Como funciona o fotojornalismo e como ter sucesso na área

O fotojornalismo é um ofício vital para o mundo da mídia, já que as fotos podem alavancar ou destruir uma história, posicionando-a como referência para sociedade. Esse trabalho inclui imagens para notícias, outdoors, artigos online, revistas, jornais e muito mais, para dar um toque interessante, chamar a atenção do público ou impactar as pessoas.

Essas fotografias podem até contar as histórias, sem exigir muitas palavras. Isso porque elas adicionam compreensão ao que foi escrito pelos jornalistas e ajudam a entender melhor os contextos.

Neste artigo, vamos explicar o que é fotojornalismo e como essa área documenta, em imagens, as notícias que estamos habituados a visualizar todos os dias. Acompanhe a leitura e descubra como ter sucesso nesse segmento!

O que é fotojornalismo?

Fotojornalismo é uma área do jornalismo que faz uso de imagens para contar as notícias do momento. Geralmente, são fotografias estáticas, mas também podem ser utilizados vídeos ​​em transmissões nas mídias sociais.

Os profissionais desse setor precisam atuar com ética, com uma abordagem honesta e imparcial, para revelar histórias em termos estritamente jornalísticos. O fotojornalismo é o processo que envolve a utilização das fotografias de forma não convencional, tendo em vista que a câmera fotográfico é o meio usado para fazer o serviço.

Um fotojornalista usa as imagens para relatar os fatos do começo ao fim, de forma que o leitor nem precise fazer a leitura de textos escritos para entender a mensagem apresentada.

Portanto, esses profissionais estão em cena, ao lado dos jornalistas tradicionais, com o objetivo de criar histórias que falam sem a exigência de descrições com palavras.

Quais são as suas funções?

A função do fotojornalista é contar boas histórias por meio de excelentes fotografias digitais. O seu objetivo vai além de tirar fotos, pois precisam manter as imagens nos elevados padrões jornalísticos e fazer todo o esforço possível para transmitir a realidade.

A seguir, veja quais são as principais funções do fotojornalismo.

Registrar coletivas de imprensa

Os fotojornalistas tentam expor ao seu público, de uma maneira cativante, histórias novas e diferentes. Um profissional dedicado precisa ser flexível o suficiente para atuar nos mais variados campos do fotojornalismo para o qual venha a ser designado.

Alguns exemplos de situações que precisam ser fotografadas são as cerimônias de lançamento de produtos, coletivas de imprensa e outros eventos.

Gravar ocorrências não planejadas

Ocorrências não planejadas, eventos inesperados ou até incidentes podem ser capturados pelas câmeras e fazerem parte do fotojornalismo. Afinal, ninguém sabe onde ou quando algo interessante vai acontecer — e, às vezes, seria melhor se não tivesse acontecido.

O fotojornalista pode fotografar um acidente de carro, roubo ou incêndio de um edifício.

Criar documentos

O fotojornalismo documental envolve projetos fotográficos planejados a longo prazo — por exemplo, documentar a vida de uma criança órfã ou acompanhar um candidato durante o período de campanha política, entre outros fatos.

Ele é diferente do esportivo, que envolve a ação e a captura de imagens de torneios especiais ou de campeonatos de futebol.

Quais são as características do fotojornalismo?

Esse ramo da fotografia é praticado por profissionais que têm as suas produções ocupando papéis de destaque em revistas, jornais, mídias visuais, sites ou blogs. Assim, ele pode atuar juntamente com um escritor, que se encarregará de escrever os detalhes dos acontecimentos.

Veja, a seguir, alguns aspectos dessa carreira!

Relevância

O segmento do fotojornalismo tem qualidades que o diferenciam de outros ramos de trabalho, tendo em vista que a sua finalidade é tocar na alma e mexer com a mente do público.

A profissão tem grande relevância social em virtude da sua aplicação, voltada para dar ênfase e marcar as histórias do cotidiano.

Oportunidade

O fotojornalismo traz boas oportunidades para os profissionais que gostam de abordar questões atuais, como apresentar detalhes em um noticiário ou retratar acontecimentos sobre os quais a sociedade está atenta.

Eles podem vender as imagens mais interessantes para jornalistas ou escritores, bem como espalhá-las na Internet e alavancar a sua vida profissional.

Objetividade

Outra característica é a objetividade, visto que o fotojornalismo não pode ser tendencioso e nem tomar partido em reportagens. As suas imagens mostram com precisão os eventos, exatamente como eles são — com honestidade e imparcialidade.

Alguns fotojornalistas explicam que ser completamente objetivo não é fácil, mas eles procuram ser sempre verdadeiros em sua atuação.

Narrativa

Um fator relevante do fotojornalismo é que ele vai funcionar melhor se for apresentado como uma narrativa.

As imagens podem conter uma breve descrição ou serem acompanhadas de um artigo, abordando os eventos importantes sobre o incidente ou ocasião. Portanto, precisa contar uma história atrativa que capte e traga emoção para os visualizadores.

Como se tornar um fotojornalista?

Talvez você não tenha muita experiência ou esteja pensando em aprender um pouco mais sobre a área para tentar se adaptar às novas atividades. Existem algumas regras básicas da prática, que poderão ajudá-lo a se tornar um fotojornalista respeitado.

Observe abaixo algumas dicas para quem deseja captar imagens fotojornalísticas:

  • concentre suas fotos no rosto das pessoas quando elas estiverem em ação;
  • determine o foco do assunto central que deseja retratar;
  • estude as circunstâncias antes de tirar as fotografias, para que elas não sejam mal-interpretadas;
  • evite registrar pessoas nuas, a menos que a nudez não seja ofensiva para nenhum grupo de indivíduos;
  • analise o ângulo das fotos que estão sendo tiradas, para se assegurar de utilizar a melhor perspectiva ou ponto de vista.
  • capture as emoções, como as expressões faciais.

Com o fotojornalismo, você terá uma maneira eficaz de divulgar informações para vários grupos de pessoas. As fotos são mais atraentes em comparação aos textos ou artigos simples com os quais todos já estão acostumados. As pessoas são atraídas por imagens coloridas, extraordinárias e interessantes que dispensem o uso de palavras ou frases para gerar sensações.

Como ter sucesso na área?

O fotojornalismo é competitivo — no entanto, vale a pena investir nele! Você se tornará um excelente profissional e terá sucesso nesse ramo, fazendo edição de fotos que contam histórias atraentes.

Se as suas imagens transmitem emoção, você está no caminho certo — e poderá ser pago para fazer o seu trabalho!

Agora você já sabe como funciona o fotojornalismo e como ter sucesso na área, aposte em uma câmera e lentes da X-Series, ideais para fotógrafos e fotojornalistas.

Com um bom dispositivo, o seu trabalho será facilitado, e as chances de ser bem-sucedido aumentam consideravelmente diante da revelação de imagens de ótima qualidade!

Gostou do artigo? Compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais, para que mais pessoas conheçam estas dicas!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA