Equipamentos de filmmaker: 6 que todo produtor deve ter

O audiovisual teve um boom com a era digital. Filmes, documentários, clipes, programas para exibição na internet ou na TV e comerciais são apenas alguns exemplos do seu alcance. Por isso, se você gosta da área, vale a pena investir em bons equipamentos de produtores de vídeo.

Além de ter acesso um cenário bastante favorável, atuar no universo do audiovisual é uma boa pedida porque você não precisa de muito para começar. Com uma câmera digital, um microfone de qualidade e uma boa iluminação, você já pode ter ótimos resultados.

Também faz diferença ter um tripé e contar com um bom programa de edição de vídeos. Continue a leitura para saber por onde começar na hora de adquirir esses equipamentos!

1. Câmera digital de qualidade

A qualidade de imagem é o principal fator que diferencia um trabalho amador de um profissional. Então, a câmera digital de qualidade é um equipamento de vídeo que não pode faltar na sua lista, hein?

Você pode usar a câmera do smartphone? Se o seu filma em alta definição (full HD), até pode. Porém, acredite: o resultado com uma câmera digital é outro, tanto para o audiovisual como para o mercado da fotografia. Afinal, ela conta com mais recursos e funcionalidades.

Veja só alguns dos tipos de câmera utilizadas por produtores de vídeo:

  • compactas — são opções leves, fáceis de levar para qualquer lugar e, normalmente, contam com ajustes e controles automáticos, o que facilita bastante seu trabalho;
  • câmeras de ação (action cam) — são pequenas como as compactas, mas preparadas para captar com excelência os movimentos. Então, para a produção de cenas com cenários dinâmicos ou pessoas realizando atividades mais rápidas, é uma boa pedida;
  • camcorders — são excelentes para filmagem, pois contam com diversos recursos e controles automáticos que facilitam enquadramento e foco;
  • DSLR e mirrorless — são câmeras com ótima captação de imagem e estabilidade, além de já contarem com recursos que facilitam a edição do vídeo.

2. Gravador e microfone

Assim como a qualidade de imagem, um som limpo e com boa resolução faz toda a diferença para o efeito profissional de uma peça audiovisual. Você até pode utilizar o próprio gravador da câmera, mas se puder investir em um microfone próprio para filmagens, não vai se arrepender!

Existem dois tipos:

  • condensador — é bastante sensível e capta a voz com alta nitidez. Porém, justamente por sua sensibilidade, ele não é muito indicado para gravação ao ar livre, já que pode ter muita interferência de ruídos. É ideal para locais com isolamento acústico, como estúdios;
  • dinâmico — esse microfone consegue direcionar o foco para a fonte de emissão sonora mais próxima e, assim, reduzir a interferência de ruídos distantes. Por isso, é ideal para gravações externas.

Os microfones para produtores de vídeo também são classificados de acordo com o formato do gravador de voz. Isso altera o direcionamento do foco na gravação. Veja:

  • lapela — vai fixado na roupa e é dinâmico, então, capta com bastante nitidez a voz do interlocutor e não sofre tanta interferência de ruídos;
  • shotgun — é aquele microfone em formato de tubo que aparece bastante na TV, sendo utilizado com o auxílio de um suporte para sua suspensão. Ele muda o foco conforme é redirecionado, então, é indicado para captar sons de várias fontes;
  • microfone de mão — ele capta bem o som da fonte mais próxima, tendo pouca sensibilidade para outros ruídos. Porém, precisa ser sempre utilizado com o apoio das mãos ou de um suporte fixo.

3. Fones de ouvido

Os fones de ouvido são seus melhores amigos na hora da edição das cenas. Além disso, contribui na gravação, já que você pode acompanhar simultaneamente como está a captação de áudio, evitando surpresas negativas depois de todo o trabalho.

Se o seu trabalho exige um som extremamente limpo e nítido, vale a pena investir em um fone com cancelamento de ruído. Assim, você vai conseguir identificar qualquer som que esteja atrapalhando o resultado do seu filme.

Agora, se esse não é o caso, um fone mais simples já servirá para você conferir o áudio e verificar problemas na gravação.

4. Iluminação

Uma boa iluminação é essencial para a qualidade de imagem. Se você trabalha com gravações externas, não se preocupe: a luz natural certamente será suficiente para um excelente resultado.

Agora, em ambientes internos, a falta de claridade pode interferir bastante no foco da câmera e na nitidez da imagem. Então, é interessante ter fontes de iluminação posicionadas estrategicamente.

Alguns dos modelos disponíveis no mercado são:

  • softbox — que gera uma luz difusa ideal para diminuir sombras e ressaltar certos pontos;
  • sun gun — é uma luminária sem fio, ótima para dar preenchimento de luz;
  • painel de LED — ajuda a clarear mais o ambiente de forma direcionada;
  • ring light — em formato de anel, pode ser acoplado em câmeras e ajuda bastante no foco da gravação.

5. Tripé

Se o seu objetivo é criar filmes com um ar mais caseiro e intimista, uma imagem tremida devido ao uso da câmera na mão pode até ser bem-vinda. Porém, em geral, o tripé é um equipamento muito importante.

É ele que garantirá a estabilidade da imagem, o que também interfere no foco da gravação. Ele pode ser fixo ou ter cabeça hidráulica, ideal para movimentar a câmera com suavidade.

6. Programa de edição de vídeo

Por fim, embora não seja exatamente um equipamento, o programa de edição de vídeo é um dos protagonistas para completar uma produção de vídeo.

É na etapa da pós-produção que você pode testar os limites da sua criatividade e realizar todos os ajustes necessários para que aquele material fique profissional: cortes, adição de vinhetas, ajustes de brilho, legendagem, efeitos visuais etc.

Existem várias opções, entre gratuitas e pagas. É interessante testar algumas para ver a que tem os melhores recursos para os seus objetivos. Também precisa avaliar com qual você se adapta melhor à usabilidade. Alguns editores são:

  • iMovie — gratuito, já vem instalado nos dispositivos da Apple e tem interface simples, ideal para edições rápidas;
  • Avidemux — é gratuito leve e estável, com alguns recursos mais avançados de edição;
  • Premiere — parte do pacote de editores gráficos da Adobe, o Premiere é um dos programas de audiovisual mais utilizados. Embora exija a compra de licença, é um editor profissional e repleto de recursos avançados.

Pronto! Agora, você sabe quais são os equipamentos que precisa para começar a produção de peças audiovisuais.. Se puder, vale a pena investir em opções com boa qualidade e longa durabilidade. Assim, você terá um melhor custo-benefício.

Que tal começar com uma excelente câmera digital? Entre em contato com a gente e veja as opções da linha X Series!

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Conheça as funcionalidades do sistema GFX nas câmeras Fujifilm

Em busca de aperfeiçoar a arte de fotografar, muitas pessoas se deparam com opções de…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA