Aguardado por mais de uma década, AVATAR – O Caminho da Água chegou não apenas trazendo de volta o fascinante mundo de Pandora, mas também uma série de inovações em termos de fotografia e captação de imagem.
Diferente dos filmes que vemos no cinema, em plataformas de streaming e até mesmo na TV, o diretor James Cameron e sua equipe não usaram apenas as famosas câmeras Super35mm mas também o formato APS-C em combinação com as lentes FUJINON da Série MK Cine, as lentes zoom. O uso desses equipamentos foi essencial para proporcionar ao espectador a imersão única do universo de AVATAR.
Leveza e nitidez
O diretor de fotografia deste novo AVATAR, Russell Carpenter, falou com o apresentador do Go Creative Show, Ben Consoli, sobre a produção do filme e, em um determinado momento, falam sobre quais lentes usaram para o filme, e é aqui que começam os elogios as lentes Fujinon APS-C.
Confira alguns comentários feitos por Carpenter:
“E qual o motivo? “Tudo foi feito para deixá-lo o mais leve possível.” – comenta Russell Carpenter.
“Não precisávamos trabalhar com um sensor Full Frame, isso exigiria lentes muito grandes. Queríamos trabalhar com zoom para não ter que trocar de lentes o tempo todo.
Fizemos muitos testes e pesquisas e acabamos com essas lentes Fujinon [a Fujinon MK Cine 18-55mm T2.9 e a Fujinon MK Cine 50-135mm T2.9]. Cada uma pesa em torno de 1Kg e medem cerca de 20cm de comprimento, o que é ideal para estar em uma plataforma de filmagem.
O incrível sobre essas lentes quando as testamos foi que, embora não fossem tão claras, em sua maior abertura de T/2.9, elas eram super nítidas. Achamos que tínhamos feito algo errado em nosso teste, pois eram tão nítidas quanto lentes que custam 10 vezes mais.
Filmamos 90% do filme na MK18-55mm T2.9. No mundo do 3D, você obtém muito mais sensação de profundidade se filmar com uma lente de ângulo mais aberto.” – continua Russell Carpenter.
Uso das lente Fujinon MK Cine e outros equipamentos Fujifilm
Não bastasse AVATAR – O Caminho da água ter sido produzido em boa parte com as lentes Fujinon MK Cine, o making of também teve suas imagens produzidas com Fujifilm, mas dessa vez por completo: câmeras e lentes.
Mark Fellman (IG: @markfellman) utilizou equipamentos Fujifilm X-SERIES nas imagens em que os dados EXIF foram disponibilizados, no site n-tv.de.
Os equipamentos usados foram:
Fujifilm X-T3
XF16-55mmF2.8
XF50-140mmF2.8
Seja na fotografia, na saúde ou no cinema, o maior comprimisso da Fujifilm sempre será com a inovação!
Confira a entrevista de Russell Carpenter na íntegra:
TAGS
Compartilhe nas redes sociais
Blog Fujifilm
Explore o mundo da
Fujifilm X Series e GFX!
SIGA A X SERIES POR E-MAIL
Inscreva-se e receba a
nossa newsletter e outras
novidades da X Series!
Quem escreve para a X Series:
Loja virtual
SIGA X SERIES
VEJA TAMBÉM
Making of: Por que mostrar os bastidores do seu trabalho?
Registrar o making of de seus ensaios pode resultar em cliques surpreendentes! Afinal, é possível…
fernandaquintino
Fundo pra foto: qual a utilidade e quando usar um?
A fotografia é uma arte que captura momentos, emoções e histórias por meio de imagens…
Fujifilm Brasil
Reels de fotógrafos: como construir um portfólio no Instagram
Nas redes sociais, a fotografia ganhou um novo palco para brilhar: os Reels do Instagram….
Fujifilm Brasil
Manipulação de imagem: conheça mais sobre as técnicas
Quando o assunto é fotografia, a tecnologia tem permitido não apenas que as câmeras se…