Atendimento via WhatsApp para fotógrafos: saiba mais aqui!

O WhatsApp é amplamente utilizado no Brasil, por pessoas de todas as idades. Por isso, acaba sendo uma ótima ferramenta para que os negócios e prestadores de serviços mantenham uma comunicação mais próxima com os seus clientes. Isso é o que torna o atendimento via WhatsApp para fotógrafos bastante interessante.

Por outro lado, grande parte desses profissionais ainda se sente receosa com a ferramenta. Eles acham que o fato de adotá-la pode fazer com que seu trabalho não tenha um horário limite, e isso acabe invadindo sua vida pessoal. Mas, e aí, será que é isso tudo, mesmo?

Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir como fazer o atendimento via WhatsApp para fotógrafos de uma forma tranquila, continue com a gente. Boa leitura!

Por que o atendimento via WhatsApp para fotógrafos vale a pena?

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação bastante pessoal e intimista — ou, pelo menos, foi com esse intuito que o recurso chegou ao mercado. Hoje, no entanto, existem outras possibilidades, que você verá mais adiante.

Por enquanto, vale nos concentrarmos no fato de que, pelo Whastapp, as pessoas conseguem trocar mensagens de texto, voz, vídeos, documentos e o que precisarem para negociar o serviço de fotografia do início ao fim. Tudo isso, de uma forma bem clara e simples, o que facilita bastante o trabalho.

Por isso, podemos dizer que a ferramenta marcou o fim da era das negociações por e-mail e abriu outra, muito mais humanizada e fácil de conduzir. Se o seu cliente tem dúvidas, pode enviar tudo por ali. Sem distrações, você tem a possibilidade de responder item a item.

Além disso, pode enviar orçamentos, portfólio, links… E o que é melhor: de onde você estiver. Isso, com toda certeza, vai agilizar muito o seu dia a dia de trabalho. Outro grande benefício da ferramenta é que você não precisa ficar esperando o cliente estar disponível para fazer uma ligação, por exemplo. Basta mandar um áudio, e ele responderá quando puder. Simples assim.

Quais são os diferenciais do WhatsApp Business?

Para quem está preocupado com o fato de que “utilizando o WhatsApp não vai ter hora para os clientes me mandarem mensagem, então, eu vou ter que trabalhar o dia todo”? pode ficar tranquilo. Existe uma ferramenta ainda mais inteligente, chamada de WhatsApp Business, e ela é a solução na medida para o seu negócio.

Do que se trata? De um aplicativo semelhante ao convencional, porém, pensado para negócios. Isso significa que ele tem algumas ferramentas exclusivas e que tornam o contato pelo app bem mais profissional, mas sem perder a agilidade. Bom demais, né?

Agora, vamos conhecer algumas delas!

Seu número profissional separado do pessoal

Com o WhatsApp Business, você consegue ter dois números diferentes, um para a empresa, outro para você. Assim, é possível instalar os dois aplicativos e cadastrar um número em cada um. Parece algo simples, mas esse é um recurso importante para não ficar recebendo mensagens e ligações indesejadas.

Disponibilidade de tags, etiquetas e horário de atendimento

Com o WhatsApp Business você pode estabelecer um horário de atendimento, deixando bem claro quais são os intervalos durante os quais você estará disponível para receber (e responder) mensagens. Além disso, existe uma ferramenta importantíssima de tags e etiquetas para categorizar os clientes, separando-os por grupos, por exemplo:

  • orçamento enviado;
  • aguardando retorno;
  • pagamento recebido;
  • projeto sendo finalizado etc.

Mensagens automáticas e respostas rápidas

Outro recurso bem bacana é a possibilidade de configurar mensagens automáticas para que o seu cliente saiba que você recebeu a mensagem dele e que retornará em breve. Além disso, elas podem ser usadas para notificar quando você está ausente ou de férias, por exemplo.

Quais são as vantagens de usar o WhatsApp Business para fotógrafos?

Finalmente, é preciso ter clareza sobre as vantagens em optar pelo atendimento via WhatsApp para fotógrafos. Então, fique de olho!

Gerenciamento dos atendimentos

Uma das grandes vantagens da ferramenta é a possibilidade de criar o seu próprio gerenciamento dos atendimentos. Como você viu, é possível separar os clientes em grupos e criar estratégias específicas para não perder esses clientes ao longo do processo.

Quando você joga alguns contatos na lista de “orçamentos enviados”, por exemplo, mas já faz algum tempo que eles não retornam, você pode enviar uma mensagem mais pessoal, perguntando “conseguiu dar uma olhada no orçamento que eu enviei?”.

Isso faz com que os clientes não se percam nos processos, e você consiga tirar das suas listas aqueles que, temporariamente, não vão fechar negócio. Isso é ótimo para manter a sua atenção no que importa, e não ficar importunando um cliente desinteressado.

Agilização do fluxo de trabalho

Um grande problema enfrentado por fotógrafos é essa espera pela resposta do cliente. Muitas vezes, é preciso ligar várias vezes para uma mesma pessoa, até conseguir encontrar um momento em que ela possa atender. Isso é chato para você e para o cliente.

Em vez disso, toda a comunicação pode ser feita por WhatsApp. Assim, você envia o que precisa e o cliente responde assim que puder. Mesmo que você não esteja disponível na hora, poderá visualizar e responder quando tiver um tempo, e tudo flui com mais agilidade.

A melhor parte: você não precisa interromper um atendimento para fazer outro. Pode resolver uma coisa por vez e avançar constantemente em todas as negociações e projetos. Isso economiza tempo e esforços desnecessários.

Marketing contínuo

O WhatsApp também tem a ferramenta de Status, que pode ser muito útil para o marketing do seu negócio. Na verdade, ela é uma ótima oportunidade de divulgar o seu trabalho, ser constantemente lembrado e ainda atrair a atenção de quem salvou seu número, mas não chegou a entrar em contato.

Você pode compartilhar por ali os making ofs dos projetos nos quais está trabalhando, divulgar alguns resultados (com autorização), compartilhar informações de horários especiais de atendimento e até promoções ou campanhas. Além disso, o seu catálogo com ou sem preços pode ficar disponível o tempo todo para quem “só quer informações”.

Com tudo isso, fica muito mais fácil fazer a gestão do relacionamento com o cliente e tornar o seu atendimento mais ágil. Isso facilita o seu trabalho e diminui a espera das pessoas que têm interesse em fotografar com você. Em resumo, podemos dizer, sem exageros, que o atendimento via WhatsApp para fotógrafos pode aumentar as suas chances de venda.

Gostou de saber mais sobre essa possibilidade incrível, que é o atendimento via WhatsApp para fotógrafos? Então, que tal seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras novidades?

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Post produzido por Fujifilm X Series Brasil Acompanhe as redes sociais oficiais: @xseriesbr no Instagram e X Series Brasil no Facebook

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

SIGA A X SERIES POR E-MAIL

Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?

Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…

fernandaquintino

VER MATÉRIA COMPLETA
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?

A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram

Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas

Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…

Fujifilm Brasil

VER MATÉRIA COMPLETA