Roupas de fotógrafos: saiba o que usar

Ao realizar uma sessão de fotos ou cobrir eventos, é comum ter dúvidas em relação às melhores roupas de fotógrafos para utilizar no dia. Boa parte dos profissionais que atuam na área, por exemplo, dão preferência a peças pretas para manter a discrição, praticidade e evitar reflexos de sua imagem em superfícies, como vidros e aço polido.

No entanto, a depender da ocasião, alguns fotógrafos também podem optar por roupas de tons mais claros, como branco e bege, para se camuflarem melhor no ambiente. Mesmo assim, é importante destacar que não existe uma regra de vestimenta.

Continue a leitura e entenda a importância das roupas de fotógrafos para sua imagem profissional!

Qual a importância de uma imagem profissional para fotógrafos?

É bastante comum encontrar fotógrafos que utilizam roupas para fotos profissionais específicas. Isso é fundamental para manter uma boa imagem profissional, ter mais praticidade e discrição. Além disso, a escolha das vestimentas adequadas ainda contribui para não serem confundidos, por exemplo, em um evento social.

Sem dúvidas, criar uma imagem profissional é essencial para o seu posicionamento no mercado. Mesmo que não existam regras, é importante ter bom senso e buscar se vestir sempre com peças leves e confortáveis, optando por tons amenos nos diferentes trabalhos que for realizar.

Assim, você terá mais chances de ser notado por clientes, que tendem a valorizar tanto o conhecimento técnico quanto a postura dos profissionais. Em qualquer tipo de ensaio, como os que acontecem ao ar livre ou em estúdio, é essencial manter uma imagem de autoridade, demonstrando que você tem domínio do que faz.

Qual roupa o fotógrafo profissional deve usar?

A escolha da roupa ideal vai depender, principalmente, da ocasião da sessão de fotos. A roupa para fotografar casamento, por exemplo, pode ser apenas em um tom: claro ou escuro. Assim, fica mais simples de se diferenciar dos convidados e não correr o risco de sair nos cliques de outras pessoas.

Em eventos ao ar livre, igualmente, vale a pena priorizar roupas mais confortáveis e largas. Isso porque é comum que os fotógrafos passem muitas horas em pé e se movimentem bastante durante os ensaios, em busca dos melhores ângulos e composições.

Roupas curtas e apertadas, por outro lado, podem prejudicar até mesmo a qualidade das fotografias. Por isso, a principal indicação é considerar o formato do evento, o ambiente em que serão tiradas as fotos, qual é a roupa ideal que pode favorecer e tornar a realização do trabalho ainda mais eficiente.

Por que muitos fotógrafos usam roupa preta?

É muito comum encontrar fotógrafos utilizando roupas pretas nas mais diferentes ocasiões. Existem diferentes motivos para isso, mas a decisão em usar algo discreto, geralmente, está diretamente relacionada à qualidade das fotos que estão sendo clicadas.

Isso porque o uso do preto é uma maneira de não aparecer nas fotos e vídeos de outros colegas da profissão. O preto é a ausência de luz e, por isso, não reflete a luminosidade. Ao usar preto, portanto, fica mais simples registrar os momentos sem nenhum tipo de reflexo ou interferência de cor externa.

Além de tudo, as roupas pretas ajudam a diferenciar o profissional, evitando que as pessoas o confundam com algum convidado. Como citamos, dependendo do evento, é comum encontrar fotógrafos optando por tons mais claros e amenos.

Outro motivo que faz com que os fotógrafos usem roupas pretas é pela praticidade em se sujar. Como o trabalho exige uma intensa movimentação, é natural que os profissionais adotem vestimentas mais versáteis e que favorecem, inclusive, o transporte e a condução dos equipamentos, como câmeras e lentes.

Como escolher as roupas de fotógrafos ideais?

Todo fotógrafo sabe como uma roupa confortável faz toda a diferença no dia a dia de trabalho. No entanto, algumas situações podem exigir a escolha de peças mais elegantes, sobretudo para fazer registros em casamentos e eventos corporativos.

Ainda assim, a ideia é que você esteja apresentável, mas não chame a atenção. A indicação é dar preferência a roupas versáteis, que permitam movimentos rápidos e espontâneos. Sempre é importante manter um nível de classe e estilo, até porque é isso que as pessoas esperam do seu trabalho.

Veja, a seguir, o que considerar ao escolher as roupas para fotografar!

Priorize o conforto

O seu conforto é critério fundamental ao escolher suas roupas para o trabalho. Isso porque a função de fotógrafo demanda agilidade e movimentação constante, e as roupas devem ser práticas o suficiente para cumprir esse papel. Portanto, sempre que possível, utilize peças mais soltas e confortáveis, que não atrapalhem você de desempenhar a função para a qual foi contratado.

Considere a ocasião

Pode ser que você seja convidado a fotografar um evento ao ar livre na praia, por exemplo. Nesse caso, uma boa pedida é escolher roupas leves e discretas. Ou que tenha que cobrir uma festa corporativa, exigindo a escolha de algo mais elegante. Tudo vai depender, portanto, da ocasião para a qual está prestando seus serviços de fotografia.

Dê preferência por tons únicos

Seja qual for o objetivo do ensaio, é sempre interessante dar preferência por roupas em tons claros ou escuros. Isso evita que as fotos tenham interferências externas de cores. Peças de cores vibrantes, como o verde e o amarelo, podem facilmente refletir na qualidade final das imagens.

Visite o espaço previamente

Uma das dicas mais valiosas para quem trabalha com fotografia é visitar previamente o espaço em que vai trabalhar. Para ter sucesso vendendo as suas fotos, é interessante verificar com antecedência quais são os melhores ângulos e como a luz se comporta em cada espaço do ambiente. Isso ajuda a planejar as fotos e, também, a escolher os equipamentos ideais para o serviço a ser realizado.

Agora você já conhece quais são as roupas de fotógrafos mais usadas nos ensaios e eventos, além dos motivos que levam os profissionais a escolherem as vestimentas mais adequadas. Lembre-se que, além da discrição, é possível ter melhores resultados nas fotos, evitando interferências de cores que podem influenciar o seu desempenho.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e descubra também como se tornar um fotógrafo de sucesso!

TAGS

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES