Como ter uma rotina de trabalho saudável com a fotografia? Confira!

A vida profissional pode se tornar cansativa e cheia de afazeres, ainda que a pessoa faça aquilo que ama. Por isso, adotar hábitos saudáveis é uma prática que ajuda a estabelecer uma rotina de trabalho saudável. Isso, vale para qualquer profissão — inclusive, para a de fotógrafo.

Apesar de passar aquela ideia de que é um trabalho fácil de ser realizado, ele precisa ser feito com cuidado e dedicação. Afinal, o sucesso de tirar fotos pode estar nos pequenos detalhes — sejam eles no cenário, sejam no equipamento com o qual as fotos serão tiradas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como ter uma rotina de trabalho saudável no ofício da fotografia. Continue a leitura e confira!

Da postura a autocobrança

Em muitas situações, o trabalho de fotógrafo está relacionado a problemas de saúde e sofrimentos psicológicos. Isso acontece por conta da má postura que pode ser adotada pelos profissionais na hora de fotografar, prejudicando a coluna. Ainda, há o fato de o fotógrafo se cobrar demais para entregar fotos perfeitas a seus clientes.

Lidar com todas essas preocupações diárias pode ser uma tarefa complexa. Porém, adotar atitudes coordenadas e desenvolver hábitos saudáveis é a melhor maneira de minimizar os impactos negativos. Assim, o profissional ficará mais feliz e as fotos terão melhor qualidade.

Alguns hábitos que podem te ajudar

Uma rotina de trabalho saudável é aquela que está adequada às necessidades do profissional, podendo ser personalizada. Para isso, é preciso traçar estratégias que funcionem e que façam com que o fotógrafo se sinta bem durante a realização das atividades, garantindo a preservação de sua saúde.

Tendo isso em mente, veja as dicas que separamos para você!

Movimente-se com cuidado

Muitas vezes, os fotógrafos são chamados para eternizar momentos ao ar livre. Nesses casos, os riscos de se machucar podem ser altos — principalmente, quando o local for íngreme ou de difícil acesso.

A principal dica é tomar cuidado ao andar: é preciso olhar para o chão e dar passos certeiros. Os equipamentos podem ser levados dentro de uma mochila, e isso pode ajudar a se manter mais concentrado para andar pelo meio de árvores ou ao lado de lagoas.

Alimente-se durante os ensaios mais longos

Quando você olhar em sua agenda e perceber que a sessão de fotos terá longa duração, programe-se para levar um lanche rápido. Dê preferência para opções mais saudáveis, como frutas, castanhas e amendoins.

Se estiver frio e quiser se aquecer, leve uma garrafa de café ou chá. O importante é estar bem alimentado e com energia para fazer as fotos — o que, certamente, ajudará você a se manter saudável ao longo dos anos.

Por fim, lembre-se de avisar os seus clientes que o ensaio será mais demorado, e que eles podem levar um lanche de sua preferência.

Não se esqueça da hidratação

O corpo humano é composto por mais de 70% de água. Por isso, a falta desse líquido pode ocasionar alguns danos à saúde. Um dos maiores problemas é a desidratação, e isso pode acontecer com qualquer pessoa.

Em dias mais quentes, você pode sentir a necessidade de ingerir mais líquido. Porém, é preciso ter em mente que, nos dias frios, também é preciso se hidratar.

Sendo assim, reserve uma garrafinha para levar nas sessões de fotos e, sempre que conseguir, faça uma pausa para beber um pouco desse poderoso líquido.

Desacelere e faça pausas

Se o seu trabalho como fotógrafo está indo bem e você tem muitos ensaios fotográficos para fazer durante a semana, não se esqueça de fazer pequenas pausas. Permita que a sua mente vagueie por outros lugares e com pensamentos que não sejam relacionados ao trabalho.

Essa prática contribui para o seu bem-estar emocional, evitando que você adquira problemas mais sérios — como a Síndrome de Burnout, uma doença que tem afetado muitas pessoas devido ao estresse causado por uma rotina de trabalho exaustiva.

Como separar a rotina pessoal da profissional?

Geralmente, os fotógrafos têm um escritório em casa ou um estúdio em uma sala comercial. Qualquer que seja a sua escolha, o ideal é separar a rotina pessoal da profissional.

Levante-se cedo e tenha um horário de trabalho pré-estipulado, com hora certa para iniciar e terminar o expediente. Dessa forma, você conseguirá cuidar da sua rotina pessoal após realizar a sua jornada laboral.

Algumas dicas para isso são:

  • tenha uma agenda;
  • seja o senhor do seu tempo;
  • dedique uma parte do dia para cuidar dos equipamentos.

Se você tiver que ficar parando a sua rotina de trabalho para atender a outras demandas, certamente o seu dia não renderá o necessário. Nesse sentido, a tecnologia pode auxiliar no gerenciamento de tarefas, mantendo a sua produtividade em alta.

Por que escolher equipamentos profissionais de qualidade?

Escolher equipamentos de qualidade — como uma boa câmera, a lente certa, uma bateria reserva e um cartão de memória que consiga armazenar muitas imagens — é algo extremamente necessário para o sucesso de um fotógrafo. Dessa forma, ele conseguirá captar imagens mais nítidas e bonitas. Por isso, procure pesquisar as opções disponíveis no mercado, antes de fazer esse investimento!

Como vimos, seguindo algumas dicas simples, é possível ter uma rotina de trabalho saudável tirando fotos. Portanto, não deixe de organizar o seu tempo com sabedoria, seguir os passos apresentados neste post e adquirir equipamentos de qualidade, para ter a certeza de que sua carreira será um sucesso!

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco e conheça o nosso catálogo de equipamentos!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA