Conheça mais sobre as baterias Fujifilm e como usá-las de foram correta

Ao investir em uma câmera de qualidade, todo mundo que trabalha com fotografia espera um bom desempenho. Para isso, é preciso contar com baterias que deem autonomia ao equipamento, sem danificá-lo ao longo do tempo. As baterias Fujifilm, por exemplo, são pensadas para extrair o máximo potencial das câmeras, aumentando a sua durabilidade durante o uso e ao longo do tempo.

Se você quer entender melhor como funciona esse dispositivo e como você pode utilizá-lo da melhor maneira, continue com a gente. Neste post, você vai conferir qual é a importância da bateria na câmera fotográfica, como ela garante a qualidade do equipamento, com quais baterias a Fujifilm trabalha e como acertar na sua escolha. Vamos lá? Aproveite!

Qual é a importância da bateria na câmera fotográfica?

A bateria é o componente responsável por fornecer a energia de que a câmera necessita para desempenhar todas aquelas funções para as quais foi projetada. É ela que possibilita a você trabalhar várias horas a fio, sem precisar ficar recarregando o equipamento.

Como ela garante a qualidade do equipamento?

Uma bateria fornece a tensão e a corrente necessárias para que um equipamento funcione corretamente. Quando a pessoa fotógrafa utiliza uma bateria de baixa qualidade, pode acabar prejudicando algumas funções do dispositivo, fazendo com que ele deixe de operar ações específicas, como o rastreio de foco, o estabilizador ou mesmo a função de vídeo.

Além disso, é fundamental que todo dispositivo elétrico passe por um carregamento adequado para garantir seu funcionamento e evitar danos ao aparelho. O uso de carregadores sem procedência também pode acabar prejudicando a câmera.

É preciso tomar alguns cuidados no que diz respeito à manutenção da qualidade das baterias. É necessário protegê-la do sol, por exemplo, evitando que ela pegue incidência de luz solar durante o carregamento. O mesmo vale para a umidade. É essencial, ainda, guardar o equipamento em um local seco e evitar que ela seja molhada.

Com quais baterias a Fujifilm trabalha?

As câmeras Fujifilm da linha X Series têm dois tipos de baterias:

  • NPW235, para o modelo X-T4;
  • NPW126s, para todos os demais modelos em linha (X-T30, X-E4, X-S10, X100V, X-T3 e X-PRO3).

A NPW126s é uma bateria mais leve, porém, sua durabilidade é inferior em relação à NPW235. Além disso, é importante considerar que as baterias Fujifilm são produzidas dentro dos mais altos padrões de qualidade e desenvolvidas propriamente para os produtos da marca.

Como escolher a câmera com a bateria ideal?

A bateria é um item crucial na hora de escolher qual é a melhor câmera para o trabalho que você realiza e, é claro, quanta autonomia ela proporcionará a você. Por isso, é fundamental saber como acertar no momento da escolha do equipamento com a bateria ideal. Vamos conferir algumas dicas? Olha só!

Use a bateria indicada para cada modelo da câmera

Seja para usar como a bateria principal da câmera, seja como bateria auxiliar, é muito importante que você sempre observe se a versão que você pretende comprar é mesmo indicada para aquele modelo de câmera. Do contrário, ela pode causar problemas.

Uma dica muito bacana é buscar a recomendação dos fabricantes das câmeras. Eles fornecem uma descrição das características mais indicadas para cada tipo de equipamento. Assim, você garante que todas as especificações técnicas serão atendidas e farão a câmera funcionar em perfeito estado.

Vá além do preço, analise o custo-benefício

Seja por causa de um orçamento apertado, seja pela falta de conhecimento, muitas vezes, o fotógrafo acaba escolhendo a bateria pelo preço. No entanto, mesmo que as condições financeiras não sejam as mais favoráveis, é importante buscar uma alternativa confiável.

Lembre-se sempre de que baterias falsas podem deixar você na mão em um momento importante. Além disso, elas provocam um risco seríssimo de danificar seu equipamento, e ainda colocar a perder todo o investimento que você já fez nele.

Avalie a sua demanda de autonomia para cada trabalho

Alguns profissionais insistem na ideia de que uma bateria megaduradoura é importante. Isso até é verdade para aqueles que trabalham de uma forma mais intensiva, com alta exposição de vídeo, por exemplo. Mas nem todo mundo precisa de uma duração tão grande, especialmente, se puder recarregar o adereço.

Por isso, avalie a sua demanda de autonomia da bateria antes de fechar a compra. Talvez, por não precisar de um item com tanta capacidade, você possa baixar um pouco a categoria de preço e recorrer a uma bateria de qualidade superior, como é o caso das baterias Fujifilm.

Considere recorrer a algumas baterias extras

Uma dica valiosíssima é que, além de investir em uma boa bateria principal, você também reserve parte do orçamento para ter baterias reservas. De preferência, que elas sejam tão boas quanto as originais, mas, se não puder, tudo bem.

As baterias secundárias até podem ter uma autonomia menor e exigir mais tempo de carregamento. Mas lembre-se de jamais abrir mão da qualidade. Portanto, opte por uma marca original e sempre muito bem alinhada com as necessidades do seu equipamento.

Claro, além dessas dicas, é bom ficar de olho em boas práticas no manuseio e manutenção das baterias para que elas tenham uma usabilidade maior e ganhem mais tempo de vida útil. Por isso, tenha atenção para:

  • retirar a bateria do equipamento assim que terminar de utilizar;
  • capturar suas fotos sempre pelo visor, evitando o uso do LCD;
  • desabilitar todas as funções desnecessárias, como o GPS;
  • buscar a melhor iluminação natural para não precisar usar o flash;
  • evitar exposições muito longas;
  • recarregar a bateria por completo e usar até o final da carga;
  • selecionar as fotos no computador, e nunca na câmera.

Com os cuidados certos, tanto a sua câmera quanto a bateria terão uma durabilidade bem maior. Nós sabemos que profissionais de fotografia precisam fazer investimentos altos em equipamentos de trabalho. Por isso, as baterias Fujifilm são feitas para durar e proporcionar a você mais tempo de trabalho, afinal, não dá para ficar recarregando toda hora, né?

Agora, você já sabe com escolher uma bateria que não vai prejudicar sua câmera e nem deixar você na mão. Quer ter a garantia de qualidade das baterias Fujifilm? Entre em contato com a gente!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA