Catálogo de produtos: 7 dicas para fotografar o portfólio dos seus clientes

Ser um fotógrafo de produtos significa dominar técnicas de iluminação e composição que são importantes para estimular o consumo. Não só isso, porque montar um catálogo de produtos remete à ideia de evitar propaganda enganosa, por exemplo.

Um dos fatores mais importantes quando falamos em marketing para fotógrafos é a qualidade dos produtos que ele entrega. Por isso, não basta pensar em como vender fotos, é preciso conhecer as técnicas necessárias para cada aplicação das fotografias, ou seja, saber o modo correto de fotografar de acordo com a finalidade da imagem.

Os catálogos de produtos exigem as mesmas técnicas que fotógrafos de sucesso precisam dominar, porém, elas são utilizadas de maneiras diferentes daquelas exigidas em um álbum de casamento, por exemplo. Saber qual técnica utilizar para cada tipo de assunto é fundamental para que se consiga os melhores resultados.

Por isso, neste post, traremos 7 dicas indispensáveis na hora de fotografar produtos para um catálogo. Continue a leitura e torne suas imagens muito mais bonitas!

Dicas de fotografia para catálogo de produtos

Quando falamos em fotos de produtos, a atenção aos detalhes deve ser redobrada. Afinal, elas serão as responsáveis por conquistar o possível comprador.

Além de técnicas de fotografia, também é preciso conhecer o produto e saber como seu cliente pretende usar essas imagens. Só assim, será possível definir como o seu trabalho será feito.

Veremos a seguir, dicas para utilizar melhor desde as técnicas de fotografias mais básicas até as mais complexas para fotografar produtos para um catálogo. Vamos lá?

1. Iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, fotógrafos iniciantes precisam saber como utilizá-la em fotos de produtos. Cada objeto tem uma natureza predominante e se comporta de modo diferente diante da luz.

Objetos podem ser opacos, quando absorvem a luz e a refletem de modo parcial. Diferentemente, os objetos reflexivos têm a capacidade de retornar a maior parte da luz recebida para o ambiente. Já os transparentes absorvem pouco a luz e a refletem em pontos e ângulos específicos. Existem ainda os objetos híbridos, que combinam tais naturezas. Para cada objeto, predomina uma característica ou a intensão de valorizar determinado aspecto.

Veja no infográfico alguns truques de iluminação para cada tipo de objeto.

[INFOGRÁFICO SERÁ INSERIDO AQUI]

2. Fundo zerado

O fundo zerado é mais comum em catálogos de produtos online, como em e-commerce e marketplaces. Isso significa que o branco do fundo é absoluto, ou seja, que não contém sombras ou outros tons de cinza, sendo praticamente 100% branco sólido. Na edição fotográfica, tal caraterística facilita o recorte do produto para aplicação em artes e e-commerces.

Na hora de fazer uma fotografia de produto com essa finalidade, o mais importante é que não haja sombras e que a cor de fundo seja o mais sólida possível. Somente desse modo, poderá ser feita uma seleção mais rápida do objeto na hora da edição da imagem.

3. Modele as sombras

As sombras são capazes de trazer volume aos objetos. Mas também podem ressaltar ou criar caraterísticas indesejadas. Por isso, entender as sombras produzidas pela luz e pelo produto é o primeiro passo para anular efeitos indesejados.

Uma sombra que cubra a identidade da marca, por exemplo, é algo extremamente problemático. Portanto, você vai passar muito mais tempo modelando a luz e controlando o cenário do que capturando a imagem.

4. Modele os reflexos

Assim como as sombras, os reflexos podem ser indesejados. E os objetos reflexivos nem sempre são simples de fotografar, afinal, se mal iluminados, até mesmo o próprio fotógrafo pode aparecer refletido na fotografia. No entanto, em alguns casos, é interessante usar o reflexo a seu favor.

5. Use fundo infinito

O fundo infinito é muito útil quando se precisa fazer uma imagem para edição com fundo zerado. Além disso, ele também serve para neutralizar qualquer distração em torno do produto fotografado, dando total destaque a ele.

Se o objetivo não for o de zerar o fundo na edição, o fundo infinito pode ser um grande aliado para criar cenários criativos e atraentes para o consumidor.

6. Caixa de luz

A caixa de luz é um dos acessórios mais usados na fotografia para catálogo de produtos. É literalmente uma caixa, em que são colocados os objetos a serem fotografados.

A superfície, o fundo e as laterais são usados como difusores de luz para facilitar a fotografia de objetos reflexivos, brilhantes ou translúcidos. Ela é muito utilizada para fotografar pequenos produtos, como celulares, joias, relógios, óculos, objetos de decoração, espelhos e, até mesmo, alimentos.

Não somente objetos reflexivos podem ser fotografados dentro da caixa de luz, mas ela é um ótima ferramenta para controlar reflexos.

7. Tenha atenção aos ângulos

Os ângulos, assim como as sombras, ajudam a criar o clima da foto. A cada movimento da câmera em relação ao objeto, são produzidas sombras e reflexos. O cuidado com o ângulo escolhido permite maior controle desses efeitos. Você pode, por exemplo mudar a posição de um reflexo, tirando-o da marca do seu cliente e levando-o para outro ponto, apenas movimentando a câmera.

Além disso, os ângulos demonstram intensão. Por exemplo, quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, voltada para cima, ângulo conhecido como contra-plongée, o objeto parece se maior do que realmente é. Já o ângulo plongée traz o efeito inverso, quando o objeto é fotografado de cima para baixo.

O que acontece, nesse caso, é exatamente o oposto do ângulo anterior, fazendo com que o objeto pareça menor do que de fato é. Já o ângulo normal é aquele em que a câmera está na mesma altura do objeto e o retrata de modo mais realista em relação às suas dimensões.

Os laterais são ângulos mais criativos. Os mais comuns são o três quartos, que faz um ângulo de 45º em relação ao objeto, e o de perfil, em que a imagem é capturada em um ângulo de 90º.

Vale lembrar que o conhecimento e uso dessas técnicas impactam diretamente o orçamento de fotografia. Afinal, muitas delas podem levar horas para serem aplicadas, devido à montagem e ao posicionamento de equipamentos.

Apesar do trabalho, vale muito a pena usar essas dicas na fotografia para catálogo de produtos. Elas são parte do que garante uma melhor qualidade na captação da imagem, embora a câmera utilizada também tenha um grande impacto nesse quesito.

Por isso, para aplicar todas essas dicas que você a acabou de ler, precisará de uma boa câmera, que você encontrará entre as opções da Fujifilm. Visite o nosso site e conheça!

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