5 dicas para um ensaio de gestante incrível

A gravidez é uma das fases mais importantes na vida de algumas mulheres. Para registrar e eternizar esse momento único, muitas optam por realizar um ensaio de gestante de qualidade com profissionais da fotografia.

Para oferecer um ensaio de gestante, no entanto, é preciso ter sensibilidade e paciência. Também é interessante conhecer alguns truques que vão fazer toda a diferença no resultado das fotos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com 5 dicas para realizar um ensaio de gestante incrível. Confira!

Muitos estilos possíveis

Um ensaio fotográfico de gestante pode ser feito de inúmeras formas e em variados estilos. É importante conhecer as possibilidades de imagens e cenas que podem ser criadas, justamente para oferecer o serviço a mães de diferentes personalidades.

Os principais tipos de ensaios para grávidas são:

  • clean: o objetivo é ressaltar a beleza da gestante, utilizando cores neutras e suaves nas fotos;
  • lifestyle: a ideia principal é registrar os momentos cotidianos da vida da mulher e da família, fotografando de maneira despojada;
  • atemporal: o objetivo é adotar figurinos e acessórios minimalistas, realizando um ensaio que permanecerá sempre atual;
  • boudoir: a intenção é retratar a gestante da maneira mais pura possível, para valorizar suas curvas com o uso de diferentes tipos de iluminação;
  • clássico: a ideia é registrar fotos com sombras mais fechadas e uso de contrastes, criando um cenário mais tradicional, geralmente produzido em preto e branco.
  • moderno: a aposta é em acessórios mais modernos e composições mais ousadas, trazendo a identidade da gestante para o ensaio.

Quais cuidados são importantes para realizar um ensaio de gestante?

Para tirar fotos realmente incríveis e de qualidade, é fundamental que o ensaio fotográfico seja planejado em cada detalhe. A definição do local, por exemplo, influencia na escolha dos equipamentos, como câmera, lente e iluminação, além do figurino, roupas, entre outros.

No dia da produção, é importante que a gestante esteja confortável o suficiente para conseguir fazer poses espontâneas e naturais. Normalmente, o ensaio é feito próximo dos últimos momentos da gravidez, entre o sétimo e o nono mês, permitindo captar bem todos os contornos da barriga.

Também é interessante conversar alguns dias antes do ensaio com a gestante e entender um pouco da sua trajetória e gostos. Dessa maneira, será mais simples definir um estilo de fotografia para criar registros íntimos e pessoais.

A escolha do local é outro detalhe que deve ser pensado com antecedência. Fotos ao ar livre, por exemplo, permitem captar lindas imagens com iluminação natural. Mesmo assim, o ensaio também pode ser feito em estúdio, permitindo um maior controle do cenário, da decoração e das luzes.

Algumas dicas

Na produção de um ensaio fotográfico com gestantes, existem alguns cuidados específicos e essenciais que devem ser considerados. Veja 5 dicas sobre o assunto a seguir!

1. Escolha a época certa

O trabalho de criação de um ensaio para gestante requer alguns cuidados extras, como vimos. O primeiro deles é em relação à escolha do momento certo para a produção das fotos. Em geral, até o quinto mês, a barriga ainda não está com um tamanho ideal para os registros.

Por isso, a indicação é que o ensaio seja realizado entre 27 e 33 semanas, já que a barriga costuma estar com um bom tamanho. De preferência, evite as últimas semanas da gravidez, já que é comum ocorrer inchaços na mulher.

2. Convide a família

Que tal convidar toda a família para participar do ensaio fotográfico? Inclua o pai, os filhos, a avó, entre outros entes queridos, para criar um ensaio inesquecível. No entanto, tudo deve ser feito conforme a vontade e preferências da gestante.

Vale a pena conversar com ela sobre a memória que pode ser criada a partir das fotos, tendo a família reunida nesse momento tão especial.

3. Faça fotos em diferentes ângulos

No dia do ensaio, se possível, não foque apenas na barriga. Por outro lado, tente variar os ângulos, faça fotos do corpo todo e convide o pai para criar cliques em casal. Com isso, fica ainda mais simples valorizar a beleza e as curvas da gestante.

Nesse sentido, é preciso planejar bem quais serão os equipamentos ideais para levar no dia do ensaio. Separe a câmera e faça uma seleção atenciosa das lentes que serão utilizadas para ter o melhor resultado possível.

4. Utilize objetos

Peça à gestante para trazer objetos e acessórios do bebê no dia do ensaio, como roupas, sapatos e brinquedos. Com isso, é possível compor fotos únicas e memoráveis para representar o momento. No entanto, tenha atenção às cores dos elementos para deixar tudo bem harmonioso.

Além disso, auxilie a gestante na escolha de roupas confortáveis, orientando sobre as melhores cores, tecidos e peças que podem equilibrar com o cenário escolhido para o ensaio.

5. Cuide da gestante

Em geral, ensaios fotográficos podem demorar horas e, por isso, se tornam facilmente cansativos para as grávidas. Assim, a indicação é planejar tudo com antecedência e, no dia, cuidar bem da cliente para que ela não fique sentando e levantando o tempo todo.

Uma dica é fazer alguns intervalos rápidos entre um cenário e outro. É importante que a mulher se sinta acolhida e segura, já que tudo será transmitido nos registros.

Quais as principais inspirações para ensaio de gestante?

A fotografia é uma das melhores formas de eternizar os momentos mais especiais da vida das pessoas, concorda? O ensaio fotográfico de uma gestante, igualmente, auxilia a ressaltar os gostos pessoais, os estilos e como a mulher gostaria de recordar desse período especial.

É possível adaptar o ensaio para qualquer temática, desde as mais românticas até as mais ousadas. Não é necessário, portanto, se restringir aos temas mais tradicionais e comuns. Até porque existem diferentes estilos criativos de fotografia, como vimos.

O figurino e o cenário devem reunir elementos que reforcem a temática da fotografia. Tenha atenção também à paleta de cores para que o resultado fique harmonioso. Outra dica é pensar previamente nas poses e adaptar a produção ao próprio ritmo da mulher.

Existem diferentes possibilidades de criação em um ensaio de gestante. Lembre-se de conversar sobre todos os detalhes com a grávida para acertar na escolha do cenário, da composição, dos equipamentos necessários e das cores que serão usadas para compor as imagens.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira 10 tendências de técnicas de fotografia para 2023!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA