7 fotografias que fizeram História

Desde sua criação e consolidação, a Fotografia tem gerado inúmeros registros valiosos sobre pessoas, lugares e ocasiões. Através de uma única imagem podemos compreender todo um cenário no tempo e espaço, e algumas dessas imagens foram tão importantes que se tornaram verdadeiros marcos históricos reconhecidos no mundo inteiro e relembradas até hoje.

Veja, a seguir, algumas fotos históricas para se inspirar!

1. “O Beijo”, de Alfred Eisenstaedt

A imagem revela um marinheiro abraçando e beijando uma mulher na Times Square, após o anúncio da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial. Essa foto histórica foi tirada em agosto de 1945, por Alfred Eisenstaedt.

Durante muitos anos se acreditou que a foto retratava um casal apaixonado, mas a verdade por trás da fotografia é muito diferente. Os personagens da imagem, o marinheiro George Mendonsa e a assistente de dentista Greta Zimer Friedman (que muitos ainda hoje acreditam que era uma enfermeira), na verdade, não se conheciam. George, na empolgação das comemorações e já alcoolizado, viu Greta passando pela rua e a beijou, e Eisenstaedt registrou o momento.

2. Einstein mostrando a língua, de Arthur Sasse

Outro registro que marcou a história da fotografia foi feito no aniversário de Einstein, em 14 de março de 1951. Ele saia da Universidade de Princeton, após sua festa de 72 anos, e foi surpreendido por vários fotógrafos. O cientista estava muito cansado de sorrir para as pessoas, mas uma multidão de profissionais o seguiu.

Já dentro do carro e sentado no banco de trás, o cientista viu que a aglomeração não deixava o veículo sair. Então, em um ato de fúria e indignação, Einstein mostrou a língua para aquelas pessoas e virou-se rapidamente. Mas o fotografo Arthur Sasse bateu a foto — e hoje, ela é conhecida no mundo inteiro como uma imagem icônica.

 3. Capa do disco “Abbey Road”, dos Beatles, de Ian MacMillan

Em 1969, uma foto tirada em frente ao Abbey Road Studios marcava uma das capas de álbum mais famosas de todos os tempos. A ideia da foto surgiu de um desenho de Paul McCartney, que retratava 4 homens atravessando uma faixa de pedestres.

O fotógrafo teve apenas 10 minutos para fazer os registros, já que a polícia precisou interromper o tráfego para que as imagens fossem feitas e era preciso evitar a aglomeração de fãs.

O álbum Abbey Road foi lançado 7 semanas e foi o último álbum de estúdio do quarteto. A faixa de pedestres é visitada por fãs da banda até hoje e ganhou status de monumento histórico.

4. “Menina Afegã”, de Steve McCurry

A foto de 1984 retrata Sharbat Gula, uma menina de 12 anos refugiada no Paquistão em função da guerra Soviético-Afegã. A imagem foi capturada pelo fotojornalista Steve McCurry, perto de Peshawar, uma cidade paquistanesa que apareceu na capa da National Geographic em junho de 1985.

O retrato foi descrito pelos apreciadores como “a Mona Lisa Afegã” em referência à pintura de Leonardo da Vinci, feita no século XVI e se tornou o símbolo da situação de milhares de refugiados afegãos que buscaram refúgio no Paquistão.

5. “O Rebelde Desconhecido” ou “O Homem do tanque”, de Jeff Widener

Em 1989, durante protestos do movimento estudantil contra a opressão do governo chinês, em Pequim, um homem desarmado, segurando sacolas, ficou em pé em frente a uma fila de tanques que avançava rumo a Praça da Paz Celestial.

No dia anterior, cerca de 40mil militares realizaram uma ofensiva para dispersar manifestações pacíficas de civis pelas ruas de Pequim, resultando em milhares de feridos, centenas de mortes e prisões de críticos ao regime chinês.

A atitude corajosa do rapaz, cuja identidade até hoje permanece desconhecida, foi registrada pelo fotojornalista Jeff Widener e a fotografia rodou o mundo como um símbolo da luta pela democracia e é até hoje uma das imagens mais conhecidas e emocionantes do século XX.

6. Retrato de Che Guevara, de Alberto Korda

A foto do guerrilheiro cubano Ernesto Che Guevara foi capturada por Alberto Korda em Havana, no dia 05 de março de 1960, e é uma das imagens mais icônicas e conhecidas do século XX.

Na data estava acontecendo uma cerimônia pública, promovida pelo então primeiro-ministro Fidel Castro em homenagem às vítimas da explosão em um navio cargueiro que chegara ao porto de Havana um dia antes trazendo armas e munições para o exército cubano. Na cerimônia estavam presentes figuras como Sarte e Simone de Beauvoir, e Guevara estava mais ao fundo, atrás da tribuna. Em um momento em que o guerrilheiro estava de frente, Korda fez o registro, que muitos pensam ser um retrato devido à posição de Guevara e a ausência de elementos no fundo.

Com o passar do tempo a foto se popularizou e se tornou um ícone pop, estampando camisetas, broches, bonés, desenhos e pôsteres, sendo um dos mais famosos o criado pelo artista irlandês Jim Fitzpatrick

8. Capa da Rolling Stone com John Lennon e Yoko Ono, de Annie Leibovitz

A famosa capa da revista que mostra o músico inglês nu abraçado a esposa, foi tirada no apartamento do casal, em Nova York. A renomada fotógrafa Annie Leibovitz, famosa por seus retratos de grandes personalidades da cultura mundial, contou posteriormente que a ideia era que ambos estivessem nus, já que o casal costumava fazer registros dessa forma, mas no último momento Yoko Ono não quis tirar a roupa, o que acabou por tornar a fotografia ainda mais marcante, por mostrar toda a entrega e vulnerabilidade de John Lennon a mulher que amava.

O casal combinou de encontrar a fotógrafa depois para ver o resultado do ensaio, mas infelizmente o encontro não ocorreu. Horas depois da icônica fotografia ser tirada, John Lennon foi assassinado a tiros por um fã chamado Mark Chapman, em frente ao The Dakota, prédio onde morava com Yoko Ono, que estava com ele no momento do ataque.

Essas são algumas das fotografias mais marcantes da História e são excelentesfontes de inspiração. Utilize câmeras digitais mirrorless, cuja tecnologia avançada possibilita a criação de imagens que vão marcar a sua história e fazer de você um profissional de grande sucesso. Esses dispositivos aceitam diversas configurações e são perfeitos para amadores e profissionais!

Quer receber mais conteúdos como este? Assine a newsletter e preste atenção em seu e-mail!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA