Economize espaço no seu HD com os arquivos RAW da Fujifilm

Se você é um Fuji X-Lover, ou seja, um proprietário, usuário e apaixonado por tudo que a Fuji e suas câmeras proporcionam, você não pode dormir sem antes saber como economizar MUITO espaço em seu HD utilizando os arquivos RAW da Fuji.

É isso mesmo. Muitos fotógrafos reclamam do tamanho dos arquivos em RAW de suas câmeras. Especialmente durante os dias de hoje, quando as câmeras possuem ainda mais potencial de megapixels, a tendência é que os arquivos RAW também ocupem muito espaço, tanto nos cartões de memória quanto nos HDs onde estes serão armazenados.

Este tipo de situação muitas vezes faz com que o fotógrafo opte pelo formato comprimido e pixelizado, mais conhecido como JPEG. Porém o JPEG sofre modificações que podem deixar para traz recursos fundamentais que serão muito úteis durante a famosa revelação no Lightroom, ou o pós processamento

em algum software de tratamento de arquivos.

Um arquivo JPG perde de recursos importantes como a capacidade de reter um alcance dinâmico de iluminação, o que possibilita recuperar com mais facilidade imagens com muita ou pouca luz. Perde também a maior qualidade durante a adaptação do Equilíbrio Branco além de embutir no arquivo os processamentos comuns que uma câmera pode também aplicar como contraste, saturação, redução de ruído, nitidez, simulação de algum perfil de colorização, dentre outros.

Mas a Fujifilm, já há alguns anos, vem pensando MUITO nos seus usuários e criou um formato, do seu mesmo arquivo RAW (RAF), porém com compressão de suas informações. Diferente do JPEG, este não perde as habilidades que o arquivo possui, nem sequer embute nenhum tratamento no arquivo, mas sim, diminui e muito o seu tamanho físico.

A mágica se materializa quando então acrescentamos que este tipo de compressão, passível de ativação direto na câmera no seu primeiro menu, não sofre ABSOLUTAMENTE nenhuma perda de informação. Por este motivo que ele é chamado de LOSSLESS COMPRESSED, ou seja COMPRESSÃO SEM PERDA.

 

Parece mágica, mas na verdade é uma senhora engenharia que permite que os arquivos RAW da FUJI tenham um extremo potencial de redução do tamanho do arquivo, permitindo seu cartão de memória render mais cliques e você economizar nos Backups futuros.

Mas muitos perguntam: se o arquivo da Fuji com compressão é tão bom assim e não perde em nada de qualidade, por que então temos os arquivos sem compressão?

A resposta a esta questão é simples e na verdade tem relação com a necessidade de existência do arquivo sem compressão. Isso porque muitos sistemas operacionais e/ou softwares de interpretação de arquivos RAW, como o Lightroom, demoraram ou até mesmo não conseguiram ter a leitura do arquivo comprimido. Desta forma a Fuji foi de certa forma induzida a manter a opção do arquivo em sua captação original a fim de manter a compatibilidade de seus arquivos sem prejudicar o fotógrafo que até então não

atualizou seus softwares corretamente.

Diante disso, eu, como um X-Lover e Fuji X-Photographer, não apenas USO e ABUSO do formato de arquivo da Fuji LOSSLESS COMPRESSED como recomendo e muito sua utilização.

Grande abraço,

TAGS

Compartilhe nas redes sociais

AUTOR:

Henrique Ribas

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento em tratamento de imagem. Apaixonado por pessoas, na fotografia Henrique Ribas se especializou em Casamentos e Família, estando neste mercado desde 2008.

Logo fuji

Blog Fujifilm

Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!

Quem escreve para a X Series:

Mãe e Fotógrafa, apaixonada por ambas funções. Vive de fotografia desde 2001, quando percebeu que luz,...

Analista de Sistemas, Designer Gráfico e Fotógrafo e Certificado Adobe Expert por seu vasto conhecimento...

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Criador do PhotoWalk, amante de café e boas histórias.

X-Photographer desde 2014. Trabalho com fotografia e vídeo desde 1995 e transito por inúmeras áreas...

SIGA O BLOG VIA E-MAIL

Digite seu nome e e-mail
para receber novidades do
mercado fotográfico!

Loja virtual

fujifilm-logo-01

SIGA X SERIES

VEJA TAMBÉM

Dicas Lightroom Presets – Como criar Presets do Lightroom de forma profissional

Os presets, como sua própria tradução (do inglês) diz, são predefinições que otimizam o processo…

Henrique Ribas

VER MATÉRIA COMPLETA
FUJIFILM X Webcam Support

FUJIFILM X Webcam Support: app Fujifilm para usar as câmeras mirrorless X Series como webcam em Windows e macOS!

A Fujifilm X Series lança o app FUJIFILM X Webcam Support, um aplicativo para usar…

fujifilmbrasil

VER MATÉRIA COMPLETA
Imagem aproximada da câmera X-T4 em fundo com luz

Fujifilm X-T4, a câmera híbrida que supera as expectativas

Fujifilm X-T4 uma câmera híbrida com estabilizador de imagem. Marcello Barbusci comenta tudo o que…

Marcello Barbusci

VER MATÉRIA COMPLETA
X Photographer Marcello Barbusci fotografando com uma câmera X-T3 e a lente XF 50-140mm

Fotografia de produtos com a lente XF 50-140mm F2.8

Fujinon XF 50-140mm 2.8 R OIS, uma lente estabilizada excelente para retratos, casamento, esportes e…

Marcello Barbusci

VER MATÉRIA COMPLETA