6 dicas para fazer ensaio de Natal em família e encantar seus clientes

Se você assiste filmes e séries estadunidenses, já deve ter notado uma tradição de fazer ensaio de Natal em família. No Brasil, a prática pode não ser tão recorrente, mas ela existe. E, para garantir bons jobs natalinos, você pode incentivá-la ao oferecer ensaios especiais.

O Natal costuma ser uma época associada a momentos em família, energia boa, esperança, amor e muito mais. Contudo, a correria do final de ano e até os gastos desse período contribuem para que algumas pessoas não pensem em fazer um ensaio natalino.

É principalmente por esse motivo que você deve caprichar ainda mais na produção para encantar a clientela. Até porque isso ajuda a montar um portfólio atraente e que fala por si. Pensando nisso, listamos algumas dicas para fazer fotos de Natal em família. Confira!

Por que fazer fotos de família no Natal? Entenda

Como dito, o Natal tem um significado especial para a maioria das pessoas. É o momento em que a família costuma se reunir, trocar presentes e confraternizar.

Em meio a isso, é comum que as pessoas queiram tirar fotos para registrar os momentos, seja com o celular, seja com uma câmera profissional. É por essa razão que muitos clientes solicitam fotos de ensaio de Natal em família, o que pode incluir até os pets.

Para garantir que a clientela perceba o valor de contratar um ensaio, é essencial saber divulgar o seu trabalho — além de, claro, produzir fotos bonitas e atrativas.

Como fazer um ensaio de Natal em família? Confira 6 sugestões

Existem algumas coisas que você pode fazer, tanto antes de agendar os ensaios como depois de fazer as fotos, para valorizar o seu trabalho. Confira dicas a seguir!

1. Defina a decoração dos cenários

O cenário pode ser próximo à árvore de Natal, na casa da família, proporcionando um registro mais intimista. Uma vantagem disso é que os fotografados podem ficar mais à vontade, o que deixa a foto mais espontânea.

Esse aspecto é ainda mais relevante se houver pets e crianças, que costumam ficar mais tímidos ou desconfortáveis com flashes e outras particularidades de um ensaio.

Se essa for a opção escolhida, certifique-se de que o cenário realmente fica bem na foto e é espaçoso para todos que vão participar do clique, entre outros aspectos.

Outra alternativa ao pensar no cenário é fazer a foto de Natal da família em estúdio, com uma decoração natalina bem planejada. Nesse sentido, para economizar, é possível até fazer parceria com lojas de decoração, vitrinistas ou decoradores.

2. Pense em cenas e interações

É importante imaginar ações e poses que podem ocorrer durante as fotos para tornar o ensaio mais criativo e espontâneo. Muitas famílias preferem fotografias tradicionais de Natal, em que todos os membros se reúnem e simplesmente sorriem para a câmera. Mas, se você quiser inovar, use a criatividade. Por exemplo, peça para que os familiares levem objetos pessoais para o estúdio, como lápis de colorir ou brinquedos.

Essa ideia pode ficar ainda mais interessante se houver crianças e pets na família. Desse jeito, o fotógrafo registra momentos de interação familiar e até os objetos preferidos das pessoas em cada fase da vida.

3. Tenha figurinos e acessórios próprios

É comum que os clientes não tenham certos itens, como uma fantasia de Papai Noel, em casa. Então, ganha pontos o fotógrafo que tiver vários recursos e acessórios para tornar a foto mais divertida, especial e temática.

Boa parte das pessoas valoriza muito o período natalino e se empolga bastante em relação a elementos decorativos. Nesses casos, pode não ser interessante para elas se as fotos tiverem poucas referências ao Natal, certo? Por isso, faça a sua parte e invista em figurinos e acessórios próprios para a composição da foto.

4. Oriente o cliente sobre qual tipo de roupa usar

É preciso reforçar: a clientela não costuma ter a mesma percepção do fotógrafo quanto ao que funciona ou não na fotografia. Até porque o profissional é você, não é mesmo? Logo, oriente o público sobre qual tipo de roupa usar.

Se acontecer de as fotos não ficarem tão boas, ainda que seja devido a erros no figurino por parte dos clientes, é possível que a responsabilidade seja atribuída a você. Então, o ideal é que você atue não só como fotógrafo, mas também como uma espécie de diretor.

Ao orientar bem seus clientes e transmitir segurança, as chances de fidelização aumentam muito, principalmente se eles perceberem um alto nível de atenção aos detalhes. Então, capriche nos direcionamentos e sugestões — sempre respeitando a vontade dos envolvidos.

É importante sanar todas as dúvidas dos clientes e explicar com calma, deixando claro, por exemplo, que a roupa não pode ‘’brigar’’ com o cenário. Então, liste quais os tons e modelos de looks mais apropriados, conforme a decoração do local das fotos.

5. Não demore a mostrar o resultado

Não tem jeito: o consumidor atual é cada vez mais exigente e impaciente. Essa é uma tendência da sociedade contemporânea que repercute em todos os setores do mercado.

Então, não demore muito para mostrar o resultado das fotos. Ainda durante o ensaio, você pode compartilhar como alguns cliques ficaram. Isso permite que as pessoas se percebam, melhorem as poses e alinhem de forma mais adequada a expectativa à realidade.

Além disso, tente editar pelo menos algumas fotos avulsas e já enviar uma prévia bem antes da versão completa do ensaio.

Essa agilidade e essa atenção farão muita diferença na percepção do público quanto ao seu trabalho — além de saciar um pouco da curiosidade e minimizar a ansiedade dos clientes pelo resultado.

6. Encante o seu cliente na entrega

Como mencionado, é natural que o público fique ansioso para a entrega dos resultados. Então, para encantar, também, na hora da entrega, é importante seguir alguns passos, como imprimir uma das fotos na hora para eles levarem para casa. Assim, já ficam com a lembrança do momento especial e podem usar para decorar a geladeira ou colocar na carteira, por exemplo.

Nesse sentido, as impressoras digitais Fujifilm têm muito a contribuir. Elas imprimem as fotos rapidamente e em alta qualidade, garantindo um resultado encantador para o cliente. Ou seja, você pode editar a foto no celular e já entregar para o seu cliente.

E aí, gostou das dicas para trabalhar com o ensaio de Natal em família? Ao colocá-las em prática, o seu trabalho deve ser muito mais procurado no período natalino e até em outras épocas, como em casamentos e outros momentos especiais.

Se você achou esse artigo útil, compartilhe nas redes sociais!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA