os assim que possível para que os olhos sofram o mínimo de incidência de radiação solar.

Utilizar coberturas na cabeça

O couro cabeludo também pode sofrer queimaduras por causa da exposição ao Sol. O risco é ainda maior para pessoas com menos cabelo ou com cortes muito curtos. De toda forma, o fotógrafo precisa utilizar coberturas na cabeça para que não haja esse tipo de exposição.

Pode ser boné, chapéu, protetor de sol ou qualquer outro acessório similar que forme uma barreira. Vale lembrar que as cores claras são mais indicadas porque elas refletem a luz, enquanto as escuras absorvem.

Optar por roupas com proteção UV

Uma opção para não precisar passar protetor solar em todas as áreas do corpo é escolher peças de roupa que tenham proteção UV. Elas são uma ótima alternativa porque substituem esse produto de uma forma muito eficiente, evitando as queimaduras.

Hoje em dia existem peças das mais variadas com esse tipo de proteção, inclusive com cores mais neutras, para que você possa usar nos ensaios fotográficos sem parecer que está indo para a praia ou um clube.

O tecido tem uma textura especial para garantir conforto térmico, ainda que as temperaturas estejam altas. Uma dica extra para o vestuário: opte por camisetas e/ou camisas de manga longa. Isso reduz muito as chances de queimaduras indesejadas nos braços.

Investir em uma barraca de praia

É muito válido investir em uma barraca de praia para que você tenha um espaço maior para se proteger do Sol. Com ela, fica mais fácil montar a sua estação de trabalho sem precisar ficar se preocupando com o equipamento.

A barraca é uma proteção para você, para os modelos e também para tudo aquilo que será utilizado durante o ensaio. Você terá certeza de que suas câmeras e acessórios estarão bem protegidos e longe do calor excessivo do Sol. É uma alternativa, inclusive, para que esses equipamentos não fiquem abafados dentro do carro.

Como organizar os melhores horários para ensaios ao ar livre?

Como nos meses mais quentes o dia começa mais cedo, podemos organizar os horários dos ensaios fotográficos a partir das 6 horas da manhã. Nesse momento, já existe luz suficiente para tirar boas fotografias.

É preferível que a agenda seja preenchida com ensaios externos apenas até às 10 horas da manhã. Isso porque, a partir desse horário, há um risco maior para quem se expõe ao Sol, devido ao aumento da incidência de radiação.

A tendência é de que o calor também esteja mais intenso, e isso pode gerar desconfortos e tirar a concentração de todos. Então, você pode reservar essas quatro horas do período da manhã para fazer as fotografias ao ar livre e depois agendar os demais trabalhos em estúdio ou aproveitar para se dedicar à edição dos arquivos.

É válido ressaltar que vivemos em um país tropical. Por isso, mesmo durante os meses de inverno, é importante se proteger contra a exposição ao Sol. Então, prefira adotar esses cuidados de uma forma constante para que eles já façam parte da sua rotina de trabalho.

Gostou das dicas? Aproveite para conferir 8 sugestões para construir confiança como fotógrafo e alcançar ainda mais sucesso com o seu trabalho.

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA