3 filmes sobre fotografia para você se inspirar

O cinema é uma arte que nos inspira, nos diverte, nos mostra grandes possibilidades. Quem já assistiu a um filme e viu em um personagem possibilidades para o próprio futuro? As inspirações são muitas. Por isso, quando buscamos filmes sobre fotografia para assistir, além de aprendermos com as técnicas de filmagem, também temos nas histórias uma grande motivação para continuar na profissão.

Se você é um profissional que reconhece a necessidade de buscar em outras artes inspiração para o seu trabalho, continue a leitura deste conteúdo e entenda a importância de assistir a filmes sobre fotografia e como essa arte pode ajudar na profissão e nos resultados do seu trabalho. Boa leitura!

Por que é importante assistir a filmes sobre fotografia?

A maioria dos fotógrafos conhecem a frase de Ansel Adams “um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes aos quais assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou.” É um texto recorrente, mas necessário de ser retomado.

Um fotógrafo tem um olhar especial para a vida e muito do que ele leva para a sua arte vem do aprimoramento das técnicas de fotografia, das suas experiências vividas e da motivação que dá sentido à sua vida profissional.

Nesse contexto, fotografia e cinema são duas artes que se encontram nas técnicas, nas composições visuais e na cinematografia. Além disso, precisamos lembrar que por trás das lentes existe um ser humano que precisa de motivação, de histórias e também da arte para complementar a sua existência, que é inundada pelo olhar artístico.

Quando um fotógrafo assiste a um filme sobre sua própria área, ele adquire inspiração e pode encontrar insights para o seu futuro na profissão. A arte é movimento, e nós precisamos nos mover junto dela. Por isso, temos a necessidade de encontrar personagens que nos demonstram autoconfiança, persistência, compromisso e inteligência emocional para lidar com os altos e baixos da profissão.

Alguns filmes para te inspirar

Veja, abaixo, alguns filmes que todo fotógrafo precisa assistir!

1. O Sal da Terra

“O Sal da terra” é um documentário dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders e lançado em 2015. A temática principal é baseada na trajetória de Sebastião Salgado e a criação da sua fotografia social. Nessa história, vamos acompanhar o local em que o fotógrafo nasceu e a sua vivência no interior de Minas Gerais e em Paris, cidade onde esteve em exílio durante a Ditadura Militar.

O interessante é que essa narrativa não segue um roteiro tradicional, em que o biografado tem desde a infância um ímpeto que o leva a se realizar profissionalmente. Essa é uma história de descobertas, de experiências e de uma trajetória que o levaria a se tornar o homem que conhecemos hoje.

Com a jornada desse profissional, podemos aprender como os registros são importantes para nos mostrar como estamos interligados a tudo e a todos. Por meio de suas fotografias, Salgado reflete o mundo real e nos mostra a necessidade de assumi-lo. Temos, então, a arte cumprindo a sua função social por meio do olhar do fotógrafo.

2. A Vida Secreta de Walter Mitty

O filme “A vida secreta de Walter Mitty” foi lançado em setembro de 2013 e dirigido por Ben Stiller. Trata-se de uma adaptação de um conto homônimo do escritor americano James Thurber, publicado em 1947.

Walter Mitty (Ben Stiller) trabalha para uma revista chamada Life e é o responsável por cuidar dos negativos das fotografias selecionadas pelo periódico. Ele é uma pessoa tímida, tem uma rotina simples e usa a imaginação para lidar com a realidade da própria vida.

Porém, em determinado momento, o protagonista é chamado a viver uma verdadeira aventura, e precisa viajar até outros países para encontrar uma foto misteriosa tirada pelo seu ídolo.

Várias questões são trazidas nesse filme, como a mudança das publicações impressas para o digital, ou seja, a avalanche de transformações que a tecnologia causa e que a todo momento pede que os fotógrafos da vida real se atualizem e busquem por novas formas de se apresentar.

Esse filme é inspirador e demonstra como o personagem principal aos poucos vai enriquecendo a sua existência por meio das experiências que o meio fotográfico proporciona.

3. Janela Indiscreta

Esse é um filme de fotografia antigo lançado em 1954, dirigido por Alfred Hitchcook e baseado no conto “It had to be a murder” publicado em 1942. Se você é o tipo de pessoa que gosta de mistério e suspense, “Janela indiscreta” pode ser uma ótima escolha. Ele foi indicado ao Oscar em quatro categorias e está na lista de “100 anos… 100 filmes”, da American Film Institute.

O personagem L. B. Jefferies (James Stewart) é um fotógrafo que, quando estava fazendo registros de uma corrida, sofre um acidente que o obriga a permanecer em uma cadeira de rodas para se recuperar. Ele mora em um apartamento cuja janela dos fundos dá acesso às janelas de diversos outros apartamentos.

Lá, ele fica a observar a rotina de muitos moradores que, no verão, abrem suas janelas para se refrescar. Porém, em uma noite, durante uma tempestade, ele percebe algo suspeito no apartamento de um vendedor de joias e de sua esposa acamada. Esse filme é um mergulho em uma ficção misteriosa, em que nós nos tornamos reféns do olhar do fotógrafo. É como se ele criasse um storytelling na fotografia.

Notou como temos tanto a aprender com os filmes de fotografia? A prática dessa arte envolve outras artes, assim, o seu olhar se expandirá e, com certeza, você conseguirá encontrar uma marca própria para a sua imagem de fotógrafo profissional!

Gostou do conteúdo e quer mais informações sobre o assunto? Então, veja aqui como ser um fotógrafo de sucesso!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA