Fotografia de produto: 5 dicas essenciais para entregar os melhores resultados ao seu cliente

Já ouviu o ditado que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Em um período em que parte das nossas experiências são visuais, a fotografia de produto ganha um espaço ainda mais importante. Lojas virtuais, redes sociais ou propagandas precisam de imagens que valorizem o produto. A importância desse tipo de produção está ampliando as possibilidades de atuação do fotógrafo de produto.

Por essa razão, ter conhecimento sobre esse tema é imprescindível para ter maior destaque profissional, contando com infinitas possibilidades de crescimento. A fotografia de produto vai além de um bom clique: é preciso ter uma boa noção de iluminação, ângulo e até ambientação.

Continue a leitura e saiba mais sobre o mercado de fotografia de produto!

O que é fotografia de produtos?

A técnica de fotografia de produtos atua para valorizar os itens vendidos por uma determinada marca. Ou seja, o fotógrafo tem a função de escolher o ângulo que mais valoriza o produto, a fim de motivar suas vendas.

Essas fotos são essenciais para compor redes sociais, páginas de lojas virtuais, propagandas digitais e impressas, cardápios ou qualquer outro suporte de imagem que você possa pensar. O objetivo da fotografia de produto é claro: ajudar a vender!

Portanto, a fotografia de produtos é um grande transmissor de valor de mercadoria a partir da obtenção de uma imagem incrível. Todo profissional do segmento deve ter os seguintes atributos: ousadia, dedicação, honestidade, inovação e intuição para melhores combinações. Enfim, são essências que todos devemos ter para ter êxito profissionalmente.

Como funciona esse mercado?

O fotógrafo de produtos é um profissional fundamental para a estratégia de Marketing e Vendas. Sua missão é tornar os produtos atrativos, despertando o desejo de compra nos consumidores.

Ou seja, a fotografia faz parte da descrição de um produto, indo muito mais além de um registro básico de informações. Ela contribui com as vendas ao transmitir para o público-alvo os principais benefícios do produto em questão.

Quando se olha para o mercado de fotografia de produtos, há grandes oportunidades de atuação, como:

  • trabalho autônomo: você pode desenvolver um portfólio de produtos próprio e atender a clientes de forma autônoma. Nesse caso, você é responsável pela produção da foto, atendimento e negociação com clientes;
  • agências ou estúdios: agências de comunicação ou estúdios de imagem podem ainda contar com esse profissional. A vantagem em trabalhar nesses espaços é que sua dedicação é totalmente voltada à produção das fotos. Além disso, você conta com mais profissionais para trocar experiências;
  • empresas: empresas que contam com um fluxo contínuo de lançamento de produtos também podem demandar a atuação de um fotógrafo próprio. Nesse caso, o principal benefício é sua liberdade em produzir todo o catálogo de uma marca.

Quando se olha para o segmento de atuação, o mercado de fotografia de produtos se mostra ainda mais amplo. Isso porque praticamente qualquer segmento que venda produtos pode precisar desse profissional.

Alguns exemplos de segmentos de atuação são o setor automobilístico, setor de alimentação, móveis ou até moda. Ou seja, de produtos pequenos a grandes, esse profissional é demandado.

iluminação na fotografia de produtos

Confira essas dicas!

Já tomou a decisão e quer seguir na carreira de fotógrafo de produtos? Pois saiba que a prática é o que faz com que seus trabalhos evoluam e sejam cada vez melhores.

Confira algumas dicas sobre como fazer boas fotografias de produtos!

1. Busque cursos profissionalizantes de qualidade

Se deseja se tornar bastante requisitado, invista em especializações. Aprimore-se sobre questões como fluxo de trabalho, desenvolvimento profissional, a linguagem da fotografia e demais áreas correlacionadas. Com o aprendizado contínuo, você se tornará um profissional completo.

Todavia, é importante lembrar que é somente por meio da experiência prática que se pode montar um portfólio que proporcionará novas oportunidades profissionais.

2. Compreenda sobre os nichos de fotografias

Após a aquisição de conhecimento em relação à técnica, você pode selecionar uma área de atuação que seja de acordo com seus interesses. Por exemplo, você pode se especializar na fotografia de alimentos e atender mais clientes desse ramo.

Ao iniciar na fotografia de produtos, é essencial conhecer o tipo de equipamento necessário para cada nicho específico. Dessa forma, você pode experimentar e evitar gastos desnecessários na sua nova carreira.

3. Não economize nas fotos

Outro detalhe imprescindível para quem deseja se destacar na fotografia de produtos, isso porque a confiança é um fator crucial quando se trata de comprar pela internet. Quanto mais informações e imagens sobre o produto forem exibidas, mais segurança será dada ao comprador.

Portanto, não tenha medo de explorar todos os ângulos e acrescentar detalhes que podem auxiliar na decisão de compra. Se você está começando nesse ramo, vale a pena em contar com modelos gratuitos de edição. No entanto, à medida que você for se profissionalizando, invista também nas edições de fotos.

4. Tenha atenção com o enquadramento

Verifique se o enquadramento está equilibrado ou se o elemento principal está em destaque em todo o panorama. Afinal, é fácil desviar a atenção do cliente quando se trata de fotografias para catálogos e mídias sociais. Então, certifique-se que o produto esteja posicionado de forma que se beneficie.

5. Tenha cuidados com a iluminação

Como bem sabemos, sempre opte pela luz natural. Aproveite ao máximo os momentos do dia em que a iluminação se torna diferenciada — essa dica cai bem principalmente em produtos ao ar livre. Caso isso não seja possível, certifique-se de que seu equipamento esteja pronto para qualquer tipo de circunstância.

Dominar as configurações ISO da sua câmera é essencial para garantir uma entrada de luz equilibrada na imagem. Assim você obtém uma fotografia que valoriza as cores do produto.

O mercado para fotografia de produto está em expansão, devido ao crescimento do comércio eletrônico e da importância das redes sociais na comunicação corporativa. Por isso, esse ramo tende a continuar crescendo, trazendo cada vez mais oportunidades aos profissionais.

Quer saber qual é a melhor câmera para você? Então, confira na nossa loja e fique por dentro dos lançamentos da Fujifilm Brasil!

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Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

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